Seu parceiro ama ou usa você?

No momento em que surge a dúvida se seu parceiro ama ou usa você, todos os seus alarmes devem soar. Neste artigo, falaremos sobre diferentes casos em que isso se aplica.
Seu parceiro ama ou usa você?

Última atualização: 16 Fevereiro, 2021

Você se pergunta se o seu parteiro ama ou usa você? Nesse caso, algo não vai bem no seu relacionamento. Quando certas perguntas surgem em sua cabeça, geralmente, quase sempre, é porque você viu ou sentiu algo fora do normal.

É verdade que às vezes pode ser devido à uma má interpretação ou mal-entendido, mas mesmo assim, fique atento. Você deve priorizar o seu bem-estar acima do da outra pessoa.

A linha que separa o amor de usar o outro é muito tênue, às vezes. Portanto, neste artigo, fornecemos as chaves necessárias para que você aprenda a reconhecer esse tipo de pessoa.

Vamos nos aprofundar.

Ama ou usa você para conseguir amor?

Homem preocupado porque não tem certeza se ama ou usa a sua mulher

Leia também: Como reconhecer e evitar a manipulação emocional do seu parceiro

Às vezes, um parceiro pode usar você para conseguir amor. Por meio de manipulações, chantagem emocional ou vitimização, evitará a todo custo que você termine o relacionamento, para não enfrentar o medo da solidão.

Isso costuma acontecer quando há uma forte dependência emocional. Nesses casos, você precisa se perguntar se o outro está com você porque o ama ou porque tem medo de ficar sozinho.

Outras vezes, seu parceiro pode usá-lo para fins específicos. Alguns usam o novo companheiro sentimental para fazer ciúmes no antigo relacionamento, para obter recompensas financeiras ou até mesmo para conseguir um emprego.

É importante que você aprenda a reconhecer esse tipo de pessoa, porque podem ser perigosos. Eles se aproximarão de você pensando que podem manipulá-lo ou que você é uma pessoa com uma personalidade fraca. Mantenha-se alerta e fique longe deles tanto quanto possível.

Não me ama, me machuca

Existem outros motivos que podem levar você a se perguntar se seu parceiro realmente o ama ou o usa. Estes motivos estão relacionados a ataques físicos e verbais, bem como as pequenas agressões.

Existem pessoas que não sabem amar ou que o fazem de forma nociva. Este grupo incluiria aqueles que usam outros como se fossem objetos, ou os chamados abusadores.

Alguém que maltrata o parceiro, por exemplo, busca sentir-se superior, autoritário, exercer um poder e desfrutar da sensação de submissão da outra pessoa. Esse é um comportamento prejudicial que mina a autoestima e a integridade de quem o sofre.

Diante de uma situação de violência de gênero ou doméstica, é importante pedir ajuda. Fale com a sua família e amigos mas, acima de tudo, não se isole. É o que o agressor procura: deixar você sem apoio.

Relações onde o amor não está presente

Pessoas com dúvidas em seu relacionamento

Se você pensa que não sabe se seu parceiro te ama ou te usa, é por algum motivo. Em geral, os seres humanos são capazes de detectar quando algo está errado, mesmo que não queiram perceber a princípio.

Pode ser que seu parceiro, simplesmente não esteja mais apaixonado, mas continue com você porque você o sustenta. Além disso, pode ter decidido não se separar por medo de não ver mais seus filhos. Nestes casos, é importante se abrir.

Se não existe amor, mas existe respeito, é possível manter um bom relacionamento. Vocês podem se divorciar ou se separar e continuar apoiando um ao outro, tanto a nível familiar (quando se têm filhos juntos), quanto economicamente (ajudar o outro a encontrar trabalho para que possa se sustentar).

Não fique com quem não te respeita

Com exceção do caso anterior, em que o “uso” não precisa ser baseado em más intenções, se você acha que seu parceiro está usando você, tome uma atitude. Você não merece que te tratem dessa forma.

Você é um ser humano e, como tal, precisa ser amado de forma real, sem segundas intenções. Ainda que você ame a outra pessoa, pense bem, você realmente gostaria disso para seu melhor amigo ou amiga? Para seu irmão ou irmã?

Às vezes, observar as coisas de fora ajuda a ter perspectiva diante de uma situação difícil. O que fica claro é que, seja como for, essa pessoa está pensando em si mesma e não no mal que pode fazer a você. Portanto, só está em suas mãos impedi-la de prosseguir com seus planos.

Pode interessar a você...
7 elementos dos quais todo casal precisa além do amor
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 elementos dos quais todo casal precisa além do amor

O ingrediente principal para um relacionamento é o amor. Apesar de ser o mais importante para qualquer relação, todo casal precisa de outros elemen...