Recomendações para a dieta de um paciente com insuficiência renal

Descubra o que deve comer se você é um paciente com insuficiência renal. É complicado, mas não impossível.

Se você seguir as instruções e cuidados do seu médico, dependerá para que tenha uma boa qualidade de vida. Sabemos que não é simples, mas pense que, em troca de alguns ajustes, você terá uma vida mais saudável.

Continue lendo este artigo, e nós lhe daremos algumas orientações. Caso você não seja o paciente, mas quem toma as decisões sobre a dieta de alguém com a doença em sua casa, este guia também ajudará muito.

O que é ser um paciente com insuficiência renal?

A primeira coisa que você deve saber como um paciente com insuficiência renal, é que esse problema tem a ver com a capacidade de seus rins. Como você sabe, os rins são responsáveis ​​pela limpeza do sangue das toxinas e resíduos.

Quando os rins funcionam adequadamente, podem realizar esse trabalho regularmente. No entanto, quando você come pouco saudavelmente, ou adiciona muitas toxinas ao seu organismo, esta função é afetada.

O que é ser um paciente com insuficiência renal

O resultado imediato é que as toxinas retornam ao sangue e o contaminam. Para reduzir o efeito é necessário que a dieta seja adaptada, evitando os produtos e alimentos nocivos.

Monitore sua ingestão de proteína

Uma pessoa normal geralmente requer cerca de 200 gramas de proteína. No entanto, um paciente com insuficiência renal deve consumir apenas 100 a 125 gramas de carne magra, e 140 a 150 gramas de peixe.

Embora as proteínas sejam necessárias para manter a densidade correta do músculo, em excesso torna difícil para o organismo processá-las. Recomenda-se que as proteínas que você consome sejam principalmente vegetais de boa qualidade.

Pacientes que estão em condições mais severas podem precisar limitar sua ingestão de proteína animal a um máximo de duas vezes por semana. Aqueles que iniciarão um processo de diálise, deverão aumentar ligeiramente o consumo de carne alguns dias antes.

Este processo tem a função de melhorar a qualidade do sangue. Neste caso, são recomendados: ovos, frango, peru e outras aves, bem como carne de porco magra.

Ovos na dieta de um paciente com insuficiência renal

Idealmente, o seu médico irá dizer-lhe as quantidades exatas de proteína a consumir. Embora existam indicadores gerais, o seu nutricionista ou médico lhe dará as quantidades precisas, de acordo com a sua condição exata, a fase do seu tratamento, peso e altura, e os tratamentos a seguir.

Limitar o consumo de fósforo

Outro requisito para um paciente com insuficiência renal, é o consumo mínimo de fósforo. Embora o fósforo seja vital para a formação de dentes e ossos, fica difícil eliminar o excesso.

Quando isso acontece, os ossos começam a perder cálcio e enfraquecem. Portanto, o aparecimento da osteoporose pode ser acelerado. O ideal é que você reduza o consumo de leite e seus derivados, nozes, grãos integrais e feijões, entre outros.

Embora estes sejam alimentos necessários, é importante que o seu médico indique os valores corretos. Além disso, tente consumir apenas versões de excelente qualidade. Por exemplo, ao escolher as nozes, opte por aquelas sem sal, e sem outro tipo de adição.

Você também deve lembrar que existem outros produtos com alto teor de fósforo, que você deve evitar ao máximo:

  • Cerveja
  • Refrigerantes
  • Cacau e chocolates

Recomendamos que você leia: Os benefícios das nozes para o nosso estômago

Aproveite os benefícios dos carboidratos

Carboidratos na dieta de um paciente com insuficiência renal

Um paciente com insuficiência renal pode consumir carboidratos como fonte de energia. Se sua saúde permitir e você não tiver outro problema, como diabetes, eles são uma boa alternativa.

Claro, lembre-se de escolher as fontes de carboidratos complexos. O mais importante é evitar alimentos processados ​​em qualquer apresentação. Algumas opções são: legumes, pão, frutas e sementes.

Se você quiser consumir algum carboidrato doce, escolha:

  • Açúcar mascavo
  • Mel de maple
  • Geleia
  • Mel de agave

Em relação aos doces, é importante que você pergunte ao seu médico os valores. Além disso, sempre verifique os rótulos, para certificar-se de não adicionar sódio ou fósforo extra à sua dieta.

Leia também: Os 10 melhores remédios caseiros para remover pedras nos rins

Controle a quantidade de água que você consome

Uma recomendação comum para qualquer pessoa, é beber bastante água. No entanto, um paciente com insuficiência renal deve controlar os valores.

Isso é necessário porqueágua força os rins a funcionar, e a insuficiência renal afeta esse trabalho. Ao considerar a água que você consome, leve em conta:

  • Gelatina
  • Águas e infusões
  • Sopas
  • Sorvete
Recomendados para você