Remédios naturais para a laringite

A laringite é caracterizada por causar rouquidão, dor de garganta e tosse seca. Geralmente ocorre devido à inflamação das cordas vocais ou a infecções. Podemos tratá-la com remédios naturais? Descubra a seguir!
Remédios naturais para a laringite

Última atualização: 10 Junho, 2021

Os remédios naturais para a laringite são opções terapêuticas que podem servir como formas complementares de aliviar os sintomas dessa doença. A laringite se refere à inflamação da laringe, cordas vocais ou caixa vocal, que está localizada na parte frontal da garganta.

Ela pode ocorrer devido ao uso excessivo, irritação ou presença de uma infecção na área. Seu sintoma característico é a distorção da voz – rouquidão – embora possa ser acompanhada por problemas de deglutição, dor de garganta, tosse seca e sensação de secura, entre outros desconfortos.

Os casos leves geralmente melhoram por conta própria em cerca de uma semana. No entanto, é aconselhável experimentar algumas preparações naturais que ajudam a aliviar os sintomas. Da mesma forma, é importante estar atento a eventuais complicações, pois a intervenção do médico pode ser necessária.

4 remédios naturais para a laringite

Segundo informações da Mayo Clinic, a laringite pode ser aguda quando é de curta duração. No entanto, também pode ser um problema crônico se não melhorar com o tempo. Neste último caso, é necessário recorrer a exames complementares, uma vez que é possível que exista uma condição não diagnosticada que exija um maior cuidado.

Os casos leves costumam ser causados ​​por infecções virais comuns ou esforço vocal excessivo. Por causa disso, alguns remédios naturais podem ajudar. No entanto, em caso de dúvida, consulte o seu médico antes de experimentá-los. Vamos ver 4 opções.

1. Alho cru com mel

Xarope para a garganta
A mistura de alho com mel não deve ser dada a crianças menores de um ano de idade devido ao risco de botulismo.

O alho cru combinado com mel pode ser um dos remédios naturais úteis contra a laringite. Embora não haja evidências de que essa combinação alivie a doença, existem estudos individuais que falam dos seus benefícios contra infecções e a irritação.

Uma revisão de estudos publicados no Avicenna Journal of Phytomedicine observa que o alho possui propriedades antivirais, é antibacteriano, antiinflamatório e pode ser útil em casos de infecções no aparelho respiratório.

Por outro lado, fontes como o Canadian Family Physician sugerem que o mel pode contribuir para o alívio da tosse em crianças maiores de um ano, o que também ajudaria a aliviar o desconforto da laringite. Deve-se garantir que não seja administrado a bebês menores de 12 meses devido à baixa imunidade contra bactérias como o Clostridium botulinum, que pode causar botulismo infantil.

Como preparar este remédio?

  • Simplesmente esmague um dente de alho cru e misture com uma colher de sopa de mel orgânico. Você pode consumir o remédio até duas vezes ao dia.

Leia também: O que é o botulismo?

2. Gargarejo com água salgada

Um remédio tradicional para problemas de garganta, como a laringite, é fazer gargarejo com água salgada. De acordo com a literatura popular, esta é uma preparação útil para reduzir a irritação. Porém, como afirma o órgão National Health Service (NHS), não é uma boa opção para crianças.

Como preparar este remédio?

  • Primeiro, dilua meia colher de chá de sal – 2 gramas – em um copo de água.
  • Em seguida, faça gargarejos por dois a três minutos. Evite ingerir o líquido.
  • Repita duas vezes ao dia.

3. Inalação de vapor de eucalipto

Um remédio simples que pode ser útil para acalmar a laringite e seus sintomas é inalar vapor de eucalipto. Na verdade, este é um remédio que também pode contribuir para aliviar o desconforto da gripe, resfriado e dor de garganta, de acordo com uma revisão publicada no Flavor and Fragrance Journal.

Como preparar este remédio?

  • Tudo que você precisa fazer é adicionar 10 gotas de óleo essencial de eucalipto à água fervente.
  • Em seguida, despeje o conteúdo em uma tigela, aproxime-se e cubra sua cabeça com uma toalha.
  • Inspire o vapor por 5 minutos.
Mulher fazendo inalação de vapores
A inalação com eucalipto também é útil para aliviar o desconforto gerado pelo resfriado e pela gripe.

4. Gargarejo com vinagre de maçã

As preparações com vinagre de maçã têm várias aplicações na medicina tradicional, embora faltem evidências que comprovem sua segurança e eficácia. No entanto, seu uso em gargarejos costuma ser seguro e pode ser útil graças às propriedades antimicrobianas desse ingrediente. 

Como preparar este remédio?

  • Dilua uma colher de sopa de vinagre de cidra de maçã orgânico em um copo de água morna.
  • Gargareje por dois a três minutos e cuspa.
  • Repita o uso duas vezes ao dia, até sentir uma melhora.

Além desses remédios naturais, o que mais pode ajudar a tratar a laringite?

Além dos remédios mencionados, existem outros tratamentos que podem ser úteis para acalmar a laringite. Conforme publicado no National Center for Biotechnology Information, eles podem incluir:

  • Descanse sua voz e evite esforço excessivo.
  • Evite substâncias irritantes como o álcool, tabaco e cafeína.
  • Aumente a ingestão de líquidos.
  • Evite alimentos condimentados e gordurosos.
  • Não tome antibióticos, a menos que sejam prescritos por um médico. A automedicação pode ser negativa.

Em última análise, deve-se ressaltar que qualquer sinal de complicação deve ser verificado por um profissional. O médico será o único a determinar se outras opções terapêuticas são necessárias. Lembre-se disso!

Pode interessar a você...
Infecção na garganta: tratamento natural
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Infecção na garganta: tratamento natural

Existem várias formas naturais de tratar a infecção na garganta que podem ser eficazes na redução da dor e da irritação. Conheça algumas opções aqui!



  • Bayan L, Koulivand PH, Gorji A. Garlic: a review of potential therapeutic effects. Avicenna J Phytomed. 2014;4(1):1–14.
  • Goldman RD. Honey for treatment of cough in children. Can Fam Physician. 2014;60(12):1107–1110.
  • Horváth, G., & Ács, K. (2015, September 1). Essential oils in the treatment of respiratory tract diseases highlighting their role in bacterial infections and their anti-inflammatory action: A review. Flavour and Fragrance Journal. John Wiley and Sons Ltd. https://doi.org/10.1002/ffj.3252
  • Yagnik D, Serafin V, J Shah A. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. Sci Rep. 2018;8(1):1732. Published 2018 Jan 29. doi:10.1038/s41598-017-18618-x