Os 5 melhores chás para aliviar a tosse

A hortelã é excelente para dissolver o muco, o limão é um antibiótico muito eficaz, enquanto o tomilho é um excelente antimicrobiano. Confira os 5 melhores chás para aliviar a tosse. 

Gostaríamos que tudo fosse diferente, mas a verdade é que poluição está causando estragos em nossa saúde. Uma das suas consequências é o aparecimento de tosse irritante, sem motivo aparente. Além disso, geralmente é acompanhada por um estranho muco de cor escura.

Ambos constituem uma reação do corpo perante a entrada de um elemento visto como inimigo. Portanto, o corpo produz esses espasmos e fluidos. Desta forma, você deve tentar garantir que a poeira e substâncias nocivas causem o menor dano possível.

No entanto, é claro que a tosse também surge com resfriados e infecções na área. Essas circunstâncias são típicas de mudanças na temperatura, de um sistema imunológico enfraquecido ou da propagação de um vírus. De qualquer forma, existem infusões que nos ajudam a acabar com a tosse e com o muco. Conheça-as!

Quais são os melhores chás para aliviar a tosse?

1. Infusão de tomilho

Infusão de tomilho para aliviar a tosse

Os cantores e os profissionais que usam muito sua voz costumam recorrer ao chá de tomilho. Não é de admirar, uma vez que esta infusão proporciona muitos benefícios para as afecções do aparelho vocal e dos pulmões.

É também um grande anti-inflamatório. Além de reduzir a dor, é muito curativo, pois ataca a raiz do problema.

Funciona como antibacteriano. Portanto, se você tiver um micróbio que está causando tosse, essa infusão tentará eliminá-lo.

Leia também: 5 infusões para tratar o hipotireoidismo

2. Chá de limão com mel e canela

Como dissemos em várias ocasiões, o limão é um antibiótico muito eficaz. No entanto, a acidez pode ser muito agressiva para se aplicar diretamente na angina.

Consequentemente, é melhor encontrar um aliado que suavize essa característicaO mel, além de reduzir a picada causada por cítricos, também possui uma enorme capacidade de lutar contra bactérias. Também funciona como uma capa protetora.

Por sua vez, a canela é um anti-muco perfeito. Ao mesmo tempo, reforça as propriedades dos outros ingredientes. Dessa forma esse é um dos melhores chás para aliviar a tosse e todos os restantes sintomas de doença respiratória.

3. Chá de hortelã

Chá de hortelã para aliviar la tos

Entre os chás para aliviar a tosse, o chá de hortelã é o rei. Especialmente quando você tem dificuldades para respirar. Isso se deve ao fato de que é um especialista na dissolução do muco.

Às vezes, a respiração torna-se dificultada porque é muito espessa. Assim, é mais complicado expulsar o muco, uma vez que se adere mais facilmente às vias respiratórias.

Claro, o chá de hortelã tem um grande poder para combater a inflamação e as infecções por trás desses sintomas. No entanto, se você quiser intensificar seus benefícios, recomendamos que adicione um pouco de canela.

Veja também: 6 remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças

4. Chá Rooibos com limão

Para aqueles casos relacionados com alergias, recomendamos chá de rooibos com limão.

Esta infusão é um anti-histamínico fantástico, por isso é um bom aliado para controlar as manifestações dessa doença.

Por outro lado, é rico em um conjunto de minerais que nos permitem fortalecer nosso sistema imunológico, por isso também é um ótimo complemento para resfriados e gripe.

5. Chá de gengibre com mel

Chá de gengibre com mel para aliviar a tosse

Os chás para aliviar a tosse  têm um sabor muito gostoso. O gengibre tem um toque picante que choca muitas pessoas, especialmente quando se trata de uma infusão. Mesmo assim, nós aconselhamos você a dar uma oportunidade a esse chá porque suas qualidades são inumeráveis.

Neste caso, seu valor como um anti-inflamatório chama a atenção. A velocidade da cura será maior e, portanto, o desaparecimento da dor será muito mais rápido.

Como acontece com as alternativas anteriores, favorece a dissolução do muco. Isso significa que estaremos agindo para nos recuperarmos de dentro para fora, uma questão essencial para combater a tosse.

Você pode usar esses chás para aliviar a tosse quer para uma condição crônica ou uma condição esporádica.

 Ao consumi-los, você não sofrerá efeitos colaterais, a menos que seja alérgico a qualquer um dos componentes. Uma boa opção é mantê-los em uma garrafa térmica e levá-la para tomar o seu chá ao longo do dia.

Recomendados para você