Por que você deveria colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar?

A pimenta-do-reino tem usos que vão além de melhorar o sabor das receitas na cozinha. Você sabia que e possível colocá-la na máquina de lavar para complementar a lavagem? A seguir, vamos contar como ela pode ajudar a cuidar das roupas.
Por que você deveria colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar?

Última atualização: 22 Julho, 2021

Quem nunca presenciou o lento desbotamento das cores das roupas novas depois de algumas lavagens pode se considerar alguém de sorte. De qualquer forma, este é um problema que costuma variar de acordo com o tipo de tecido e os cuidados recebidos. Mas afinal, por que você deveria colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar?

De acordo com a sabedoria popular, incluir esse tempero na lavagem pode ajudar a preservar as cores. Assim, se virar as roupas do avesso não funcionar, ou se usar produtos específicos também não funcionar, esta pode ser considerada uma opção. A seguir, vamos falar mais sobre o assunto.

Por que colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar?

Durante muitos anos, a pimenta-do-reino foi usada como adjuvante para promover a remoção de resíduos dos produtos para lavar as roupas. Dados anedóticos relatam que esse tempero atua como uma “lixa” dentro da máquina de lavar. Por isso, além do seu uso como condimento, esta pode ser uma boa opção para o cuidado das roupas.

Em particular, diz-se que as suas propriedades ajudam a manter a cor original das roupas coloridas. Há até mesmo quem afirme que ela ajuda as roupas a ficarem menos amassadas. Cabe ressaltar que as cores mais beneficiadas por esse ingrediente são as escuras, tais como azul ou preto. Que tal experimentar?

Você deve ter em mente que este é um truque popular e, portanto, não há certeza de que vá funcionar. Ainda assim, você pode experimentar na próxima vez em que lavar roupas coloridas. Evite usá-la em roupas brancas ou claras, pois podem surgir manchas indesejáveis.

Colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar

Como a pimenta-do-reino deve ser adicionada à máquina de lavar?

É provável que você tenha curiosidade de experimentar este interessante truque de lavagem. No entanto, isso deve ser feito corretamente para evitar possíveis inconvenientes. No espaço a seguir, vamos contar qual é o passo a passo para que você faça o processo da forma mais eficiente.

  • Preparar o ingrediente: primeiramente, é preciso moer a pimenta-do-reino o máximo possível. Ou seja, fazer com que se torne um pó.
  • Condicionar as roupas com o tempero: assim que o tempero estiver pronto, ele deve ser incorporado na área de lavagem. Recomenda-se cerca de duas colheres de sopa.
  • Preparar a máquina: para terminar, basta ligar a máquina de lavar e utilizar os programas habituais. Os resíduos serão removidos com a lavagem. Quando a lavagem terminar, você poderá estender as roupas da forma habitual.

Recomendações finais para conservar as cores das roupas

Colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar não é o único método para conservar as cores das roupas por mais tempo. Atualmente, há detergentes e produtos fabricados para esse mesmo propósito. No entanto, se você preferir métodos naturais, há outros truques interessantes:

  • Para manter viva a cor das suas roupas favoritas, adicione 1/4 de xícara de sal para cada litro de água fria. Em seguida, coloque as roupas e deixe-as de molho durante a noite. Finalmente, lave como de costume.
  • Lembre-se de sempre ler as etiquetas de cada peça. Dependendo do tipo de tecido, é sugerido um tipo específico de lavagem. Seguindo as recomendações, você poderá conservar as cores por mais tempo.
  • Caso as peças desbotem, lave-as à mão, separadas das demais. Além disso, coloque-as de molho em um pouco de água com vinagre branco antes de lavar.
  • Tente utilizar a lavagem a frio, pois a água quente pode causar a descoloração de alguns tipos de roupa.
  • Para cuidar tanto da cor quanto da qualidade dos tecidos, adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio ao ciclo de lavagem. Este ingrediente tem função semelhante à da pimenta-do-reino. Se, além disso, você também estiver buscando maciez, adicione 1 xícara de vinagre branco.
Roupa suja

O que devemos lembrar sobre esses truques de lavagem?

Tanto a pimenta-do-reino quanto outros ingredientes naturais parecem ajudar a complementar a lavagem das roupas. No entanto, é preciso considerar que estes são truques com origem na sabedoria popular e, portanto, não há certeza de que funcionem. De qualquer forma, eles podem ser testados de acordo com as instruções indicadas.

Se você decidir colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar, lembre-se de que isso deve ser feito na hora de lavar as roupas escuras. Ela não é recomendada para roupas brancas, pois pode causar manchas. E então, esse truque funcionou na sua casa? Conte-nos como foi a sua experiência!

Pode interessar a você...
5 dicas para lavar um edredom
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 dicas para lavar um edredom

Lavar o edredom requer certos cuidados, pois ele é um companheiro inseparável em cada etapa do sono. Veja as melhores dicas para higienizá-lo.



  • Escuela Agrícola Panamericana. Pimienta negra. Honduras 1998.