É possível reduzir as varizes com tomates verdes e vermelhos?

As varizes são veias dilatadas que ficam inflamadas e podem ser percebidas a olho nu sob a pele. Elas podem causar dor, coceira ou outros desconfortos.

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

Embora esteja claro que elas podem ser evitadas, é comum ouvir as pessoas se perguntarem se seria possível reduzir as varizes. Então, também é comum ouvir propostas de remédios caseiros e tratamentos naturais para, supostamente, ajudar a atingir esse objetivo.

Um dos remédios que já foram propostos para tratar ou reduzir as varizes é a aplicação de máscaras de tomates verdes e vermelhos na pele. Supostamente, as sementes de tomate teriam propriedades anticoagulantes que melhorariam o fluxo sanguíneo e, portanto, sua aplicação tópica ajudaria a reduzir o desconforto das varizes.

Embora pareça simples e, acima de tudo, promissor, NÃO é possível reduzir as varizes com a aplicação de máscaras, cremes ou qualquer outro produto.

O tratamento das varizes

Os especialistas do Manual do MSD indicam que, embora as varizes não tenham cura, é possível mitigar os sintomas que elas produzem praticando algumas medidas, como:

  • Usar meias de compressão.
  • Colocar os pés para cima por alguns minutos, todos os dias ou tantas vezes quanto possível.

Por outro lado, os especialistas da Clínica Universitária de Navarra explicam que: “o tratamento das varizes consiste em eliminar as veias que funcionam mal para que o sangue volte por aquelas que funcionam bem e assim melhorar a circulação venosa”.

Dependendo do caso, o médico pode sugerir um determinado tipo de tratamento ou outro, o uso de escleroterapia (injeção nas veias), laserterapia (terapia com laser) ou cirurgia (extração das veias).

Em pacientes com insuficiência venosa e linfática ou malformações vasculares, pode ser sugerido o tratamento de escleroterapia com microespuma de polidocanol.

Além das indicações do médico, é fundamental que o paciente busque adotar e manter um estilo de vida saudável. O exercício diário e uma boa alimentação serão grandes aliados em todos os momentos, e é aconselhável aproveitá-los ao máximo

Descubra: Qual é a importância de uma alimentação saudável no verão?

Recomendações para prevenir ou atenuar as varizes

Existem várias medidas simples que podem ser tomadas para aliviar e prevenir as varizes. Uma das mais eficazes é a prática diária de atividade física, como mencionamos anteriormente, pois promove uma boa circulação e, portanto, minimiza o desconforto.

Uma alimentação equilibrada também pode oferecer muito à saúde. Para isso, não devem faltar os seguintes nutrientes que vamos indicar.

Ácidos graxos ômega 3

Dada a diminuição do consumo de carboidratos, é conveniente aumentar a ingestão de fontes saudáveis ​​de gordura.

Esse tipo de gordura saudável não é produzido pelo organismo, assim ele precisa absorvê-la por meio da alimentação. Esse nutriente mantém a elasticidade das veias e também tem uma ação anti-inflamatória. Adicionalmente, influencia na melhoria do fluxo sanguíneo.

Os alimentos que o contêm são:

  • Mariscos.
  • Oleaginosas.
  • Sementes de linho.
  • Óleo de girassol e aceite de oliva.
  • Peixes (salmão, sardinha e bacalhau).

Selênio

O selênio é um nutriente que impede o endurecimento dos principais tecidos do corpo e mantém a flexibilidade das paredes arteriais. É útil para reduzir as varizes se incluirmos certos alimentos em nossa dieta.

Pode ser encontrado em:

  • Ovos.
  • Pepino.
  • Oleaginosas.
  • Champignon.
  • Levedura de cerveja.

Leia: O prato de Harvard: descubra como você pode melhorar a sua dieta

Vitamina E

Esse nutriente principal não pode faltar na dieta, pois cumpre a função de melhorar a circulação e a oxigenação do sangue, o que evita a formação de coágulos. Está presente em:

  • Laticínios.
  • Aspargos.
  • Oleaginosas.
  • Carnes brancas.

Embora as varizes não possam ser curadas ou tratadas com tomates verdes e vermelhos, há várias opções de tratamento que se mostraram eficazes. Se você tiver dúvidas sobre qual deles pode ser o mais adequado para você, consulte um flebologista.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que devemos comer molho de tomate caseiro todos os dias

Ao fazer nosso próprio molho de tomate caseiro, podemos garantir que o mesmo não contenha substâncias que fazem mal à saúde.