Quantas refeições diárias devemos fazer para perder peso?
Comer três vezes por dia, cinco ou seis. Esta é uma das questões mais controversas no mundo da nutrição nos dias de hoje. Até agora, a tendência dos treinadores e nutricionistas é fazer várias escalas em alimentos. Você pode perder peso dessa maneira?
A questão das dietas alimentares está dando muita importância a isso. O que pode levar a pensar que tudo depende do número de porções consumidas por dia. Pode ser verdade, embora de acordo com especialistas o assunto é bem mais complexo.
Embora não haja consenso sobre o assunto, a verdade é que: as tendências atuais em nutrição aconselham a ingestão de 5 ou 6 refeições diárias.
Muitas refeições diárias nos ajudam a acelerar o metabolismo
Certamente, essa prática tem suas vantagens. A primeira coisa é que o processo metabólico é regulado a nosso favor. Ao acelerar o metabolismo, evitamos a acumulação de gordura; situação desfavorável que acontece, precisamente, quando passamos longas horas sem comer.
Em outras palavras, ingerir refeições pesadas faz com que nosso corpo seja programado para acumular gordura. Este é um mecanismo que o corpo usa para fornecer a carga de energia durante longos períodos em que não nos alimentamos.
Pelo contrário, fazer várias refeições permite manter níveis adequados de insulina e energia suficiente para enfrentar as tarefas diárias. As gorduras não se acumulam porque a energia é consumida ao longo do dia. Esta é a chave para perder peso e adquirir bons hábitos. Nesses hábitos, não devemos esquecer o exercício físico.
Leia também: 8 razões pelas quais o abdômen tende a acumular gordura
Controlando a ansiedade
A ansiedade é um fator que torna difícil para as pessoas adotar uma dieta saudável. Os caprichos da comida são apresentados, ainda mais, quando enfrentamos dietas e queremos perder peso. Os resultados: rendição, frustração e retorno a práticas dietéticas ruins.
Às vezes, isso acontece por necessidade, ansiedade ou gula. A verdade é que se acostumar com uma dieta de várias refeições diárias pode reduzir os efeitos da chamada “fome emocional”.
Na verdade, este sistema permite comer lanches para compensar a realização de refeições controladas do ponto de vista nutricional e quantitativo.
Frutas ou mesmo proteínas como frango podem efetivamente combater a ansiedade. A ideia é ter a sensação de plenitude, sem exagero.
Mas nem tudo se concentra na quantidade de refeições diárias
Comer várias vezes é recomendado, mas não garante nada. Na verdade, as pessoas que fazem 3 refeições pesadas e se voltam para lanches são mais propensas a engordar. Este tipo de consumidor come mais de 3 vezes por dia e não perde peso necessariamente.
O importante, para comer várias vezes, é preparar refeições controladas e de tamanho reduzido. Além disso, há horas que são mais adequadas para a ingestão de carboidratos e outras onde não são permitidos.
A ideia é restringir alimentos que também são prejudiciais para a saúde humana. Verifique as porções, inclua vegetais e frutas, elimine gorduras saturadas e açúcares, eles continuam sendo princípios básicos ao perder peso.
Perder peso inclinando-se em direção a alguns alimentos
Existem alimentos que contribuem para a aceleração do metabolismo humano. Por exemplo, o frango contém uma proteína que alimenta e ajuda a baixar as gorduras. Este é um alimento básico para pessoas atléticas. O ovo tem um efeito semelhante.
Além disso, frutas e vegetais, como maçã, toranja verde, brócolis e alface também facilitam essa função corporal. O café de baixo teor de açúcar, o chá verde e os batidos de proteína o alimentam de forma saudável. Todos estes são alimentos que também incentivam o desenvolvimento dos músculos.
Este tipo de produtos alimentares está incluído nas dietas de várias refeições diárias.
Perder peso não depende exclusivamente da frequência, mas também da qualidade e quantidade dos alimentos consumidos.
Claro, tudo é relativo
Embora a dieta das 6 refeições diárias esteja crescendo, devemos lembrar que cada organismo é diferente. Portanto, antes de adotar esse hábito alimentar, é aconselhável ir a um nutricionista. Sua avaliação será fundamental para escolher um método de alimentação.
Para completar, nada é melhor para acelerar o metabolismo do que cumprir uma rotina de exercícios corporais. Exercícios com peso e aeróbicos serão um elemento essencial para obter melhores resultados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Saltiel AR, Olefsky JM. Inflammatory mechanisms linking obesity and metabolic disease. J Clin Invest. 2017 Jan 3;127(1):1-4.
- Rajan TM, Menon V. Psychiatric disorders and obesity: A review of association studies. J Postgrad Med. 2017 Jul-Sep;63(3):182-190
- Islam MA, Amin MN, Siddiqui SA, Hossain MP, Sultana F, Kabir MR. Trans fatty acids and lipid profile: A serious risk factor to cardiovascular disease, cancer and diabetes. Diabetes Metab Syndr. 2019
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.