Remédios naturais para os rins

· 26 de junho de 2016
Para manter os rins saudáveis é fundamental que nos hidratemos corretamente para facilitar a expulsão de toxinas e rejeitos que, ao se acumularem, podem ser prejudiciais.

Os rins são órgãos que se encarregam de filtrar as toxinas e os minerais que se encontram no sangue, por isso são tão importantes para o corpo humano. Pensando nisso, hoje falaremos sobre remédios naturais para os rins.

Sem os rins funcionando corretamente, todo o sistema de nosso organismo poderia entrar em colapso em pouco tempo, por isso é preciso ajudá-los a se manterem saudáveis para que possam trabalhar adequadamente.

Como podemos prevenir doenças nos rins?

Alimentos para cuidar dos rins

Uma das maneiras mais fáceis, econômicas e naturais de prevenir doenças nos rins é consumir água o suficiente, ou seja, aproximadamente oito copos por dia, com a finalidade de manter o corpo suficientemente hidratado para prevenir possíveis infecções nos rins e no trato urinário. 

Leia também: Não beber água suficiente pode causar muitos problemas

Outra maneira muito fácil e, além disso, deliciosa de hidratar o organismo é consumindo melancia, fruta que é considerada como diurética e é recomendada como um remédio para os cálculos renais.

Outra forma de prevenir os cálculos renais é tomar a infusão dos ramos de salsãoou adicionar o talo do salsão nas saladas; deve-se evitar bebidas alcoólicas ao máximo, assim poderá prevenir cálculos, infecções e os rins ficarão mais saudáveis por muitos anos.

Os alimentos que devem ser evitados são todos aqueles que tenham altos níveis de oxalato, como a beterraba, o espinafre, as acelgas, a soja, o gérmen de trigo, o amendoim e o chocolate.

Como combater os cálculos renais?

Dor nas costas por causa dos rins

Dentre as doenças que podem afetar o bom funcionamento dos rins estão os temidos e dolorosos cálculos, mas existem os benefícios de alguns remédios naturais que podem combatê-los.

Um desses remédios naturais é misturar o azeite de oliva com o suco de limão e adicionar também vinagre de maçã. Deve-se tomar uma colher de sopa a cada hora até que a dor desapareça.

Outra forma de acabar com os cálculos é tomar o suco de maracujá várias vezes por dia. Além disso, podemos contar também com a raiz do dente-de-leão, que é muito eficaz para limpar o trato urinário e ajudar a eliminar os cálculos.

Deve-se tomar pelo menos duas ou três infusões desta raiz por dia, o que será mais do que suficiente para manter os rins saudáveis.

Ainda, o magnésio, uma substância que é essencial no organismo, evita a produção dos cálculos renais, ajudando a evitar a dor que estes geram; com um consumo de 300 miligramas diários será mais do que o suficiente para conseguir o que propomos.

Conheça: Os grandes benefícios do magnésio

Conclusão

É uma boa ideia consultar e aprender quais alimentos podem nos oferecer as quantidades necessárias deste mineral e, claro, fazer com que seja parte de nossa alimentação diária e assim conseguir prevenir sua ocorrência.

Só nos falta dizer que devemos cuidar de todos e cada um dos órgãos do corpo para ter uma boa qualidade de vida pelo maior tempo possível, além disso, com os benefícios que a medicina natural nos oferece, tudo isso é muito mais fácil de conseguir.

  • Musso, C. G. (2009). Magnesium metabolism in health and disease. International Urology and Nephrology. https://doi.org/10.1007/s11255-009-9548-7
  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
  • Lin, F. X., Rahmati, A., & Zhong, L. (2010). Dandelion: a framework for transparently programming phone-centered wireless body sensor applications for health. In Wireless Health 2010 on - WH ’10. https://doi.org/10.1145/1921081.1921091