Posição da colher: uma das melhores posições sexuais

Alguns casais se sentem animados a aproveitar essa posição para manter a sensação de intimidade por mais tempo. Descubra por quê.
Posição da colher: uma das melhores posições sexuais
Isbelia Esther Farías López

Escrito e verificado por a filósofa Isbelia Esther Farías López.

Última atualização: 27 maio, 2022

A posição da colher permite uma aproximação tanto terna quanto apaixonada. Portanto, embora essa seja considerada uma posição romântica, ela também é excitante.

Ela também é chamada de “conchinha”, pois o formato adotado pelos parceiros é semelhante ao de uma concha. Em inglês, essa prática é chamada de spooning.

Embora você possa ter outras posições preferidas, em algum momento irá disfrutar da posição da colher. Há até quem a considere uma das melhores, uma vez que não é necessário fazer muito esforço físico e com isso é possível se entregar por mais tempo à paixão.

Como é feita a posição da colher?

Os dois membros do casal se deitam de lado na superfície que preferirem: cama, carpete, em cima do móvel da sala e assim por diante. Para isso, de acordo com artigo publicado em 2018 pela Reproductive System and Sexual Disorders, um dos dois deve virar as costas para o companheiro, que o segura pelos quadris, enquanto penetra.

A conchinha é uma posição fácil e confortável para ambos. Além disso ela tem o benefício adicional de garantir uma certa liberdade para masturbar o parceiro ao mesmo tempo em que o penetra. Portanto, essa é uma posição que pode facilmente levar ao orgasmo.

Para satisfazer uma mulher na cama é preciso deixá-la à vontade.

Deve-se observar que a penetração não precisa ser feita somente pela vagina, pois ela também pode ser feita pelo ânus. Por isso muitas vezes, em vez de recorrer à posição de cachorrinho (por exemplo), o casal prefere curtir a prática do spooning.

Por que essa é uma das melhores posições sexuais?

A posição da colher é uma das mais comuns na prática sexual pelos múltiplos benefícios que oferece. A seguir detalharemos cada um deles:

  • Liberdade para carícias e masturbação. Como já apontamos antes, a posição de conchinha oferece liberdade para acariciar e masturbar o parceiro durante a penetração. Assim, o estímulo de diferentes zonas erógenas (que geram prazer) um do outro fará com que ambos aproveitem o momento.
  • Penetração vaginal ou anal. Nesta posição existe a possibilidade de realizar a penetração anal e vaginal.
  • Controle para ambos. Embora seja verdade que um dos dois membros do casal pode orientar o ritmo e a intensidade da penetração, esta posição também permite que ambos cooperem (estimulando assim um ao outro).
Pose de conchinha.

Recomendamos que você leia: 9 dicas para uma relação sexual mais prazerosa

  • Sexo mais longo. Com a posição da colher o sexo pode durar mais tempo, já que o homem demora um pouco mais para chegar ao clímax.
  • Menos esforço físico. Como já mencionamos, nesta posição ambos estão deitados de lado sobre uma superfície, e não precisam fazer muito esforço físico. Pelo contrário, os movimentos são realizados de forma confortável. De fato esse é um dos motivos pelos quais essa é também a posição mais escolhida entre gestantes no terceiro trimestre, conforme indicado por um estudo realizado na Universidade de Wiener (Peru).
  • Contato visual. O parceiro que está na frente pode escolher entre ficar de costas para o parceiro ou virar-se um pouco para estabelecer contato visual e, assim, ficar mais excitado.

A posição da colher: ternura e romance

A posição da colher é uma excelente oportunidade para desfrutar do sexo a dois com uma dose de ternura. Um dos parceiros consegue abraçar o outro durante a penetração e assim transmitir um certo sentimento de “proteção” e carinho, ou seja, de proximidade. Em outras palavras, o spooning pode andar de mãos dadas com o cuddling (abraços) e se tornar, como explica a terapeuta Sarah Hunter Murray, uma experiência romântica para ambos.

No entanto, é importante deixar claro que você não precisa ser romântico para se divertir. Cada membro irá desfrutar no momento em que ambos quiserem, de maneira tanto terna quanto apaixonada. O prazer estará presente e o importante é aproveitá-lo.

Pode interessar a você...
5 produtos que você nunca deve usar como lubrificante
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 produtos que você nunca deve usar como lubrificante

Pode ser necessário lubrificar os órgãos genitais para obter maior prazer. Mas existem produtos que você nunca deve usar como lubrificante.