Como reduzir o nível de açúcar no sangue de forma natural

· 18 de dezembro de 2013
Grande parte das pessoas sabe que o nível elevado de açúcar no sangue pode causar vários de problemas para nossa saúde.

Um elevado nível de açúcar no sangue pode desencadear o aparecimento de diabetes, especialmente em indivíduos com um histórico dessa doença na família. Pessoas diabéticas devem controlar a sua alimentação para evitar um aumento perigoso nesse nível.

Aqueles com uma predisposição genética para a doença, com o objetivo de reduzir seu risco, podem manter os níveis de açúcar baixos controlando seus hábitos alimentares.

Faça uma reeducação alimentar para reduzir o nível de açúcar no sangue

Evite açúcar: faça uma reeducação alimentar

Alguns alimentos podem causar um aumento gradual ou até repentino no nível de açúcar no sangue. Essa mudança depende da sua alimentação.

Por exemplo, alimentos integrais são susceptíveis a causar um aumento gradual. Por outro lado, os carboidratos refinados e o açúcar podem causar um aumento repentino no nível de açúcar.

Pode te interessar: Como regular o açúcar no sangue com canela de Ceilão

Escolha bem os carboidratos da sua dieta

Açúcares e amidos se transformam em glicose no sangue durante os processos digestivos. Frutas, legumes, cereais integrais, e uma quantidade moderada de laticínios de baixo teor de gordura são as fontes saudáveis de carboidratos.

Essas fontes de carboidratos ajudarão a manter um nível saudável de açúcar após serem digeridos.

Saiba mais sobre os carboidratos

Você pode comer um pouco de carboidratos em cada refeição, mas não deve exagerar. Procure adicionar sempre proteínas e coma mais vegetais não-amiláceos, ao invés de vegetais ricos em amido.

Lembre-se de que um baixo teor de gordura não significa necessariamente baixa caloria; leia sempre a lista de ingredientes.

Os grãos integrais saudáveis incluem cevada, aveia, trigo-vermelho, trigo, kamut e arroz integral.

Pães e cereais são saudáveis, desde que você evite as variedades que contêm um alto teor de gordura e açúcar.

Leia também: 8 alimentos ricos em carboidratos

Quanto mais fibras, melhor

Para reduzir o nível de açúcar no sangue, quanto mais fibras, melhor

A maioria dos vegetais é rica em fibras, especialmente aqueles com folhas verdes. Os frutos secos e muitas frutas também proporcionam uma boa quantidade de fibras, assim como os produtos de trigo integral.

Fibras solúveis em água são muito importantes para a manutenção de uma boa saúde. Podem ser encontradas em vários alimentos. Por exemplo:

  • Feijão
  • Nozes
  • Farelo de aveia
  • Sementes

As sementes de linhaça são boas fontes de fibras e mantêm o açúcar no sangue equilibrado. Triture duas colheres de sopa de linhaça com 300 ml de água e tome essa mistura todas as manhãs para obter seus benefícios.

Inclua peixe em sua alimentação

Incluir peixe em sua alimentação pode ajudar a reduzir o nível de açúcar no sangue

O peixe é rico em proteínas, que não afeta o açúcar no sangue como os carboidratos. A carne de peixe também têm menos gordura e colesterol do que carne vermelha e aves.

Muitos tipos de peixes, incluindo o salmão, a cavalinha e o arenque, também têm altos níveis de ácidos graxos ômega-3. Estes diminuem as gorduras chamadas triglicerídeos, e fortalecem a saúde global do coração.

Evite os peixes propenso à altos níveis de mercúrio, como o peixe-espada e o atum.

Água é fonte de vida

Refrigerantes e sucos açucarados elevam o açúcar no sangue rapidamente. Substituir essas bebidas por água, incluindo sua versão com gás, pode reduzir rapidamente a sua ingestão de açúcar.

Aveia faz bem

Consumir aveia pode ajudar a reduzir o nível de açúcar no sangue

A aveia sem açúcar é digerida lentamente, o que evita que o nível de açúcar no sangue suba drasticamente. Além disso, proporciona ao seu corpo a liberação lenta de energia que necessita.

  • Diabetes.co.uk. (2017). Blood Sugar Level Ranges. https://doi.org/10.1016/j.bbadis.2016.09.015
  • Brown, I. J., Stamler, J., Van Horn, L., Robertson, C. E., Chan, Q., Dyer, A. R., … Elliott, P. (2011). Sugar-sweetened beverage, sugar intake of individuals, and their blood pressure: International study of macro/micronutrients and blood pressure. Hypertension. https://doi.org/10.1161/HYPERTENSIONAHA.110.165456