Quais podem ser os sintomas do câncer de ovário?

16 Setembro, 2020
Apesar de ser um dos cânceres com maior taxa de mortalidade, a detecção precoce pode aumentar a expectativa de vida em até 95%.

O câncer de ovário foi apelidado de “o assassino silencioso” porque, como outros tipos de câncer, os sintomas podem aparecer apenas quando a doença está bastante avançada e é difícil de tratar. Portanto, é necessário saber quais podem ser os sintomas do câncer de ovário no início do seu desenvolvimento.

Esse tipo de câncer é o segundo tipo ginecológico mais comum entre as mulheres, mas é o que apresenta a maior taxa de mortalidade, pois em quase todos os casos é descoberto tarde demais, segundo especialistas da American Cancer Society.

De acordo com relatórios dos últimos anos, apenas 50% das mulheres com diagnóstico de câncer de ovário conseguem sobreviver até 5 anos após o diagnóstico inicial. Isso acontece porque, em muitos casos, ele é detectado em um estágio muito avançado. No entanto, especialistas afirmam que a detecção precoce dessa doença aumenta a expectativa de vida em até 95%.

O câncer de ovário pode aparecer em mulheres de diferentes idades, maso risco aumenta a partir dos 50 anos, sendo as mulheres de 65 anos as mais vulneráveis.

Mulher idosa sentindo fadiga

É importante se informar e conhecer alguns sintomas que podem alertá-la para um possível câncer de ovário ou outros problemas de saúde. É necessário destacar que estas informações podem ajudar a determinar quando é o momento de ir ao médico para fazer um check-up, e não servem para fazer um autodiagnóstico.

Possíveis sintomas do câncer de ovário

Os sintomas a seguir foram relacionados ao câncer de ovário, mas também podem ser sinais de outros problemas de saúde. Levá-los a sério e identificá-los pode ser a chave para detectar essa doença precocemente e receber um tratamento o mais rápido possível.

  • Distensão abdominal ou inchaço: embora seja um sintoma comum de diversos problemas de saúde, sentir o estômago inflamado e perceber que ele está aumentando pode indicar um câncer de ovário. Se você perceber que esse problema ocorre com frequência, é melhor consultar o seu médico.
  • Sintomas digestivos: além do inchaço, sintomas como indigestão, constipação, cólicas abdominais e desconforto, ou qualquer alteração nos movimentos intestinais, também são sinais de alerta.
  • Dor pélvica: a dor pélvica pode ser um sinal muito importante dessa doença. Se a dor for frequente e parece não ter explicação, o ideal é consultar o médico e evitar disfarçá-la com algum tipo de analgésico.
  • Dor nas costas: se você sentir dor na parte inferior das costas e não tiver motivo para explicá-la, pode ser outro sintoma dessa condição.
  • Micção frequente e incontrolável: esses sintomas podem indicar fraqueza dos músculos do assoalho pélvico ou também podem ser sintomas claros de uma infecção urinária. No entanto, é importante consultar o seu médico, pois foi demonstrado que também podem ser sintomas comuns do câncer de ovário.
  • Perda ou ganho de peso inexplicável: isso pode ser um sinal de que algo está muito errado. O mesmo é verdade quando há um ganho de peso inexplicável. Você também pode ter perda de apetite ou sensação de saciedade o tempo todo.
  • Fadiga: as pessoas podem sentir fadiga devido a muitos problemas de saúde e até por causa do estresse. No entanto, esse sintoma também é bastante comum quando você tem câncer de ovário. Sentir-se frequentemente cansada, esgotada e fraca é um sinal de que algo não está bem.
  • Dor durante a relação sexual: se em vez de desfrutar da relação sexual, você notar que sente dor com frequência, consulte o seu médico, pois este também é um sintoma comum do câncer de ovário.
Médica explicando câncer para paciente

Outros sintomas a serem observados

  • Náuseas
  • Vômito
  • Anemia
  • Dor de estômago frequente
  • Sangramento vaginal (em mulheres na pós-menopausa)

Quando ir ao médico?

Caso sinta os sintomas mencionados acima e esteja preocupada com a sua saúde, é melhor consultar o seu médico. O profissional deve avaliá-la para saber o que pode estar acontecendo e verificar a possibilidade de que seja um câncer de ovário. Nunca ignore os sintomas, principalmente se eles a impedirem de levar uma vida normal, forem frequentes e piorarem com o passar do tempo.

Para fazer o diagnóstico, seu médico pode solicitar exames como ultrassom, tomografia axial (TAC), ressonância magnética e um exame de sangue denominado CA-125.