Os 7 exercícios que mais emagrecem

Além de escolher um exercício ou outro, o importante na hora de perder de peso é ser consistente e, acima de tudo, combiná-los com uma dieta equilibrada
Os 7 exercícios que mais emagrecem
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 11 outubro, 2022

Você provavelmente acha que o melhor esporte para perder peso é a corrida. Ainda que tenha muitas qualidades e ajude a perder peso… não é o único. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os 7 exercícios que mais emagrecem.

Existem exercícios que podem ser ainda mais benéficos em sua busca para ter um corpo esbelto em um curto espaço de tempo. Nesse artigo, vamos revelar quais são as rotinas mais eficazes.

Não perca!

Os benefícios da corrida

O exercício que está mais em alta nestes dias é correr. É simples e não precisa de mais do que bons tênis. Você pode praticar em um parque e não gastar um centavo. Um minuto de corrida a 8 km/hora queima 8 calorias.

  Quanto mais rápido nós formos mais gordura eliminamos. A regra é simples.

No entanto, muitas pessoas não gostam muito de correr, mesmo que saibam que é bom para a saúde. Estudos recentes afirmam que, embora seja uma boa disciplina há outros que vencem.

Segundo o diretor da National Strength and Conditioning Association em Nova York, Harold Gibbons, “são queimadas mais calorias em um treinamento de peso de alta intensidade do que correndo”.

Na verdade, a perda de peso tem a ver com o esforço feito, a massa muscular, o peso e a altura. E, claro, da idade de cada atleta.

O melhor exercício para a perda de gordura é o aeróbico. Ele tem de ser de longa duração (uma hora) e de baixa intensidade. Por exemplo, a dança ou o step.

Qual esporte é mais eficaz para a perda de peso?

Sabemos que a corrida é um bom exercício se você quiser perder peso, mas podemos construir uma lista ou ranking com os exercícios mais recomendados por médicos e treinadores:

Exercícios que mais emagrecem: Kettlebell

O Kettlebell é uma bola com uma alça que permite trabalhar os quadríceps e as coxasPermite a prática de exercícios de vitalidade e energia para o coração. Pode queimar até 20 calorias por minuto e aumentar o ritmo cardíaco em até 93%.

Pode-se fazer no máximo 20 minutos por dia.

O balanço com o Kettlebell (que vêm em diferentes tamanhos) é bastante difícil, porque não estamos habituados a este movimento. É ideal para eliminar a gordura da barriga, tonificar os braços e dar força às pernas.

Essas bolas permitem perder até 300 calorias em uma rotina de meia hora.

Exercícios que mais emagrecem: remo
Pessoas praticando remo para emagrecer

Um adulto com 84 kg pode queimar cerca de 400 calorias a cada meia hora se remar vigorosamente. Isso significa 12,5 calorias por minuto (aproximadamente).

Trabalha, sobretudo, os músculos dos braços, costas e pernas, embora seja um treino geral e completo.

Por sua vez, é perfeito para a resistência cardiovascular. Fortalece os quadríceps e os dorsais. É excelente para a perda de peso e para ajudar a desenvolver a flexibilidade e a força.

Não é preciso ter um caiaque para remar, pois em muitas academias existe um dispositivo que simula o exercício.

Exercícios que mais emagrecem: burpees
Homem fazendo burpees para emagrecer

Este exercício é muito difícil e cansativo, mas vale a pena. Ele permite a queima de quase 2 calorias por repetição. O ideal seria realizar 10 a cada 60 segundos (14 calorias a menos).

Também serve para acelerar o metabolismo. Recomenda-se fazer o burpees com progressões simples, pois é uma técnica complexa. Ele trabalha vários músculos ao mesmo tempo e queima muitas calorias.

A fim de ter efeitos maiores, recomenda-se fazê-lo dentro de um circuito ou uma sequência de exercícios. Em um treinamento de uma hora é aconselhado fazer 15.

