Quais são os benefícios do triptofano no corpo?

Consumido sob a supervisão de um especialista, o triptofano pode ajudar com problemas relacionados ao sono, depressão ou transtorno disfórico pré-menstrual.
Quais são os benefícios do triptofano no corpo?

Última atualização: 04 janeiro, 2022

O triptofano é um aminoácido essencial que deve ser obtido na dieta. Ele é usado como um bloco de construção na síntese de proteínas.

Da mesma forma, possui um grande número de funções especializadas, que podem trazer grandes benefícios ao organismo.

Leia este artigo e descubra quais alimentos contêm triptofano e quais são seus benefícios e propriedades para o seu corpo.

Quais alimentos são ricos em triptofano?

Se quisermos consumir alimentos que tenham uma boa fonte de triptofano, devemos primeiro visitar a seção de laticínios do supermercado. Esses produtos são ricos nesse aminoácido.

Copo de leite

Por outro lado, também podemos comer alguns alimentos, como os seguintes:

Quais são os benefícios do triptofano?

Depois de sabermos por meio de quais alimentos podemos fornecer triptofano ao corpo, é hora de ver quais propriedades ele possui.

Se você tem problemas para dormir ou até mesmo alguma forma grave de TPM, dê uma olhada nos benefícios que esse aminoácido pode lhe trazer.

No entanto, não se esqueça que deve sempre consultar um especialista e que o triptofano nunca deve ser um substituto para o seu tratamento. É apenas um complemento.

É um grande aliado para dormir

Como apontam estudos científicos, o triptofano é um aminoácido indutor do sono.

Suplementos de triptofano, em doses de 1 grama, às vezes são uma grande ajuda para dormir, pois podem causar:

  • Efeitos do aumento da sonolência subjetiva.
  • Uma diminuição do tempo para dormir.
Mulher descansando em uma cama

Este suplemento geralmente favorece pacientes com insônia leve ou qualquer pessoa que demore algum tempo para adormecer.

Também tem sido sugerido como um aliado para pacientes com apneia do sono, embora não haja pesquisas suficientes para apoiar esse efeito. Mais estudos são necessários para determinar se é seguro usar triptofano nesses tratamentos.

Você pode estar interessado: 3 maneiras de preparar um queijo vegano

Útil contra a depressão do inverno

O transtorno depressivo de inverno é um distúrbio do humor em que as pessoas apresentam sintomas de depressão no inverno.

De acordo com alguns estudos científicos, os pacientes que são tratados com L-triptofano todos os dias durante duas semanas reduzem significativamente a depressão. Porém, lembramos que você deve sempre consultar um profissional nestes casos.

Pode se tornar antidepressivo

O triptofano é um precursor da serotonina, um hormônio que contribui para a sensação de bem-estar. Pessoas com baixos níveis de serotonina são propensas à depressão.

Mulher deitada em uma poltrona com depressão

Como apontam estudos científicos, quando o triptofano é consumido, por meio de alimentos ou suplementos, ele é convertido em serotonina. Um aumento no nível de serotonina pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão.

Deve-se observar que este aminoácido também pode servir como suplemento para potencializar o efeito de outras drogas antidepressivas.

Agora, neste ponto, você deve ter claro que sempre deve tomar esses medicamentos sob receita médica.

Alimentos ricos em triptofano nunca são uma “cura milagrosa” para problemas graves como a depressão.

Ajuda contra o transtorno disfórico pré-menstrual

O transtorno disfórico pré-menstrual é uma forma muito mais grave de TPM, que pode ser debilitante devido a sintomas físicos, mentais ou emocionais.

Dor menstrual

O triptofano às vezes pode melhorar significativamente o humor em alguns pacientes com TDPM.

Preste atenção!

Mais uma vez, é importante ressaltar a necessidade de consultar sempre um especialista. Os suplementos de triptofano devem ser sempre tomados sob recomendação médica, devido aos seus possíveis efeitos colaterais.

Um excesso de serotonina no corpo pode produzir efeitos indesejáveis como confusão, taquicardia, dificuldade para andar, espasmos musculares, febre, diarreia e suor, entre muitos outros.

Portanto, a forma mais segura de se obter o triptofano é por meio da dieta, pela ingestão de alimentos que o contenham naturalmente.

This might interest you...
Como fazer cogumelos recheados veganos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como fazer cogumelos recheados veganos

Os cogumelos recheados veganos são uma receita muito versátil e fácil de combinar, ideal como prato principal ou jantar leve.



  • Richard, D. M., Dawes, M. A., Mathias, C. W., Acheson, A., Hill-Kapturczak, N., & Dougherty, D. M. (2009). L-tryptophan: Basic metabolic functions, behavioral research and therapeutic indications. International Journal of Tryptophan Research. https://doi.org/10.2964/jsik.kuni0223
  • Sainio, E. L., Pulkki, K., & Young, S. N. (1996). L-Tryptophan: Biochemical, nutritional and pharmacological aspects. Amino Acids. https://doi.org/10.1007/BF00806091
  • Díaz-Negrillo, A. (2013). Bases bioquímicas implicadas en la regulación del sueño. Archivos de Neurociencias18(1), 42-50.
  • Villa, B. A. D., & González, C. G. (2012). Actualidades en neurobiología de la depresión. Revista latinoamericana de psiquiatría11(3), 106-115.