Resultados com sua dieta: por que eu não os vejo?

· 9 de março de 2019
Você sabia que, se você abusar desses alimentos que são considerados saudáveis, é possível que você não consiga atingir os resultados esperados com relação à sua dieta?

Estar em constante busca por métodos que permitam eliminar os quilos extras é uma tarefa que envolve tempo, esforço e muita perseverança. Nesse processo, existem pessoas que atingem seu tamanho ideal, mas se você não consegue resultados com sua dieta, acalme-se! Nós vamos te ajudar.

Existem dietas de todos os tipos. Com carboidratos, sem eles, vegetarianas, de uma semana ou um mês e muito mais. O dilema é saber o que se adapta às suas necessidades e como controlar os resultados para que você não caia em estagnação, uma situação desconfortável.

Se você se identificar com o que dissemos até aqui continue lendo e conheça as 5 razões pelas quais os resultados de sua dieta falham.

Os genes e a gordura

Antes de entrar em detalhes, é conveniente que você entenda o seguinte: nossos genes são determinantes nesse processo de perda de peso.

Gordura

De fato, existem genes que reagem à gordura. É por isso que há casos de pessoas que ganharam peso apesar de seguirem uma dieta pobre em carboidratos. Aprender sobre o nosso corpo é necessário para atingir os objetivos estabelecidos.

Felizmente, cada indivíduo pode encontrar um plano de refeições que se adapte às suas características e que funcione efetivamente durante o maior tempo possível. Agora você já pode entender por que o aconselhamento profissional é necessário.

Você deve ler também: Como reduzir a ingestão de carboidratos para perder gordura corporal

Razões pelas quais você não consegue resultados com sua dieta

 1. Você conta as calorias e não o teor nutricional de cada alimento

Sem dúvida, o controle da ingestão calórica de cada alimento é estrategicamente correto. No entanto, nem todos os alimentos que totalizam menos calorias são ideais para adicionar ao cardápio. Na verdade, alguns nutricionistas dizem que as mulheres devem aspirar a comer 1200 calorias por dia e homens 1500.

Então, para isso, você deve garantir que cada alimento que você consome contribua, em combinação com outros, todos os macronutrientes que seu corpo necessita. Leia o rótulo dos produtos e pesquisas sobre eles. Então seu corpo vai funcionar otimamente no resto do dia.

 2. Dietas zero nos finais de semana

Certamente, nos planos alimentares há a figura das indulgências. Se trata daqueles momentos em que você pode comer um doce ou um alimento “proibido”. Normalmente, eles recomendam uma vez por semana. Tudo depende das características e objetivos da pessoa.

Agora, se o regime inclui indulgências todos os dias ou durante todo o fim de semana, nós garantimos que você não vai conseguir resultados ao final. Comer um pouco mais no jantar ou um copo de vinho durante o fim de semana não causará problemas.

Bebidas alcoólicas podem alterar os resultados com sua dieta

No entanto, o problema será beber uma garrafa de vinho ou devorar uma pizza inteira. Você perderá todo o trabalho da semana devido à quantidade exagerada de calorias.

 3. Esquece ou evita o café da manhã

Ignorar o café da manhã é um dos erros mais comuns e catastróficos que você pode cometer quando quer perder peso. Começar o dia com um bom desjejum permitirá que você equilibre a fome durante todo o dia.

Comer poucas calorias na primeira refeição fará com que você coma mais na próxima refeição. Você não se sentirá saciado e sentirá falta de energia e motivação para realizar suas atividades. Além disso, o café da manhã saudável acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura.

 4. Você escolhe mal as fontes de proteína

Geneticamente, os seres humanos reagem de maneiras diferentes aos alimentos. Existem fontes de proteína que são ricas em níveis de gordura saturada (incluindo carne de porco e carne bovina).

Portanto, para perder peso, é aconselhável consumir as proteínas fornecidas pelos peixes, aves, leguminosas e tofu.

 5. Abusa de gorduras boas

Tudo em excesso é ruim. Essa é uma premissa que se cumpre em qualquer aspecto da vida e muito mais na alimentação. Se você não consegue resultados com sua dieta, talvez seja porque você consome muitas porções por dia dos alimentos que você considera saudáveis​.

Consumir muita gordura  pode alterar os resultados com sua dieta

Por exemplo, o  azeite de oliva é uma gordura boa que mantém em ótimas condições o estado de seu coração, como explicado pela Fundação Espanhola do Coração. No entanto, se por isso você escolhe consumi-lo em muitas porções por dia, estará cometendo um erro grave.

Você deve controlar as gorduras, tanto ruins quanto boas. Coma-as em quantidades aceitáveis. Para que abusar?

Estas são cinco razões que podem estar impedindo você de perder peso. Erros que você pode, talvez, cometer sem perceber, mas que influenciam em seus resultados da mesma maneira. Recomendamos que você planeje cada refeição e investigue os alimentos que ingere.

Também te interessará ler: 4 receitas de purê de batata e legumes cozidos no vapor

Lembre-se que frutas e legumes não podem faltar. Eles contêm vitaminas e minerais que irão ajudá-lo a se nutrir e sentir-se satisfeito. Se você não obtiver resultados com sua dieta, revise esses aspectos, altere o que considera necessário e peça ajuda a um especialista.

  • De los Ángeles Bizzio, M., y Núñez, G. “Alimentación Saludable: Una Experiencia de Aproximación a la Construcción de Nuevos Conceptos.” Revista de Educación en Biología 16.1 (2013): pp-37.
  • Martínez Álvarez, J. R., et al. “Recomendaciones de alimentación para la población española.” Nutrición Clínica y dietética hospitalaria 30.1 (2010): 4-14.
  • Pérez-Lizaur, A. Dietas normales y terapéuticas: los alimentos en la salud y la enfermedad (6a. McGraw Hill Mexico, 2014.