4 dicas para hidratar os cabelos no inverno

18 de novembro de 2019
Embora seja custoso, para hidratar o cabelo no inverno é importante tentar lavá-lo com água morna para não perder o óleo natural com o calor.

Hidratar os cabelos no inverno pode ser bastante difícil. O frio, o uso de chapéus, a chuva… tudo isso pode afetar os cabelos e tirar a hidratação necessária para manter uma boa aparência. Se tivermos cabelos secos, o problema poderá ser agravado ao surgirem pontas duplas ou cabelos quebradiços.

Para evitar tudo isso, hoje veremos 4 dicas para hidratar os cabelos no inverno que nos ajudarão a mantê-lo saudável, para não precisar cortá-lo logo após terminar esta época do ano. Confira em seguida.

2. Não enxágue a máscara completamente

A primeira das dicas para hidratar os cabelos no inverno é não enxaguar completamente a máscara ou o condicionador, se também o usar. Ao contrário do que muitos pensam, isso não causará nenhum dano ao cabelo, pelo contrário, o beneficiará.

Quanto mais deixamos uma máscara no cabelo, melhor. O condicionador e a máscara são muito hidratantes; portanto, se deixarmos um pouco depois de enxaguar o cabelo, ele poderá nos ajudar a manter a hidratação.

Para conseguir isso, enxágue levemente o cabelo sem se empenhar para que a máscara ou condicionador tenha desaparecido completamente. Caso tenha cabelos oleosos, passe a máscara ou condicionador apenas nas pontas. Se estiver muito seco, tente aplicar o produto desde a raiz.

Mulher usando máscara para hidratar os cabelos

Não perca: Xampus caseiros para cada tipo de cabelo

2. Cuidado com os cabelos molhados

Deixar o cabelo molhado no inverno não é uma boa ideia. O problema é que o frio fará com que o cabelo se torne mais frágil, pois será muito difícil secar sozinho.

No entanto, temos que levar em conta outras coisas, como usar toucas nos cabelos molhados. Isso pode causar problemas no couro cabeludo. Pode ficar sensível ou ressecar, o que nos faria ter que começar a usar produtos especiais para tratar esse problema.

Por outro lado, outra coisa que nunca devemos fazer é dormir com os cabelos molhados/úmidos. Secá-lo é essencial porque, se não, não só se tornará mais quebradiço, como também podemos fazer com que o cabelo caia muito mais, com a consequente perda de densidade.

3. Hidratar os cabelos no inverno: a melhor água é a morna

Hidratar os cabelos no inverno pode ser difícil quando usamos a água muito quente no chuveiro. Há pessoas que colocam a água tão quente que até a pele do corpo fica vermelha. Isso não é bom para os cabelos, pois perdem a hidratação.

É melhor lavar o cabelo com água morna e, por fim, aplicar um jato de água fria. Isso ajudará a fechar as cutículas para que o cabelo não perca a umidade e fique bem hidratado.

Mulher tomando banho.

O mesmo acontece se secarmos os cabelos com um secador, algo indicado nessa época do ano para evitar que os cabelos fiquem molhados. É importante mantê-lo a uma certa distância e não o colocar com o ar mais quente. É melhor usar um vento morno ou frio, embora demore um pouco mais para secar o cabelo.

Saiba: Como alisar o cabelo sem chapinha

4. Não use tanto a prancha

Muitas pessoas não têm cabelos lisos ou ondulados, mas sim crespos. Isso pode fazer com que sintam a necessidade de pranchar o cabelo para dar uma outra aparência. No entanto, no inverno, é importante deixar o cabelo descansar.

Sabemos que no inverno, devido à umidade e à chuva, o cabelo pode enrolar mais, o que pode nos levar a pranchá-lo mais de uma vez por dia. Os danos que estamos causando são muito graves e, a longo prazo, podemos sofrer com cabelos completamente desidratados e sem vida.

Para evitar o uso da prancha, podemos provar recolher o cabelo sob uma touca de lã. Isso nos permitirá fazer uma pausa na prancha para que o cabelo sofra menos.

Para concluir

Hidratar os cabelos no inverno não precisa ser uma tarefa complicada. Com essas quatro dicas, esperamos que seu cabelo possa se manter saudável durante esse período frio do ano, para que você não precise se arrepender de sua condição assim que a primavera chegar.