Os benefícios de consumir agrião

6 de novembro de 2019
De acordo com informações publicadas em SELF Nutrition Data, uma xícara de 34 gramas de agrião tem somente 3 calorias.

O agrião é uma planta originária da Europa e da Ásia Central, característica por se tratar de um dos vegetais mais antigos consumidos pelo ser humano. Rico em iodo, ferro e vitaminas A, C e E, o agrião foi utilizado em diferentes culturas como estimulante e também como diurético.

Hoje em dia, o consumo de agrião se difundiu no mundo todo, em particular, pelos benefícios que pode proporcionar ao organismo graças a suas propriedades. De fato, o alimento apareceu como número um na lista de frutas e verduras Powerhouse dos Centros para o Controle de Doenças dos EUA.

Normalmente, é incluído como ingrediente em saladas, mas também pode ser usado em outros pratos graças à sua versatilidade.

A seguir, vamos apresentar quais são as principais características do agrião e suas implicações no corpo humano.

Por que é recomendável consumir agrião?

A base de uma boa saúde está na manutenção de uma dieta equilibrada na qual é fundamental incluir alimentos naturais e com boas propriedades. Nesse sentido, o agrião pode ser um bom aliado. Trata-se de um produto completo e nutritivo que pode oferecer interessantes benefícios à saúde.

De fato, de acordo com um estudo publicado na revista científica BMC Genomics, esses benefícios do consumo de agrião surgem como consequência da presença de fitonutrientes no alimento.  Os fitonutrientes são substâncias que são encontradas nos alimentos de origem vegetal. Não se trata de nutrientes essenciais para a vida, mas têm efeitos positivos sobre o organismo.

Um estudo publicado em SpringerPlus determinou que o agrião é rico em compostos flavonoides e outros pigmentos de ação antioxidante. No total, em suas folhas foram identificados 14 compostos fenólicos, entre os quais se destacam o ácido cumárico e seus derivados, o ácido catarárico e os derivados de quercetina, que estavam presentes em quantidades mais altas.

Mas quais efeitos esses elementos têm sobre o organismo? A seguir, vamos dar mais detalhes.

1. Antioxidante

Costuma-se recomendar consumir com frequência frutas, verduras e vegetais para ajudar a fortalecer a saúde em geral, especialmente pela presença de antioxidantes nesses alimentos. O agrião, nesse sentido, pode ser uma ótima opção.

Os antioxidantes são substâncias que, em baixíssimas concentrações, têm a capacidade de retardar o processo de oxidação molecular por meio de sua própria oxidação.

Os antioxidantes naturais, presentes em alimentos como o agrião, podem ajudar a prevenir o chamado estresse oxidativo que acontece com todas as células do corpo com o passar do tempo.

Uma pesquisa publicada por meio de Acta Poloniae Pharmaceutica destacou que o agrião mostra uma atividade antioxidante relevante.

Recentemente, os profissionais da Faculdade de Ciências Químicas da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla quiseram avaliar de novo a ação antioxidante do agrião, obtendo bons resultados e demonstrando a efetividade do produto.

2. Baixo em calorias

De acordo com informações publicadas em SELF Nutrition Data, uma xícara de 34 gramas de agrião tem somente 3 calorias. Desse modo, quando a pessoa está seguindo uma dieta de emagrecimento, o agrião costuma ser uma alimento recomendado. Isso se deve ao fato de que é um bom complemento para alcançar o peso desejado.

É fundamental considerar que o agrião não pode substituir outros alimentos com propriedades diferentes que também incidam no organismo. Se uma boa dieta não for seguida, e em específico em casos em que se busca perder peso, a saúde pode ser gravemente afetada.

Para evitar isso, é importante sempre contar com o conselho de um profissional. Nesse caso, quando se trata de estabelecer dietas restritivas.

Leia também: Vitaminas saudáveis que melhoram a visão

3. Fortalece o sistema imunológico

Cada porção de 34 gramas de agrião contém até 15 mg de vitamina C. Devido a isso, seu consumo também é benéfico para as pessoas que têm um sistema imunológico debilitado.

Assim como explicam os profissionais do Journal of Leukocyte Biology, a vitamina C ajuda a aumentar a produção de glóbulos brancos e, portanto, pode incidir na proteção de nossas defesas.

Descubra: 3 melhores formas de aproveitar as frutas

Como incluir agrião na dieta?

Por seu particular sabor e versatilidade, o agrião pode ser incluído de muitas formas na dieta regular. Geralmente, costuma-se recomendar o consumo de agrião cru ou ao vapor, com o objetivo de manter o produto natural. 

No entanto, é possível prepará-lo de formas muito diversas, sem que isso afete a forma de absorver os nutrientes pelo organismo. Assim, é possível incluir o agrião em:

  • Com ovo.
  • Saladas.
  • Em sopas.
  • Em sanduíches.

Experimente opções diferentes de pratos e descubra os que você mais gosta. Comer comida real e saudável tem efeitos muito positivos no organismo.

  • Di Noia, J. (2014). Defining powerhouse fruits and vegetables: A nutrient density approach. Preventing Chronic Disease11(6). https://doi.org/10.5888/pcd11.130390
  • Voutsina N, Payne AC, Hancock RD, et al. Characterization of the watercress (Nasturtium officinale R. Br.; Brassicaceae) transcriptome using RNASeq and identification of candidate genes for important phytonutrient traits linked to human health. BMC Genomics. 2016;17:378. Published 2016 May 20. doi:10.1186/s12864-016-2704-4
  • Bahramikia, S., & Yazdanparast, R. (2010). Antioxidant Efficacy of Nasturtium officinale Extracts Using Various In Vitro Assay Systems. JAMS Journal of Acupuncture and Meridian Studies3(4), 283–290. https://doi.org/10.1016/S2005-2901(10)60049-0
  • Scielo, http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1810-634X2008000100005