A presença de nitrito na urina

11 Abril, 2020
A presença de nitrito na urina é indicativa de uma infecção urinária. Nem sempre o exame é solicitado rotineiramente, mas o médico pode usá-lo para orientar o diagnóstico em caso de dúvida. Vamos ver como isso é feito neste artigo.

O nitrito na urina é uma substância de importância diagnóstica para orientar a suspeita de uma infecção urinária. Normalmente, não deve haver nitrito na urina humana. A presença dele é anormal.

A urina é o líquido que os rins produzem para expulsar os resíduos inúteis para o corpo. Através da expulsão para o exterior, é possível manter a filtragem do sangue como método de defesa.

Entre as substâncias expelidas pela urina estão os nitratos. Embora pareçam semelhantes aos nitritos, não são os mesmos. Quimicamente, existem diferenças entre eles que determinam que a presença de alguns é normal e a de outros não.

Os nitratos da urina, quando encontram certas bactérias, são convertidos em nitritos. Portanto, o teste de nitritos está associado a infecções urinárias, uma vez que, para eles estarem presentes, a presença de bactérias é necessária.

Os nitritos não existem apenas por causa de bactérias. Substâncias como nitrito de potássio e nitrito de sódio são usadas na indústria de alimentos para melhorar a cor vermelha das carnes artificialmente, por exemplo.

Os vegetais, por outro lado, geralmente têm nitratos entre seus compostos. Aqueles com folhas verdes, beterraba e rabanete são fontes ricas de nitratos. A Organização Mundial da Saúde – OMS – estabeleceu como limite diário de consumo não mais que 3,7 miligramas por quilograma de peso.

Os nitratos que o corpo não pode usar e que elimina na urina podem ser usados por certas bactérias para se tornarem nitritos, como dissemos. No entanto, nem todas as bactérias têm essa capacidade, embora as que mais frequentemente causem infecções urinárias sejam:

  • Eschericha coli
  • Enterobactérias
  • Proteus mirabilis
  • Enterococcus

Quando o exame para identificar a presença de nitrito na urina é indicado?

Existem sintomas característicos de uma infecção urinária. Entre esses sintomas, temos:

  • Disúria: dificuldade para urinar;
  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Alterações na cor da urina;
  • Polaquiúria: necessidade urgente e frequente de urinar
  • Febre.
Vontade de urinar
A presença de nitrito urina é indicativa de infecção urinária.

Diante de um quadro clínico com alguma dessas características, o profissional pode solicitar um exame para verificar a presença de nitrito na urina. Essa solicitação não é realizada isoladamente, mas faz parte do exame bioquímico completo da urina.

É comum combinar o exame de nitrito na urina com o exame de esterase de leucócitos. Um resultado positivo em ambos é altamente sugestivo de uma infecção do trato urinário.

A esterase de leucócitos é uma enzima produzida por neutrófilos, basófilos, eosinófilos e monócitos. Todos estes são glóbulos brancos. Um resultado positivo nesse exame indica a presença de glóbulos brancos na urina por causa de uma infecção.

Leia mais: Antibióticos para as infecções urinárias

Como é realizado o exame?

Depois que o médico solicita o exame de urina completo, incluindo nitritos, a tarefa de coleta de amostras começa. Este ponto é muito importante para que o trabalho do bioquímico obtenha resultados confiáveis.

A coleta deve descartar o primeiro fluxo de urina no vaso sanitário, e a segunda parte deve ser colocada em um recipiente. Se for obtida uma amostra após várias horas sem urinar, ela será mais confiável, como pela manhã ao acordar.

O bioquímico introduz uma tira de teste na urina que ele analisará. As tiras de teste contêm substâncias que mudam de cor quando detectam o que desejam medir.

Em geral, as tiras não medem nada, mas contêm vários reagentes para tornar o processo mais eficiente. Com uma única tira, é possível detectar nitritos, glicose, esterase e proteínas.

Embora isso dependa de cada marca, os reagentes para nitrito na urina geralmente ficam rosados ​​quando ele é detectado. De qualquer forma, cada fabricante especifica na embalagem de tiras as cores e a sua interpretação.

Exame de urina
Frequentemente, os reagentes de nitrito na urina ficam rosados ​​quando são detectados.

Você também pode se interessar: Dicas para mulheres que usam banheiros públicos

Como interpretar os resultados?

O que acontece se o teste para avaliar a presença de nitrito na urina for positivo? Digamos que uma pessoa se queixe de ardor ao urinar e febre; o médico solicita um exame geral de urina e o laboratório relata o resultado positivo para nitritos. O que fazer?

O resultado positivo sugere uma infecção urinária. Se adicionarmos uma esterase de leucócitos positiva ao quadro, o diagnóstico fica praticamente definido. O profissional pode indicar um tratamento antibiótico sem ter que aguardar os resultados de uma urocultura. De qualquer forma, existe a possibilidade de modificar o antibiótico escolhido se for necessário.

Por fim, é importante observar que o resultado positivo para nitritos não exclui a necessidade de uma urocultura. Ela ainda é o exame que confirma o diagnóstico de infecção urinária e define o tipo de antibiótico que deve ser usado.

  • del Carmen Laso, María. “Interpretación del análisis de orina.” Arch. argent. pediatr 100.2 (2002): 179.
  • Graff, Laurine. Análisis de orina. Ed. Médica Panamericana, 1983.
  • Fernández, Terreros, and Tirone Andrés. “Evaluación de la importancia del análisis físico químico de orina y factores externos que podrían alterarla.” (2016).