3 receitas com sementes de abóbora para aprender

Embora normalmente consumamos as sementes de abóbora cruas ou assadas, também podemos prepará-las de diferentes maneiras para aproveitar seus benefícios e inovar em nossas receitas habituais. Você já conhece as que vamos apresentar aqui?
3 receitas com sementes de abóbora para aprender

Última atualização: 07 Fevereiro, 2021

As sementes de abóbora são um alimento que se popularizou nos últimos anos, com o auge do veganismo, do vegetarianismo e de outros estilos de vida relacionados, que visam variar a dieta, melhorar a saúde e cuidar da qualidade de vida, fazendo melhor uso da contribuições de diferentes alimentos.

De acordo com especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a abóbora é um alimento com baixo teor de gordura e calorias, que fornece proteínas, vitamina C e carotenoides. E de acordo com os especialistas da Associación 5 al día (Associação 5 por dia):

“Os frutos e sementes da abóbora também contêm triterpenos raros, como a cucurbitina. De qualquer forma, não foram encontrados estudos em humanos que estabeleçam uma possível relação entre o consumo dessas substâncias e a prevenção de doenças crônicas”.

As sementes de abóbora podem ser benéficas?

Atualmente, muitas pessoas integraram com mais frequência em sua dieta várias oleaginosas e sementes, à medida que as informações sobre seu valor nutricional e benefícios para a saúde se tornaram mais comuns.

As sementes de abóbora foram incorporadas a muitas receitas, incluindo bebidas naturais mistas, embora também sejam consumidos de forma natural, como snack.

Segundo estudo publicado em 2014, as sementes de abóbora possuem bom valor nutricional, “contêm aproximadamente 50 g/100 g de óleo e 33 g/100 g de proteínas, além de possuírem atividades farmacológicas como antidiabética, antifúngica, antibacteriana e efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes”.

Portanto, existe a ideia de que seu consumo pode ser benéfico para a saúde. No entanto, os pesquisadores esclarecem que é necessário se aprofundar mais nesse aspecto, uma vez que não existem evidências científicas suficientes para fazer afirmações.

Como consumir as sementes de abóbora?

Segundo algumas crenças, as sementes de abóbora devem ser consumidas regularmente para que seus benefícios sejam aproveitados. Ou seja, não valeria a pena comê-las uma ou duas vezes por mês, mas 3 vezes por semana, por exemplo.

Nesse ponto, também é dito que a porção recomendada é de duas colheres de sopa por dia (20 g), ou uma colher de sopa (10 g) em caso de excesso de peso ou obesidade.

Nota importante: como são sementes oleaginosas, devido ao seu alto teor de ácidos graxos, devemos ter em atenção que podem estragar com facilidade. Portanto, é recomendável mantê-las em recipiente hermético, ao abrigo da luz e por um curto período de tempo.

1. Torradas e moídas

A maneira mais simples de comê-las é cruas ou um pouco torradas para melhorar o sabor e facilitar a digestão. Podemos torrá-las no forno, ou em uma panela, com um pouco de azeite e sal.

Por outro lado, podemos consumi-las inteiras ou moer para adicioná-las a todos os tipos de receitas: saladas, sopas, cremes, molhos, etc. No entanto, recomendamos moê-las no momento de comer para que não percam suas propriedades ou estraguem.

2. Leite vegetal

As pessoas que seguem dietas veganas ou vegetarianas estão acostumadas a fazer bebidas vegetais com todos os tipos de oleaginosas, sementes, e cereais, como uma alternativa ao leite animal. Nesses casos, é possível fazer um delicioso e rápido leite de semente de abóbora da seguinte maneira:

Ingredientes

  • Mel (5 g).
  • 1 pitada de sal.
  • 2 copos de água (400 ml).
  • ½ colher de chá de canela ou essência de baunilha (2 g).
  • 4 colheres de sopa de sementes de abóbora torradas (40 g).

Preparo

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o mel.
  • Bata por 1 minuto, acrescente o mel e coe.
  • Você pode consumir a bebida fria ou quente.
Sementes de abóbora no recipiente

3. Biscoitos de sementes

Os biscoitos ou torradas de sementes são uma tentação saudável e deliciosa. Além disso, são uma alternativa para qualquer produto feito com farinhas refinadas. São ideais com todos os tipos de cremes e molhos, e para comer a qualquer momento.

Ingredientes

  • ½ copo de água (100 ml).
  • 1 colher de chá de sal marinho (4 g).
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (20 g).
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim (20 g).
  • 4 colheres de sopa de sementes de abóbora (40 g).
  • Temperos a gosto: orégano, alho em pó, páprica defumada, açafrão, etc.

Preparo

  • Bata bem todas as sementes com a água. O resultado deve ser um tipo de massa.
  • Adicione o sal marinho e as especiarias, e misture.
  • Espalhe a massa sobre uma assadeira para que a fique o mais fina possível.
  • Asse em fogo baixo para que as sementes não queimem, no máximo a 50º C, por duas horas, ou até ficar crocante.

Experimente de várias diferentes!

Como você deve ter notado, as diferentes formas de consumir as sementes de abóbora podem satisfazer todos os gostos. O melhor de tudo é que podemos aproveitar seus inúmeros benefícios e, ao mesmo tempo, satisfazer nosso apetite com ingredientes naturais e nutritivos.

Pode interessar a você...
Que sementes incorporar na sua dieta
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Que sementes incorporar na sua dieta

A melhor coisa sobre as sementes é que, graças ao seu sabor neutro, podemos combiná-las com pratos doces e salgados e até mesmo em bebidas



  • Ministerio de Agroindustria. Presidencia de la Nación. (2015). Semillas : Pequeños alimentos con grandes nutrientes. Nutrición y Educación Alimentaria, (35), 1–3. https://doi.org/4349-2810/2114-nutricion@minagri.gob.ar