Rotina de inverno para peles oleosas

21 Janeiro, 2020
O frio e o vento têm efeitos importantes sobre a pele que podem prejudicá-la. Por que é importante manter uma rotina de inverno para peles oleosas? Neste espaço contamos os detalhes.
 

Há quem pense que a pele oleosa não requer maior cuidado durante as estações frias, pois se supõe que essas estações afetem apenas a pele seca. Isso é um engano. Sem dúvida alguma, uma rotina de inverno para peles oleosas é absolutamente necessária para manter o seu frescor e suavidade.

É claro que a pele oleosa não se comporta como a pele seca ou a pele sensível ao o frio. No entanto, isso não significa que uma rotina de inverno não seja necessária para mantê-la hidratada e impedir que adquira uma aparência opaca e sem vida.

Além disso, é importante saber que, se não for realizada uma rotina de inverno para a pele oleosa, um efeito de “sanfona” poderá eventualmente ocorrer. Isso significa que, devido à secura do ambiente, ela pode reagir produzindo mais gordura com todos os problemas que isso implica.

Peles oleosas e o inverno 

Mulher passando creme hidratante

O frio gera consequências em todos os tipos de pele, pois, em geral, produz um efeito de ressecamento. No entanto, a pele oleosa pode ser uma das mais afetadas em épocas de baixa temperatura e alta umidade. Primeiro, ela pode adquirir uma palidez mais visível do que os outros tipos de pele.

 

Mas o mais grave não é isso. O ponto principal é que durante o inverno a pele perde água e nutrientes. O frio faz com que os capilares se contraiam e isso, por sua vez, leva à diminuição de oxigênio, da umidade e dos nutrientes. Sob essas condições, o volume de células mortas aumenta.

Com muitas células mortas na pele, é mais fácil entupir os poros. É quando o “efeito rebote” pode ocorrer, o que consiste em um aumento de cravos e espinhas no rosto. Por tudo isso é essencial manter uma rotina de inverno para a pele oleosa.

Você pode estar interessado em: Removedores de maquiagem caseiros para a pele seca, oleosa e sensível

Rotina de cuidados no inverno para peles oleosas

Em primeiro lugar, uma rotina de inverno para a pele oleosa inclui várias medidas, principalmente para oxigenar, hidratar e manter a pele protegida. A seguir são apresentadas as principais ações que devem ser executadas para obter uma pele saudável e evitar o efeito rebote.

Limpe a pele corretamente. O ideal é lavar o rosto duas vezes por dia, usando um sabonete de limpeza facial que contenha uma ação antibacteriana natural. Melhor se incluir extrato de hortelã ou de árvore do chá. Estes removem as impurezas e ajudam a selar os poros.

  • Execute uma limpeza dupla. Para um melhor resultado, o mais adequado é aplicar uma loção sem óleo, após lavar o rosto. Os mais aconselháveis ​​são aqueles feitos com hamamélis, alecrim, hera ou aloe vera.
  • A hidratação é essencial. Uma vez que o rosto esteja limpo, é necessário aplicar um hidratante na pele oleosa. Estes são geralmente ácidos cosméticos, como o ácido hialurônico. Esses produtos restauram a umidade natural da pele.
 
  • Beba água e proteja-se do sol. Sem dúvida alguma, é importante beber bastante água durante o dia e aplicar protetor solar diariamente.
  • A esfoliação deve ser feita duas vezes por semana para remover as células mortas. É melhor usar esfoliantes não abrasivos.

Não perca também: 5 componentes tóxicos dos cosméticos que podem fazer mal à pele

Cuidados complementares

Máscara para pele oleosa

Além das medidas já mencionadas, podemos complementar a rotina de inverno da pele oleosa com outros cuidados que nos permitem obter ótimos resultados. Esses cuidados são os seguintes:

  • Uso de máscaras. Sem dúvida alguma, as máscaras são muito convenientes para refinar a aparência da pele, principalmente se tiver uma aparência muito opaca. Por exemplo, aquelas que são feitas com chá verde, agave azul e calêndula são bastante recomendadas. É apropriado usá-las duas vezes por semana.
  • Descamação com ácido salicílico. Se a pele parecer muito brilhante ou com excesso de óleo, apesar dos cuidados, uma boa opção é fazer um peeling ou esfoliação profunda com ácido salicílico. Ajuda a eliminar os cravos e as espinhas e também reduzir o brilho da pele.
 
  • Use maquiagem matificante. Esse tipo de maquiagem ajuda a melhorar a aparência da pele e, no inverno, dura mais, por isso não é necessário retocá-la com frequência.
  • Os produtos adequados. Como regra, os géis hidratantes ou géis-creme hidratantes são os melhores. Ainda melhor se forem reguladores de sebo, não comedogênicos e sem óleo. O correto é que o dermatologista, e não a publicidade, seja quem recomende os produtos que serão utilizados.

Em suma, cuidar da pele oleosa no inverno é tão importante quanto de outros tipos de pele. Simplesmente reforce alguns cuidados básicos para evitar problemas dermatológicos durante esse período.

 
  • Baumann, L., Amini, S., & Weiss, E. (2005). Nueva clasificación de los tipos de piel y sus implicaciones en Dermatología Cosmética. Dermatología Venezolana, 43(4).
  • Top 5 fixes for itchy winter skin. A humidifier, moisturizer, and lukewarm water can help. (2014). Harvard Health Letter / from Harvard Medical School39(4), 4.
  • How to prevent and treat dry skin. Be proactive this winter by moisturizing often and avoiding hot water. (2015). Harvard Health Letter / from Harvard Medical School40(3), 7.
  • Endly DC, Miller RA. Oily Skin: A review of Treatment Options. J Clin Aesthet Dermatol. 2017;10(8):49–55.
  • Sakuma, T. H., & Maibach, H. I. (2012, August). Oily skin: An overview. Skin Pharmacology and Physiology. https://doi.org/10.1159/000338978
  • Sethi A, Kaur T, Malhotra SK, Gambhir ML. Moisturizers: The Slippery Road. Indian J Dermatol. 2016;61(3):279–287. doi:10.4103/0019-5154.182427