Remédio de mel e alho para cuidar do fígado

Iremos partir os dentes de alho pela metade para que seu suco e suas propriedades se combinem às do mel. Ambos os ingredientes devem ser orgânicos para aproveitarmos todos os seus benefícios.

Última atualização: 15 Fevereiro, 2021

Muitos consideram este remédio de mel e alho eficaz para beneficiar a saúde hepática. Além disso, é fácil de preparar. Trata-se de um antibiótico natural com um alto teor de antioxidantes e vitaminas, que vai cuidar do seu fígado caso ele esteja doente ou intoxicado.

Entretanto, sempre é conveniente lembrar que as preparações naturais não substituem os remédios indicados pelo médico. Podem ser um coadjuvante nos tratamentos mas sempre devem ser autorizados pelo profissional.

Algo essencial a se levar em conta para preparar este remédio é que o mel deve ser orgânico ou o mais puro possível. Se você não acredita que o mel que tem em casa seja puro, é melhor não consumi-lo porque, do contrário, pode trazer mais problemas que benefícios.

A sutil e fabulosa combinação do alho cultivado organicamente e do mel puro brindará a você um maravilhoso equilíbrio interior. Isso contribuiria a purificar todo o seu organismo e, ao mesmo tempo, fortalecer o sistema imunológico.

Basta tomar uma única colherada de mel e alho por dia para obter bons resultados ao final de uma semana. Você gostaria de experimentar?

Benefícios do alho e do mel para cuidar do seu fígado

Antes de tudo, nunca deveríamos nos esquecer que a saúde do fígado é imprescindível para nossa vida e bem-estar.

Isso significa que todo hábito prejudicial, como o cigarro, a má alimentação ou o sedentarismo, por exemplo, impacta esse órgão vital e nos traz consequências.

Descubra: Os 10 alimentos que o seu fígado mais gosta

Com certeza, algumas vezes, você notou que seu corpo estava inchado, sem energia, que sentia um gosto ruim na boca e, além disso, que a digestão estava lenta e difícil. A que se devem esses problemas, então?

Em geral, esses sintomas têm como causa um fígado saturado de toxinas e de elementos que precisam ser eliminados. Antes de recorrer a medicamentos, o mais recomendável é consultar um médico e melhorar a alimentação para cuidar do seu fígado.

  • Um fígado saudável favorece a circulação e um aporte adequado de oxigênio para os órgãos e tecidos do corpo. Além disso, ele consegue separar corretamente os nutrientes das substâncias tóxicas em nosso corpo;
  • É preciso beber bastante líquido para favorecer essa purificação interna;
  • O fígado precisa de um nível adequado de antioxidantes e vitamina C, que lhe permite regenerar tecidos e otimizar suas funções;
  • Uma alimentação natural, livre de alimentos processados, farinhas brancas e açúcares, fortalece nossa saúde hepática.

O alho e o mel são, então, dois recursos excepcionais que ajudarão você a obter estes benefícios no dia a dia. Portanto, vamos explicar como eles atuam.

O mel orgânico beneficia a saúde do seu fígado

De acordo com especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) o mel é um alimento que oferece grandes possibilidades terapêuticas. É rico em glicose, minerais, antioxidantes e vitaminas, ou seja, é um dos alimentos mais benéficos para o fígado.

  • Uma das melhores propriedades do mel é seu grande poder antibiótico natural e anti-inflamatório;
  • De acordo com uma pesquisa publicada pela revista Ciência Animal Brasileira, seu efeito contra bactérias deve-se a uma substância chamada inibina, que possui propriedades antimicrobianas, resultado do acúmulo de peróxido de hidrogênio que é produzido pelo sistema da glicose oxidase do mel;
  • O melhor mel para cuidar do seu fígado é o de alecrim. Sua glicose é de absorção rápida e se converte instantaneamente em energia. Assim, exige pouca carga de trabalho do fígado e não consume muito glicogênio para ser convertido em energia;
  • O mel é um purificante natural capaz de fortalecer o tecido hepático, para regenerá-lo no caso de pessoas que sofrem com o fígado gorduroso.
  • De acordo com um estudo publicado em 2017 demonstrou-se que o mel possui um grande potencial antioxidante.

Entretanto, repetimos que o mel precisa ser sempre orgânico.

O alho contribui para a nossa saúde hepática

  • Acredita-se que a alicina, composto presente no alho, atuaria como um poderoso antioxidante, antibiótico e fungicida, com muitos benefícios para a saúde do fígado.
  • De acordo com especialistas da FEN o alho é fonte de proteínas, iodo, fósforo, potássio, vitamina B6 e compostos sulfurados, o que contribuiria também para a saúde hepática.
  • Muitas pessoas adotaram o hábito de consumir um dente de alho cru em jejum. Se você não gosta do hálito de alho, prove esta fácil e deliciosa combinação à base de mel e alho;
  • Além disso, o alho também ajudaria a lutar contra os patógenos que atacam o fígado ou para depurar as substâncias tóxicas que, às vezes, se acumulam de maneira perigosa para a saúde;
  • Devemos destacar a função de seus metabólitos, aminoácidos e proteínas, que ajudariam a fortalecer o fígado, melhorar a digestão e combater o colesterol “ruim”, ou LDL.

Como preparar o remédio de mel e alho

Você vai precisar de:

  • Um frasco de vidro
  • Uma cabeça de alho
  • Mel suficiente para encher o frasco escolhido

Conheça: Propriedades curativas do alho

Como fazer:

  • Em primeiro lugar, descasque os dentes de alho. Separe-os, retire a casca e depois corte-os pela metade com uma faca afiada. Assim, o mel absorverá os seus compostos terapêuticos;
  • Coloque os dentes de alho cortados pela metade no fundo do frasco de vidro e, então, despeje o mel sobre eles aos poucos;
  • O objetivo é evitar bolhas de ar. Sendo assim, use uma colher para acomodar o mel, evitando espaços vazios no frasco;
  • Depois de pronto, tampe o frasco hermeticamente e aguarde uma semana. Então, consuma o remédio normalmente.

A indicação é de consumir uma colher da preparação em jejum, pura ou diluída em meia xícara de água morna. Sem dúvida, será muito eficaz como complemento de uma dieta balanceada!

Se você tiver dúvidas sobre como manter uma boa saúde hepática consulte seu médico. 

Pode interessar a você...
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Quais são as contribuições do alho para a saúde?

Graças à seu teor de nutrientes, são muitas as contribuições do alho para a saúde. Conheça as principais delas neste artigo.



  • Liver, E. A. for the S. of the. (2016). Fast facts about liver disease. https://doi.org/10.1007/BF02424977
  • Khan, S. U., Anjum, S. I., Rahman, K., Ansari, M. J., Khan, W. U., Kamal, S., … & Khan, H. U. (2018). Honey: Single food stuff comprises many drugs. Saudi Journal of Biological Sciences, 25(2), 320-325.
  • Kumar, K. S., & Bhowmik, D. (2010). Medicinal uses and health benefits of Honey: An overview. J Chem Pharm Res.
  • Tsai, C. W., Chen, H. W., Sheen, L. Y., & Lii, C. K. (2012). Garlic: Health benefits and actions. BioMedicine (Netherlands). https://doi.org/10.1016/j.biomed.2011.12.002
  • Rivlin, R. S. (2001). Historical perspective on the use of garlic. The Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1093/jn/131.3.951S
  • Zou, L., Zhang, R., Gao, H., Xiao, J., & Tipoe, G. L. (2018). Garlic and Liver Diseases. In The Liver (pp. 337-347).