Sua pele parece seca, você se sente cansada e está ganhando peso? Cuidado! Pode ser sua tireoide!
A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta que se localiza justamente na área da garganta, e sua importância está nas funções que desempenha para o bom funcionamento de todo o organismo.
Ela contém uma proteína conhecida como tiroglobulina, que se une ao iodo para formar hormônios responsáveis por regular os trabalhos dos órgãos, tecidos e das células.
Os problemas na tireoide acontecem quando a tiroglobulina tem dificuldades para se unir ao iodo, o que faz com que a produção de hormônio caia.
Isso, é claro, cria um desequilíbrio total na saúde do corpo já que, por exemplo, essas secreções são as responsáveis pela atividade do metabolismo e pela capacidade para transportar o oxigênio até as células do corpo.
Ainda que exista diversas patologias relacionadas à tireoide, a que mais afeta as pessoas é a conhecida como hipotireoidismo. Trata-se de uma condição na qual a segregação hormonal é reduzida e ocorrem mudanças negativas no corpo que é preciso controlar.
Estima-se que 80% das pessoas com problemas nas tireoides sofrem de algum grau de hipotireoidismo. Os outros 20% se distribuem entre aqueles que sofrem de nódulos na tireoide e hipertireoidismo, que é o contrário do hipotireoidismo, já que nesse caso ocorre devido à excessiva atividade da glândula.
Grande parte da população ainda desconhece que sofre problemas tireóideos e costumam confundir seus sintomas com o de outras doenças comuns. O problema é que, se não tratada, pode levar a consequências muito graves e, em casos extremos, induzir um coma ou causar a morte.
Quais são os sintomas de um problema na tireoide?
Para diagnosticar a tempo um problema tireóideo é essencial escutar seu corpo e prestar atenção aos possíveis sinais que ele dá.
Ainda que os sintomas possam variar de pessoa para pessoa e em função do tipo de alteração que estejam sofrendo, na maioria dos casos são mais contundentes os que anunciam o hipotireoidismo.
Veja também: Plantas medicinais para regular e cuidar de sua tireoide
Fadiga
Sentir baixos níveis de energia e falta de entusiasmo é um dos primeiros sinais dessa doença. Apesar disso ocorrer por outras razões também, é bom dar importância quando for de maneira recorrente.
Para ficarmos mais seguros antes de acender o sinal de alerta é preciso considerar algumas diferenças.
Quando a fadiga se deve a uma condição da tireoide, em primeiro lugar, é difícil manter as energias durante o momento em que realizamos atividades cotidianas.
Se a função da tireoide diminui, também diminuem as forças físicas e mentais para assumir cada trabalho do dia.
Peso corporal
O aumento de peso corporal ocorre devido à diminuição da atividade do metabolismo. Se de repente ganhamos quilos ou temos dificuldades para perdê-los, apesar de fazer exercícios ou manter uma boa alimentação, é melhor consultar um especialista.
Por outro lado, se acontece o contrário, não devemos pensar que é um milagre ou um benefício. Apesar de ser bom perder peso, perdê-lo por excesso da função tireoidiana implica em alguns riscos aos quais é preciso prestar muita atenção.
Recomendamos ler: 5 conselhos chave para perder peso e não recuperá-lo
Danos na pele e no cabelo
Quando acontecem mudanças de clima bruscas é comum que a pele e o cabelo percam sua umidade e comecem a secar.
Se essa não parece ser a origem, é provável que exista alguma dificuldade com a função da tireoide. Neste caso, a pele parece opaca, seca e áspera, e o cabelo tende a se enfraquecer e cair.
Prisão de ventre
Ao reduzir a atividade hormonal da glândula, todos os processos biológicos do organismo ficam lentos e os sistemas têm dificuldades para desenvolver suas funções.
No que se refere ao sistema digestivo, começa a haver dificuldades para absorver corretamente os nutrientes dos alimentos, assim como para eliminar os resíduos por meio do trato digestivo.
Incômodos na garganta
Quando a glândula tireóidea é afetada por algum transtorno é comum que também inflame ou aumente.
Uma vez que isso acontece, a pessoa pode experimentar sintomas como:
- Dor e mal-estar.
- Rouquidão.
- Inchaço no pescoço.
- Roncos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ross, D. S., Burch, H. B., Cooper, D. S., Greenlee, M. C., Laurberg, P., Maia, A. L., … Walter, M. A. (2016). 2016 American Thyroid Association Guidelines for Diagnosis and Management of Hyperthyroidism and Other Causes of Thyrotoxicosis. Thyroid. https://doi.org/10.1089/thy.2016.0229
- Riaz, S. H., Khan Assir, M. Z., Jawa, A., & Akram, J. (2016). Thyroid nodule. In Thyroid Disorders: Basic Science and Clinical Practice. https://doi.org/10.1007/978-3-319-25871-3_13
- The Association for Clinical Biochemistry, British Thyroid Association, & British Thyroid Foundation. (2006). UK Guidelines for the use of thyroid function tests [PDF]. Consultant.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.