Por que aparecem as manchas de nascimento?
Não é algo raro que os recém-nascidos apresentem manchas vermelhas ou cravinhos que desaparecem após algumas semanas depois do parto. No entanto, existem manchas de nascimento que não desaparecem com o tempo e até mesmo podem se intensificar com a idade.
Na maioria dos casos, as manchas de nascimento não representam problema de saúde, mas sim podem gerar efeitos na aparência, dependendo de suas características. Somente em poucas vezes essas marcas aumentam o risco de sofrer câncer de pele ou outras doenças.
Existem muitas falsas crenças com relação a estas manchas. Há quem pensa que isso é um efeito de algum desejo da mãe ou que são produzidas porque ela consumiu morangos durante a gestação. Essas afirmações, ou outras similares, não têm nenhum fundamento.
O que são as manchas de nascimento?
São chamadas manchas de nascimento as alterações na cor da pele de um recém-nascido. Algumas vezes essas manchas se formam durante a gestação e outras vezes aparecem alguns dias ou semanas após o parto. Além disso, acredita-se que 80% das pessoas nasce com alguma dessas marcas.
Algumas dessas marcas duram toda a vida e outras simplesmente desaparecem com o tempo. O certo é que sem importar seu tamanho, localização, cor ou forma, sempre é necessário consultar com o pediatra para que as examine e determine se são inofensivas ou não.
Muitas dessas manchas, especialmente as de cor café, são pouco perceptíveis nos primeiros meses do bebê. Nessa etapa costumam ter um tom mais claro e por isso passam desapercebidas. O comum é que se tornem mais escuras com o tempo. No entanto, existem diferentes tipos de manchas, que têm outras características.
Saiba tudo sobre as: Manchas brancas na pele – por que aparecem?
As manchas pigmentadas
Existem basicamente dois tipos de marcas de nascimento: as pigmentadas e as vasculares. Por sua vez, dentro desses dois grandes grupos existem alguns subgrupos com características diferenciadas. Dentro das manchas pigmentadas pode-se encontrar as seguintes:
- Manchas de cor café com leite. São as mais comuns, aparecem em qualquer parte do corpo e às vezes se multiplicam à medida que a criança cresce. Se são várias e têm um tamanho maior que 0,5 centímetros, pode se tratar de um caso de neurofibromatose.
- Manchas mongólicas. São de cor cinza azulado e frequentemente são localizadas nos glúteos ou na zona lombar. Além disso, são mais frequentes nas peles escuras e quase sempre desaparecem na idade escolar.
- Pintas. As pintas que surgem ao nascer são chamadas nevos congênitos e permanecem toda a vida. São de cor marrom, torrado ou preto; ademais, podem ser planas ou protuberantes e conter cabelo. Se são muito grandes, em alguns poucos casos podem se converter em câncer.
As manchas vasculares
As manchas vasculares se caracterizam por terem tons que vão desde o rosa até o violeta, dependendo do subtipo. As mais comuns são as seguintes:
- Máculas. São as manchas vasculares mais comuns e geralmente aparecem nas pálpebras, no nariz, no lábio superior e na parte posterior da cabeça ou do pescoço. Têm uma cor vermelha tênue e quase sempre desaparecem antes dos 2 anos.
- Hemangiomas. Podem ser superficiais ou profundos. Os superficiais são de cor vermelha brilhante e os profundos têm um tom azulado. Além disso, o mais comum é que desapareçam entre os 5 e 9 anos de vida. Costumam aparecer na cabeça ou no pescoço.
- Mancha tipo “vinho do Porto”. Aparecem principalmente no rosto, no pescoço, nos braços ou nas pernas. Ademais, são similares ao tom do vinho do Porto e costumam escurecer e engrossar com o tempo se não forem tratadas. Nunca desaparecem espontaneamente.
Não deixe de ler: Pintas vermelhas, como retirá-las?
Por que as manchas de nascimento aparecem?
A ciência desconhece as razões precisas do aparecimento das manchas de nascimento. Tampouco se sabe por que desaparecem ou se mantêm no tempo. No caso das manchas pigmentadas, sabe-se que obedecem a um acúmulo de melanócitos em uma determinada área da pele.
O que ocorre nesses casos é que existe mais melanina do que deveria ter e a pele aparenta esse acúmulo. Ademais, são de diferentes tons devido à profundidade da pele na qual se encontram.
As manchas vasculares, por outro lado, devem-se a uma formação incorreta dos vasos sanguíneos. Às vezes existe maior quantidade desses vasos em uma área ou são mais largos que o normal.
É claro que, ante a dúvida, a recomendação é sempre consultar o pediatra. O profissional saberá definir se é uma mancha que requer outros estudos ou não. Somente poucos casos precisam complexidade para chegar ao diagnóstico.