Exercícios que mais emagrecem: pular corda
Mulher pulando corda para emagrecer

Uma intensidade moderada permite fazer cerca de 100 a 120 pulos por minuto, que queima 13 calorias. A coisa boa sobre pular é que trabalha mais grupos musculares do que correr.

Também ajuda a melhorar a coordenação, equilíbrio e as habilidades com as munhecas.

Não só tem vantagens musculares, mas também reduz o risco de doenças cardíacas, osteoporose, depressão, ansiedade e hipertensão…

E você só precisa de uma corda!

Exercícios que mais emagrecem: andar de bicicleta
Andar de bicicleta para emagrecer

Embora qualquer passeio de bicicleta possa ajudar, o melhor é o de montanha. Em uma hora de pedalada pode-se queimar 1500 calorias (25 por minuto).

Os especialistas também sugerem que você não precisa morar em um vale para desfrutar dos benefícios deste exercício.

A bicicleta fortalece os músculos das pernas (e os emagrecem) e melhora a respiração e os batimentos cardíacos.

Exercícios que mais emagrecem: crossfit
Homem praticando cross fit para emagrecer

É um dos exercícios da moda e tem suas origens no treinamento militar dos Estados Unidos. Uma só aula pode queimar muitas calorias e também tem a característica de que cada pessoa marca seu próprio ritmo.

É constituído por uma rotina com uma série de exercícios usando alguns acessórios.

É necessário que a atividade seja supervisionada por um especialista e comece aos poucos, pois a intensidade é bastante elevada.

Fazer crossfit (também conhecido como treinamento funcional) duas a três vezes por semana melhora a força e a resistência.

Exercícios que mais emagrecem: agachamentos
Agachamentos para emagrecer

É um exercício conhecido por todos, mas há quem ainda desconheça suas vantagens. Permite queimar 13 calorias por minuto, em média, mas para dar resultado, deve ser exercitado por pelo menos meia hora.

Nesse período, você pode fazer 8 séries de 20 repetições cada uma com uma pausa de 45 segundos, em média.

Tonifica e emagrece as pernas, fortalece os glúteos e ajuda a melhorar a postura das costas. Se forem adicionados halteres, também trabalhará os braços.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Swift DL, Johannsen NM, Lavie CJ, Earnest CP, Church TS. The role of exercise and physical activity in weight loss and maintenance. Prog Cardiovasc Dis. 2014;56(4):441–447. doi:10.1016/j.pcad.2013.09.012
  • Hespanhol Junior LC, Pillay JD, van Mechelen W, Verhagen E. Meta-Analyses of the Effects of Habitual Running on Indices of Health in Physically Inactive Adults. Sports Med. 2015;45(10):1455–1468. doi:10.1007/s40279-015-0359-y
  • Hespanhol Junior LC, Pillay JD, van Mechelen W, Verhagen E. Meta-Analyses of the Effects of Habitual Running on Indices of Health in Physically Inactive Adults. Sports Med. 2015;45(10):1455–1468. doi:10.1007/s40279-015-0359-y
  • Fortner HA, Salgado JM, Holmstrup AM, Holmstrup ME. Cardiovascular and Metabolic Demads of the Kettlebell Swing using Tabata Interval versus a Traditional Resistance Protocol. Int J Exerc Sci. 2014;7(3):179–185. Published 2014 Jul 1.
  • Trecroci A, Cavaggioni L, Caccia R, Alberti G. Jump Rope Training: Balance and Motor Coordination in Preadolescent Soccer Players. J Sports Sci Med. 2015;14(4):792–798. Published 2015 Nov 24.
  • Oja, P., Titze, S., Bauman, A., de Geus, B., Krenn, P., Reger-Nash, B., & Kohlberger, T. (2011). Health benefits of cycling: A systematic review. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports. https://doi.org/10.1111/j.1600-0838.2011.01299.x

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.