Como preparar o alpiste para emagrecer?

A inclusão de alpiste na dieta pode ser uma boa maneira de obter nutrientes essenciais para o nosso bem-estar. A seguir, vamos mostrar como preparar água de alpiste.
Como preparar o alpiste para emagrecer?
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Última atualização: 10 dezembro, 2022

Muitas pessoas começaram a consumir alpiste para emagrecer. Embora há algum tempo acreditássemos que esse ingrediente era um alimento exclusivo das aves, hoje ele ganhou muita fama por suas interessantes propriedades para a saúde humana.

Essa pequena semente provém da planta Phalaris canariensis. Devido ao seu alto teor de enzimas e aminoácidos, dizem que contribui para melhorar as funções de vários dos sistemas principais do corpo.

Além disso, acredita-se que seu consumo possa estimular a eliminação dos depósitos de gordura e colesterol, e que seus nutrientes ajudam a melhorar o gasto energético do corpo para evitar transtornos metabólicos como a diabetes.

Foram atribuídas ao alpiste várias propriedades na medicina tradicional (redução de lipídios, demulcente e diurético). No entanto, especialistas apontam que não há evidências científicas suficientes disso.

Apesar disso, há cada vez mais interessados em adicioná-lo à dieta, não apenas com o objetivo de perder peso, mas também com a intenção de aproveitar todos esses nutrientes que promovem o bem-estar.

Você tem interesse em começar a consumir alpiste para emagrecer? A seguir vamos contar em detalhes como prepará-lo.

Benefícios do alpiste para emagrecer

As aves não são a única espécie que pode se beneficiar das propriedades do alpiste. Nesse caso, pode nos ajudar a perder peso.

Há muitos motivos pelos quais o alpiste é recomendado para emagrecer. Apesar de alguns subestimarem o poder dessas pequenas sementes, trata-se de uma importante fonte de nutrientes essenciais que apoiam as funções do metabolismo. Entre as suas principais características, podemos destacar as seguintes:

  • Graças ao seu teor de lipase e outras enzimas digestivas, esse alimento ajuda a quebrar as células de gordura que se encontram no sangue. Ou seja, o seu consumo ajuda a transportar os lipídios até as células para gastá-los como energia.
  • Contém proteína vegetal, recomendada para aumentar o rendimento esportivo e a massa muscular.
  • Tem propriedades diuréticas e depurativas que otimizam o processo de eliminação de líquidos e toxinas retidos no corpo.
  • Seus antioxidantes aceleram o metabolismo celular e previnem danos nos tecidos ao criar uma barreira contra os radicais livres do ambiente.
  • É uma fonte de fibra dietética que, além de melhorar a digestão, prolonga a sensação de saciedade.
  • Ajuda a melhorar a circulação do sangue e minimiza a presença de celulite e varizes.

Valores nutricionais do alpiste

Os nutrientes que o alpiste contêm são ideais para complementar um plano de alimentação balanceado. Uma porção de meia xícara de alpiste (112 g) pode oferecer ao organismo:

  • 831 mg de potássio.
  • 236 mg de cálcio.
  • 431 mg de magnésio.
  • 112 mg de ácido fólico.

Além disso, cada 100 gramas da semente contêm poucas calorias:

  • 8 g de carboidratos.
  • 13 g de proteínas.
  • 2 g de gordura.

Receita do leite de alpiste para emagrecer

As sementes de alpiste têm muitos nutrientes em seu estado seco. No entanto, quando são colocadas em água, tem início uma série de processos químicos que aumentam o seu teor de fibra, celulose e proteínas de alto valor biológico.

Por esse motivo, se o objetivo é emagrecer, o melhor é preparar a receita de leite de alpiste. Trata-se de uma bebida pobre em calorias que podemos adicionar com facilidade em nossa dieta, porque tem um sabor suave e agradável.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de sementes de alpiste (90 g).
  • 4 xícaras de água (1 litro).

Preparo

  • Coloque as sementes de alpiste em uma xícara com água e deixe-as de molho a noite toda.
  • No dia seguinte, retire a água que sobrar e adicione as sementes que estavam de molho no liquidificador com o resto da água.
  • Bata por alguns instantes até obter um leite vegetal homogêneo.
  • Coe com um coador de pano fino e jogue os resíduos fora.

Modo de consumo

  • Beba com moderação no café da manhã ou no lanche da tarde.
  • Guarde o leite restante em um recipiente de vidro e conserve em geladeira por, no máximo, 2 ou 3 dias.
Podemos preparar uma bebida rica à base de alpiste para completar nossa dieta de emagrecimento.

Qual tipo de semente de alpiste devemos usar?

É muito importante aprender a diferenciar as sementes de alpiste aptas para o consumo humano daquelas destinadas às aves. Apesar de suas propriedades nutricionais serem quase iguais, as sementes para aves contêm uma substância chamada sílica, que pode ser prejudicial para a saúde.

A variedade de sementes recomendadas para qualquer remédio com alpiste são as de apresentação “livre de sílica”. Estas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e supermercados.

Cuidado! A fibra de sílica é muito pequena e às vezes não é detectada facilmente a olho nu. É primordial evitar o alpiste que a contém, já que o seu consumo pode causar danos à mucosa digestiva.

Você ficou com vontade de preparar essa bebida com alpiste para emagrecer? Se ainda não a incluiu em sua dieta, experimente essa receita para comprovar os seus benefícios.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mason E, L’Hocine L, et al. Hairless Canaryseed: a novel cereal with health promoting potential. Nutrients. Septiembre 2018. 10 (9): 1327.
  • Perez Gutierrez, R. M., Madrigales Ahuatzi, D., Horcacitas, M., Garcia Baez, E., Cruz Victoria, T., & Mota-Flores, J. M. (2014). Ameliorative Effect of Hexane Extract of Phalaris canariensis on High Fat Diet-Induced Obese and Streptozotocin-Induced Diabetic Mice. Evidence-based complementary and alternative medicine : eCAM, 2014, 145901.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3912641/
  • Revista de Investigaciones Agropecuarias.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.