4 razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem

Estresse, tabagismo e deficiência de vitaminas são alguns dos motivos para o surgimento dos cabelos brancos antes do tempo. Apenas em alguns casos eles estão associados a doenças graves.
4 razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem

Última atualização: 17 Julho, 2021

A melanina é a substância que permite ao cabelo ter a sua pigmentação característica. O cabelo grisalho é aquele que carece de melanina e, portanto, fica cinza ou branco. Existem muitas razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem.

Como o cabelo vai perdendo sua pigmentação com o tempo, é esperado que o fenômeno ocorra na velhice. No entanto, você verá que nem sempre é isso que acontece.

Os jovens também podem ter cabelos brancos e até se assustar com essa mudança. Mas não pense que isso é estranho ou que algo ruim está acontecendo com você. Existem fatores que podem influenciar o surgimento dos cabelos brancos, como o estresse.

Os cabelos brancos precoces estão associados a alguma doença?

Essa é uma pergunta muito comum, já que a percepção social é a de que os cabelos brancos estão ligados apenas à velhice. Mas não se preocupe, vamos explicar se os cabelos brancos realmente podem estar associados a uma doença específica ou se é um quadro normal.

De acordo com um estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina NIH, o surgimento dos cabelos brancos durante a juventude pode estar relacionado a pessoas que têm um sistema imunológico mais fraco. No entanto, ainda são poucas as pesquisas que relacionam a atopia (a natureza hereditária de uma pessoa que tem reações alérgicas com alta frequência) ao surgimento dos cabelos brancos.

Existem algumas patologias que podem estar influenciando e fazendo os cabelos brancos aparecerem em fases nas quais não deveriam ser comuns. Insistimos que não há nada com o que se preocupar.

A maioria dos casos de cabelos brancos na juventude está relacionada à hereditariedade. A verdade é que em pouquíssimas situações isso tem a ver com doenças. Existem tratamentos que podem ser feitos para atingir a pigmentação normal do cabelo, embora também não exista uma efetividade comprovada.

Jovem com cabelos brancos
A preocupação com o surgimento dos cabelos brancos na juventude não deve ser significativa, exceto por motivos estéticos.

4 razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem

Como mencionamos, existem várias razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem que não têm nada a ver com doenças graves. Acredite ou não, este é um fenômeno bastante comum.

1. Estresse

Ele é o culpado de todos os males? Cientistas da Universidade de Harvard realizaram um estudo que concluiu que o sistema nervoso simpático (responsável por responder a ameaças externas) é responsável pela descoloração dos folículos capilares. Isso estimula o surgimento dos cabelos brancos no couro cabeludo.

Uma situação que nos cause muito estresse pode fazer com que os folículos capilares fiquem sem melanócitos, as células responsáveis ​​pela pigmentação do cabelo. Portanto, para começar, se você deseja evitar o surgimento prematuro dos cabelos brancos, deve reduzir esse estado de ameaça.

2. Deficiência de vitamina B12 e minerais

Nossa dieta é um fator que pode influenciar muito o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem. A deficiência de vitamina B12, ácido fólico, ferro, zinco e vitamina D3 causa a despigmentação dos fios.

É por isso que se recomenda incluir na dieta regular alimentos como os seguintes:

  • Oleaginosas.
  • Carnes magras.
  • Chocolate amargo.
  • Abacate.
  • Cereais integrais.
  • Frutas frescas.

Certifique-se de manter uma dieta balanceada e não ingerir em excesso nenhum dos alimentos mencionados. O segredo está no equilíbrio e em complementar sua alimentação com um estilo de vida ativo que inclua exercícios.

3. Genética

De acordo com um estudo publicado pela Nature Communications, o surgimento dos cabelos brancos quando se é jovem está relacionado ao DNA. Na verdade, na mesma pesquisa foi identificado o primeiro gene relacionado à existência dos cabelos brancos.

O nome desse gene é IRF4 e ele está envolvido na produção de melanina. Como já mencionamos, esta é a substância responsável pelo pigmento do cabelo.

É por isso que você pode ver famílias com várias gerações apresentando cabelos brancos na juventude. Isso não significa que seja uma doença. Essas pessoas apenas não têm a capacidade genética de produzir melanina suficiente.

4. Doenças autoimunes

Em estudos como os que já mencionamos, também fica evidente uma exceção: as doenças autoimunes são capazes de causar o surgimento dos cabelos brancos na juventude. Isso acontece porque o sistema imunológico ataca as células saudáveis.

Entre as patologias relacionadas ao surgimento dos cabelos brancos estão o vitiligo, os distúrbios da tireoide, a síndrome de Werner e a anemia perniciosa.

Como prevenir os cabelos brancos na juventude?

Agora que você sabe quais são as razões para o surgimento dos cabelos brancos na juventude, é hora de conhecer os hábitos que impedem o seu cabelo de ficar grisalho na idade adulta. Lembre-se de que a perseverança e o comprometimento são essenciais para alcançar este objetivo.

Deixe o cigarro para trás

O MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas determinou, por meio de uma pesquisa, que a fumaça do cigarro afeta o cabelo reduzindo sua circulação sanguínea e alterando o DNA dos folículos capilares.

Na verdade, parte das consequências de ser um fumante habitual são fios com aparência opaca, descoloração, enfraquecimento das fibras capilares e o surgimento precoce dos cabelos brancos. Você sabia disso?

O cigarro e o envelhecimento
O tabaco pode afetar a pele e o cabelo dos fumantes, levando ao aparecimento de sinais precoces de envelhecimento.

Melhore sua alimentação

A dieta é um fator fundamental na prevenção dos cabelos brancos em idade precoce. Os vegetais devem ser consumidos em várias porções, assim como as frutas.

As proteínas magras não podem faltar, pois fornecem ao organismo as vitaminas necessárias para manter a saúde dos folículos capilares.

Especificamente, a vitamina B12 e a vitamina C são substâncias que ajudarão seu organismo a produzir melanina. O ferro e o ácido fólico devem estar presentes como suplementos minerais, uma vez que baixos níveis desses elementos podem deixar os fios opacos.

Evite os excessos

Recomendamos evitar os excessos. Junk food, álcool, consumo elevado de sal, frituras, pães e doces ​​podem ser fatais para a saúde do cabelo, favorecendo o surgimento dos cabelos brancos na juventude.

Portanto, o mais importante é manter um estilo de vida saudável em todos os sentidos.

Os cabelos brancos da juventude nem sempre são preocupantes

Você não precisa se preocupar se é jovem e está observando o surgimento dos cabelos brancos. Raramente essa condição tem uma origem grave. Em geral, existem hábitos como os já mencionados que podem ajudar a evitar que seu cabelo fique grisalho.

No entanto, é importante que você saiba que se seus pais relatam ter apresentado cabelos brancos desde cedo, há uma grande probabilidade de que isso aconteça com você também.

Não se esqueça de que, mais cedo ou mais tarde, todos vamos passar pela mesma situação. Isso, felizmente, não modifica a nossa essência pessoal.

Pode interessar a você...
Como lavar os cabelos oleosos? O que fazer para reduzir a oleosidade?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como lavar os cabelos oleosos? O que fazer para reduzir a oleosidade?

Ao lavar os cabelos oleosos, é conveniente levar em consideração algumas recomendações. Leia para saber o que fazer caso tenha esse problema.