Logo image
Logo image

Por que é bom comer uvas durante a gravidez?

6 minutos
Durante a gravidez você deve ter uma dieta equilibrada, mas acima de tudo, cheia de nutrientes. Neste caso, analisamos as propriedades de comer uvas durante a gravidez.
Por que é bom comer uvas durante a gravidez?
Mario Benedetti Arzuza

Escrito e verificado por o médico Mario Benedetti Arzuza

Última atualização: 06 outubro, 2022

Comer uvas durante a gravidez, assim como outras frutas de alto valor nutricional, dentro de uma dieta balanceada, proporciona múltiplos benefícios à saúde. Seus nutrientes fornecem parte do que é necessário para o bom funcionamento de todos os sistemas e isso promove o bem-estar no dia a dia.

É bem sabido que, quando uma mulher está grávida, ela pode ter desejos ao longo do dia. Esses desejos podem ser muito variados, mas quase todos se transformam em guloseimas. Para não cair em desequilíbrio nutricional, nesses casos, os profissionais de saúde costumam recomendar o consumo de frutas, oleaginosas e outros alimentos.

A uva é uma das frutas mais recomendadas por ter um sabor levemente adocicado, uma textura agradável e, também, um tamanho pequeno que convida a consumir pequenas porções, como se fosse pipoca. E como outras frutas, pode ser consumida naturalmente, em sucos, batidas, vitaminas e assim por diante. 

Benefícios de comer uvas na gravidez

Some figure
As variedades de uvas são amplamente classificadas em vermelhas e brancas.

Existem vários benefícios de comer uvas na gravidez. É principalmente devido aos nutrientes que fornece para uma boa gravidez. No entanto, é importante perguntar ao especialista se no nosso caso específico podemos ingerir esta fruta e em que quantidades.

Comer uvas durante a gravidez previne a anemia

Esta fruta rica é ideal para comer durante a gravidez, pois ajuda a prevenir a anemia. Isso se deve ao seu conteúdo de ferro, já que devido ao estado de gravidez, podemos não ser capazes de ingerir ferro como suplemento. Assim, ao consumir uvas e outros alimentos ricos em minerais, podemos fornecer ao corpo as quantidades de que necessita.

Você deveria ler: Como preparar uma vitamina de aveia e uvas para cuidar do coração

Comer uvas durante a gravidez ajuda a cuidar da pele e do cabelo

O consumo frequente de uva durante a gravidez é bom, pois essa fruta tem um alto teor de água que ajuda a hidratar a pele e pode dar brilho aos  cabelos. Assim, pode ajudar a futura mãe a ter uma aparência melhor.

Comer uvas durante a gravidez evita o cansaço e a fadiga

A quantidade de fósforo proporcionada pelo consumo dessa fruta ajuda a minimizar o cansaço e a fadiga. Ambos são doenças comuns em mulheres grávidas.

E é justamente uma deficiência neste mineral que pode causar falta de apetite, fadiga crônica, etc. Isso ocorre porque o fósforo está envolvido em vários processos, como a energia celular ou a constituição da membrana celular. Portanto, é um mineral fundamental para o corpo, principalmente em tempos de crescimento, gravidez, etc.

Comer uvas na gravidez melhora a pressão alta

O teor de potássio e antioxidantes nesta fruta ajuda a manter os valores normais da pressão arterial, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinicas Hypertension . Isso ocorre porque a deficiência desse mineral pode promover a retenção de sódio, o que pode levar à hipertensão. Portanto, é muito importante não negligenciar sua ingestão durante a gravidez.

Além disso, devemos prestar atenção à tensão durante a gravidez, pois geralmente varia durante a mesma. Assim, em alguns casos pode ocorrer o que é conhecido como pré-eclâmpsia. Este é um transtorno de estresse que geralmente desaparece após a gravidez, mas pode se tornar grave se não for controlado.

Comer uvas durante a gravidez melhora a digestão

As vitaminas do complexo B e o sódio das uvas beneficiam as mulheres grávidas. Esses nutrientes promovem a digestão.

Assim, as vitaminas B podem ajudá-la a processar melhor os carboidratos e os ácidos graxos. Por sua vez, o sódio participa da absorção de certos ácidos graxos. Portanto, pode ajudar as mulheres no processo de digestão e a se sentirem menos inchadas.

