Aprenda a preparar deliciosos patacones

21 de julho de 2018
Os patacones são uma receita oriunda de uma região da Venezuela, e podemos combiná-los com diferentes molhos para obter um sabor único sempre que resolvermos prepará-los.

A banana origina tantas receitas quanto a sua imaginação, criatividade e habilidade permitirem. Este é o caso dos deliciosos patacones. Uma receita bastante curiosa que você vai aprender hoje.

Se você nunca ouviu nada sobre os deliciosos patacones, não se preocupe. Esta receita consiste basicamente em tirar a casca de uma banana-da-terra verde, passá-la pelo óleo vegetal, removê-la, amassá-la um pouco e imergi-la novamente no óleo. Como você verá, este é um processo que exige seguir alguns passos.

O objetivo é poder alterar a estrutura e textura das bananas, originalmente macia e suave, para uma rígida e crocante. Neste sentido, esta receita é uma base que pode ser recheada com filés de carne. Além disso, você conhecerá o tempero típico e tradicional da região de Zulia (Venezuela), o lugar de onde os deliciosos patacones são nativos.

Para os países da Europa ou outras partes da América, incluindo a Ásia, esta preparação pode trazer várias surpresas para aqueles que estão prestes a experimentá-la pela primeira vez. É, talvez, um dos únicos pratos baseados exclusivamente em uma fruta como ingrediente principal. Os recheios e acompanhamentos também são relevantes.

Não perca a oportunidade de conhecer um pouco mais de cada país através de sua cultura gastronômica. E sim, nós o encorajamos a medir o tempo do início até o fim da receita. Não levará mais que 20 minutos. Vamos lá!

Leia também: 5 maneiras deliciosas de comer banana-da-terra

Como preparar os deliciosos patacones

Patacones clássicos

Esta receita é a que mantém a maior admiração e, consequentemente, aquela que você provavelmente já viu ou ouviu falar em outros lugares.

Banana-da-terra

Ela tem como base a banana-da-terra ainda verde, e usa métodos de sal e fritura que mantêm um semelhança com a maneira de fazer batatas fritas. Para que você possa julgar e aprender o que deve ser feito, basta seguir as instruções abaixo.

Ingredientes

  • 4 bananas-da-terra
  • 1 xícara de óleo vegetal (250 ml)
  • 3 colheres de sopa de sal (45 g)

Preparação

  1. Comece descascando todas as bananas, uma por uma, e reserve. É muito importante que você não as corte em fatias ou algo semelhante. Lembre-se: uma vez que esta é a receita clássica dos patacones, eles serão feitos inteiros, não em fatias.
  2. Adicione o óleo na panela e aqueça em fogo médio.
  3. Quando estiver em um ponto próximo de estar muito quente (recomenda-se passar a mão por cima para sentir o calor), será hora de prosseguir com o próximo passo.
  4. Coloque a banana verde inteira (sem cortá-la) no óleo quente e deixe dourar dos dois lados.
  5. O objetivo é que ela adquira uma característica cor dourada. A própria química do óleo faz com que ela endureça.
  6. Após cerca de 2 minutos, retire a banana do óleo e reserve. Repita este mesmo processo com todas as bananas.
  7. A próxima coisa que você precisa fazer é amassá-las (inteiras, sem cortar). Você pode usar uma prensa de madeira ou um prato grande, apoiando o peso do seu corpo nas dimensões das bananas.
  8. Depois que todas as bananas tiverem sido amassadas, coloque-as imediatamente dentro do óleo quente e deixe fritar por 5 minutos. Elas estarão prontas quando estiverem duras e crocantes quando perfuradas com um garfo.

Recheio clássico dos deliciosos patacones

Basicamente, isso é o que você colocará nos patacones quando eles estiverem prontos. O recheio terá mais sabor com o uso do molho que você preferir. Pode ser um pouco de maionese ou qualquer outro molho que você tenha feito em casa ou que tenha à sua disposição.

Maionese

Inclusive, há pessoas que usam um toque de molho picante para proporcionar um sabor mais ousado.

Ingredientes

  • 4 filés de carne bovina (400 g)
  • 1 colher de sopa de alho em pó (15 g)
  • 2 colheres de sopa de molho inglês (30 ml)
  • ½ cebola branca picada
  • 1 colher de corante alimentar (15 g)
  • 1 xícara de maionese (250 ml)

Preparação

  1. Comece colocando os filés de carne em uma panela média com água, sal, molho inglês, cebola picadinha, um toque de tempero (opcional) e cozinhe por 15 minutos em fogo alto.
  2. Quando você perceber que a água do refogado foi reduzida, lembre-se de mexer um pouco com a ajuda de uma colher de pau para que os ingredientes fiquem bem integrados.
  3. Depois, experimente o tempero do recheio e tenha certeza de que está no ponto. Se você precisar de algo a mais, adicione um toque de sal e alho em pó.
  4. Quando o ensopado estiver pronto, retire e reserve.
  5. Sirva sobre os pataconesdecore com maionese ou qualquer outro molho que você preferir. Bom apetite!
Recomendados para você