Após polêmica por Gretchen aparecer nas redes com peito e braços peludos, médico explica as causas desse fenômeno

Você sabe quais as possíveis causas para que uma mulher tenha o peito e os braços peludos? Um especialista explicou cada uma após a polêmica gerada pela cantora Gretchen.
Após polêmica por Gretchen aparecer nas redes com peito e braços peludos, médico explica as causas desse fenômeno

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 08 junho, 2022

Gretchen é uma figura amplamente conhecida que sempre fez sucesso na internet. Recentemente, a cantora tem sido alvo de diversos comentários por ter postado um vídeo no Instagram no qual aparece tomando sol de biquíni. Contudo, o que gerou polêmica foi o fato de ela estar com o peito e os braços peludos e tingidos de loiro.

Como não é comum vermos mulheres com pelos na região do colo, a foto deu o que falar. No entanto, de acordo com os especialistas, isso não significa que necessariamente existe algo de errado.

A explicação por trás de uma mulher estar com o peito e os braços peludos

De acordo com o endocrinologista Alexandre Hohl, presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBem), existem três motivos principais para o crescimento excessivo de pelos nas mulheres: fatores genéticos, doenças associadas e uso indevido de hormônios.

Alexandre afirma que não é possível definir a causa exata para o crescimento dos pelos de Gretchen observando apenas a foto. Para entender os motivos e oferecer um diagnóstico, é preciso conhecer o histórico familiar e os hábitos de vida da cantora.

Como já mencionamos, a primeira causa para que uma mulher apresente o peito e os braços peludos é a genética. O especialista esclarece que a ascendência árabe ou de regiões ibéricas (como Portugal e Espanha) costuma trazer consigo a característica de uma maior presença de pelos na mulher. Essa condição é conhecida como hipertricose ou “síndrome do lobisomem”, sendo o crescimento desses pelos uma situação natural.

Outra possibilidade para o caso de Gretchen é o hirsutismo. Trata-se de uma condição que provoca o crescimento excessivo de pelos em áreas que são mais comuns nos homens, como rosto, ombros, peito, abdome inferior, costas e parte interna da coxa. O hirsutismo é causado pela presença de doenças que elevam o nível de hormônios masculinos no corpo da mulher.

“Câncer de ovário, câncer suprarrenal ou síndrome dos ovários policísticos podem levar ao aumento de pelos nas mulheres em regiões onde os pelos são mais comuns nos homens, pois essas doenças aumentam nas mulheres os níveis de hormônios derivados da testosterona”, explica o médico.

A terceira possível causa para que a mulher apresente o peito e os braços peludos, de acordo com o especialista, é o uso do hormônio testosterona, que, segundo Alexandre, é um “fenômeno avassalador” e “totalmente errado“.

Algumas mulheres usam gel com testosterona ou implantes com esse hormônio e um dos efeitos colaterais é o aumento de pelos no corpo”, ele comenta. O médico também alerta que o uso desse hormônio sem acompanhamento médico pode provocar outros efeitos colaterais nas mulheres, tais como crescimento do clitóris, engrossamento da voz, aumento da oleosidade da pele, surgimento de acne e a queda de cabelo.

“Se a mulher nunca teve pelos em excesso, não está usando nenhum tipo de hormônio e observa o crescimento deles, a orientação é procurar por um médico para investigar as possíveis causas”, afirma Alexandre.

Alguns dias depois, Gretchen voltou às redes sociais para rebater as críticas recebidas por sua postagem de biquíni: “Já que meus pelos são o assunto do momento, aí vai um close deles para vocês. Chora nesses pelos sensuais“, escreveu a cantora.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.