Comer uvas durante a gravidez tem efeitos diuréticos

Some figure

O fruto da videira é bom para consumir durante a gravidez, pois possui propriedades diuréticas que ajudam a eliminar líquidos e substâncias residuais (pela urina) que podem fazer mal ao organismo.

Isso também é possível graças ao seu conteúdo antioxidante e de água, que ajudam a estimular o sistema urinário.

Comer uvas durante a gravidez ajuda a cuidar de certos órgãos

Muitas dietas incluem uvas porque o consumo serve para purificar alguns órgãos, principalmente o fígado. E, como mencionado acima, as uvas são um excelente diurético. Elas também contêm resveratrol, uma substância que demonstrou melhorar a saúde do coração.

Agora que você conhece alguns benefícios das uvas, deixaremos aqui para você uma receita fácil de se preparar com uvas. Pode ser perfeita para as mulheres grávidas. Dê uma olhada!

Torta rústica de uvas e canela

Esta torta é uma boa opção para aqueles momentos de ansiedade. Com uma pequena porção você ficará satisfeita, e é elaborada com uvas.

Ingredientes (para 6 pessoas)

Para a preparação da massa

  • 1 ovo (60 g).
  • ¼ xícara de farinha.
  • 1 xícara de manteiga (250 g).
  • ½ xícara de açúcar (125 g).
  • 1 colher de chá de fermento (10 g).
  • 2 pitadas de canela = o que pode ser tomado com as pontas dos dedos.

Para a preparação do recheio

  • ½ xícara de uvas.
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de sopa de açúcar (10 g).
  • Raspas de casca de limão (10 g).

Preparação

É importante preaquecer o forno a 180 graus.

Preparação da massa

  • Misture a manteiga, a farinha e o açúcar.
  • Amasse durante oito minutos, ou até fazer uma bola grande e uniforme.
  • Em seguida, divida a massa em duas partes iguais, reserve metade na geladeira.
  • À outra metade da massa, adicione o ovo e o fermento, sove por um tempo até que não grude mais aos dedos.
  • Coloque em um papel para assar, estique com um rolo a massa, para formar a base da torta.
  • Deixe descansar enquanto você prepara o recheio.

Preparação do recheio

  • Em um recipiente coloque o açúcar, o pau de canela, as raspas de limão e a água.
  • Cozinhe em fogo baixo, até reduzir pela metade.
  • Enquanto você espera a mistura se transformar em uma calda, corte as uvas ao meio e retire as sementes.
  • Quando a calda estiver pronta, junte as uvas e deixe cozinhar por alguns minutos, até que estejam macias.
  • Retire o excesso de água, retire o pau de canela, e adicione a preparação na massa que já está esticada.
  • Pegue massa que foi reservada na geladeira, distribua em pedaços em cima do recheio, até cobrir tudo.
  • Cozinhe no forno por cerca de 35 minutos, ou até que a camada superior tenha uma cor dourada.

Você pode estar interessado em ler: Relação entre o autismo e a ingestão de peixe contaminado com mercúrio durante a gravidez

A torta rústica de uva e canela está pronta. Bom proveito!

Antes de fazer a torta, é importante perguntar ao especialista se você pode consumir canela. Cada mulher grávida tem condições diferentes. Há evidências de que esse tempero é antidiabético, mas nem todas as mulheres grávidas se dão bem com ele.

A uva, uma fruta benéfica

Por fim, a uva é uma fruta muito completa já que contém vitaminas, minerais e água, entre outros. Daí a importância de ingeri-la na gravidez. Porém, é aconselhável consultar o seu nutricionista para o seu caso específico.

Além disso, lembre-se de que também é altamente recomendável seguir uma dieta balanceada e monitorar a saúde. Cuide-se!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chmielewski J, Carmody JB. Dietary sodium, dietary potassium, and systolic blood pressure in US adolescents. J Clin Hypertens (Greenwich). 2017 Sep;19(9):904-909.
  • Xia N, Daiber A, Förstermann U, Li H. Antioxidant effects of resveratrol in the cardiovascular system. Br J Pharmacol. 2017 Jun;174(12):1633-1646.
  • Leach MJ, Kumar S. Cinnamon for diabetes mellitus. Cochrane Database Syst Rev. 2012

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.