Como remover os arranhões do piso de maneira fácil

· 9 de maio de 2018
Para quem cuida dos pisos da casa, os riscos são o pesadelo mais horroroso. Mantenha a calma: deixamos aqui alguns conselhos para que você se desfaça deles ou, pelo menos, os esconda. 

Um risco no piso pode destruir a tranquilidade daqueles que amam manter sua casa reluzente. No entanto, não existe razão para se alarmar em excesso. É possível remover os arranhões do piso muito facilmente: siga estes passos e comprove.

Os riscos nos pisos se acumulam com o passar do tempo. Alguns podem aparecer em ocasiões específicas, como ao mover um móvel; outros, contudo, costumam aparecer inclusive sem que percebamos. Em quais momentos? Ao mover uma cadeira, quando os animais de estimação entram dentro de casa ou até mesmo quando uma pedra se incrusta na sola de nossos sapatos.

Ao vê-los, muitos pensam que o piso ficou arruinado de forma permanente e nada mudará esse detalhe no cômodo. Mas isso não é verdade: apresentamos algumas formas simples de retirar os riscos do piso.

5 maneiras de remover os arranhões do piso

1. Riscos pouco profundos em pisos de madeira

Sala com piso de madeira

Os pisos de madeira ou parquete são candidatos aos riscos desde o seu primeiro dia em casa. Para se desfazer dos riscos superficiais, você precisará de um marcador para madeira da cor do seu piso; você pode consegui-lo em serralherias. Assim que o tiver, siga os seguintes passos:

  1. Limpe a área do risco com um pano suave umedecido em água. Assim, retirará os restos de sujeira e a terra.
  2. Teste o marcador em uma área não visível para comprovar que se encaixa corretamente.
  3. Pinte o risco com a ponta do marcador até que fique do mesmo tom que o resto do piso.

2. Riscos suaves em pisos laminados

Os pisos laminados, uma alternativa econômica para os pisos de madeira, podem ser riscados com facilidade. Por isso, é necessário ter uma estratégia para consertar estas irregularidades. Para isso, este processo deve servir:

  1. Depois de limpar corretamente a área raspada, utilize um lápis reparador – são obtidos com os kits de reparação de pisos – para preencher o risco.
  2. Limpar o excesso de cera e alisá-la com um pedaço de pano úmido.
  3. Deixar secar por 24 horas.
  4. Pegar um pouco de argila para madeira – também do kit – e preencher o risco até que fique no nível do piso.
  5. Limpar o excesso com um pedaço de pano.

3. Riscos profundos em pisos de madeira

Remover os arranhões do piso de madeira

Estes casos são um pouco mais graves. No entanto, também é possível melhorar a situação, pelo menos em parte. Neste caso, você vai precisar de preenchimento de madeira da cor do seu piso. Depois, proceda de acordo com estas instruções:

  1. Remova a sujeira da área estragada com um pano úmido. Limpe e repita o processo para deixá-la totalmente limpa.
  2. Caso seu piso conte com uma camada superior de poliuretano ou verniz, passe um pano com solvente para retirá-la. Depois, passe de novo o pano úmido e deixe secar.
  3. Aplique um pouco de preenchimento de madeira com seu dedo indicador. Também com o dedo, espalhe por toda a área danificada. Não se preocupe se passar demais, você pode retirar o excesso mais tarde.
  4. Deixe secar, por pelo menos um dia.

Se você não se anima utilizar este método ou tem medo de arruinar seu piso, sempre há a possibilidade de chamar um profissional para que o faça. No entanto, não deveria se preocupar: o procedimento é simples.

4. Remover os arranhões do piso de granito

Mulher limpando o piso de madeira

O piso de granito é característico das casas que contam com alguns anos. Estes pisos, bem combinados e mantidos, trazem uma beleza inegável aos ambientes. 

No entanto, sua resistência e durabilidade não os torna imunes aos arranhões. Ao mover um móvel ou deixar cair um objeto pesado, estes podem sofrer as consequências. Infelizmente, nestes casos não restará outra alternativa do que contratar um profissional.

Por outro lado, os riscos pouco profundos ou as manchas – normais nestes pisos – podem ser eliminados. Se você está no meio deste problema, recomendamos seguir estes passos:

  1. Como sempre, limpe a região afetada com um pano molhado para retirar a sujeira. Depois, deixe secar.
  2. Aplique pasta para polir sobre o risco. Você encontrará as instruções na embalagem da pasta que utilizar.
  3. O próximo passo é polir o risco com lã de aço fino. Comece muito suavemente para não estragar mais a área e continue o processo por alguns minutos.
  4. Comprove que o granito está selado depois do polimento. Se você jogar algumas gotas de água na superfície e, em alguns minutos, estas se espalharem, é hora de reaplicar a camada superior do granito.

Manter os pisos impecáveis é uma tarefa árdua, já que qualquer incidente pode deixar uma marca. No entanto, é uma tarefa que pode ser terminada graças a estes simples métodos para remover os arranhões do piso, independentemente de seu material.