Os 5 melhores chás para aliviar a tosse

17 Novembro, 2020
A tosse leve pode ser aliviada de maneiras muito simples, como o consumo moderado de algumas bebidas hidratantes, tais como as opções que vamos propor abaixo.

Você gostaria de saber quais são os melhores chás para aliviar a tosse? Nesse caso, continue lendo, pois vamos revelar todos a seguir, assim como apresentar suas receitas. Não perca!

Antes de continuar, é necessário esclarecer que, embora seja muito irritante, a tosse é um ato, um mecanismo de defesa do corpo que ajuda a manter a garganta e as vias respiratórias afastadas de possíveis patógenos.

A boa notícia é que, quando a tosse é leve e pontual, pode ser facilmente aliviada com balas, infusões de ervas ou um umidificador de ambiente.

Os melhores chás para aliviar a tosse

A seguir, vamos apresentar os melhores chás que podem te ajudar a aliviar a tosse de forma natural. Conheça quais são essas deliciosas bebidas!

1. Infusão de tomilho

Infusão de tomilho para aliviar a tosse

Segundo algumas crenças, essa erva oferece muitos benefícios para doenças do aparelho fonador e dos pulmões. Portanto, existem cantores e profissionais que usam muito a voz que consomem chá de tomilho com certa regularidade.

  • Acredita-se que esse chá ajude a aliviar a dor e desinflamar a garganta.
  • Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição, o tomilho contém: zinco, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, tiamina, ferro, riboflavina, niacina, vitamina A, timol, carvacrol e cineol.

2. Chá de limão com mel e canela

A mistura de frutas cítricas, canela e mel é muito agradável para o paladar e, além disso, também pode ajudar a aliviar a tosse.

  • De acordo com crenças populares, o limão (devido ao seu teor de vitamina C) tem um efeito antibiótico que proporcionaria alívio.
  • Devido à sua textura macia, o mel pode ajudar a hidratar a garganta e aliviar a irritação.
  • Por sua vez, a canela é um ingrediente extremamente aromático, capaz de contribuir para o relaxamento.
  • Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição, a canela contém proteínas, ferro, cálcio, potássio, zinco, selênio, vitamina B6 e C.

Leia também: 5 infusões para tratar o hipotireoidismo

3. Chá de hortelã

Chá de hortelã para aliviar la tos

Entre os chás para aliviar a tosse, o de hortelã (Mentha spicata) é um dos mais conhecidos. Popularmente, a ele são atribuídas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, analgésicas, carminativas e estimulantes.

Pode ser apreciado sozinho, sem qualquer adição, ou pode ser combinado com um toque de limão ou uma fatia de laranja fresca. O resultado costuma ser aromático, refrescante e delicioso.

4. Chá Rooibos com leite

Como o chá Rooibos não contém cafeína, pode ser consumido a qualquer hora do dia, com um toque de leite. É uma opção muito reconfortante, pois muitas vezes é acompanhado por um toque de baunilha (que também é muito aromático).

  • Caso não queira adicionar leite, adicione algumas bebidas vegetais, como uma bebida de amêndoas. Embora você também possa saboreá-lo naturalmente.
  • Como já possui um certo toque doce, não é necessário adicionar mel ou outros adoçantes, mas se você quiser fazer isso, seria aconselhável ter moderação.

5. Chá de gengibre com mel

Chás para aliviar a tosse com gengibre

A simples mistura de gengibre e mel também pode ajudar a aliviar a tosse. Pode ser preparada com um pouco de gengibre fresco ralado e uma colher de chá de mel (ou menos, conforme a preferência). Em alguns casos, também podem ser adicionados um pouco de limão e canela.

  • Ao gengibre são atribuídas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antieméticas.

Sobre como fazer os chás para tosse

Para fazer qualquer um desses chás, é aconselhável colocar uma xícara de água para ferver. Para isso,você pode colocar a xícara ao micro-ondas por dois minutos e meio ou três (dependendo da potência), acrescentar o ingrediente (gengibre, tomilho, hortelã, etc.), tampar e deixar cozinhar alguns minutos (5 -7 aproximadamente).

Em seguida, retire a tampa e adicione o ingrediente adicional que desejar (um pouco de mel, suco de limão ou uma rodela de laranja) e consuma quando atingir uma temperatura suportável.

Veja também: 6 remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças

E se a tosse piorar?

Se a tosse piorar e for acompanhada por outros sintomas que começam a se intensificar cada vez mais, o ideal é consultar um médico para uma avaliação. Pode ser necessário iniciar um tratamento com expectorantes, supressores da tosse, mucolíticos ou antibióticos (conforme o caso).

Não é aconselhável consumir apenas essas bebidas para manter a saúde. É essencial incorporá-las a um estilo saudável, para que possam oferecer benefícios. Caso contrário, dificilmente poderão fornecer o que se espera delas.

Novamente, é importante lembrar que não é aconselhável consumir essas bebidas com açúcar e adoçantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a adição de açúcar aos preparados (em geral, incluindo infusões) pode ser prejudicial a longo prazo, pois contribui para o consumo excessivo.

  • Collingwood, R. G. (1993). Los principios del arte.
  • Lamas, A., de Valbuena, M. R., & Máiz, L. (2014). Tos en el niño. Archivos de Bronconeumología50(7), 294-300.
  • Salgado, F. (2011). El jengibre (Zingiber officinale). Revista internacional de acupuntura5(4), 167-173.
  •  Sánchez, J. A. P. (2013). CASO CLÍNICO: APLICACIÓN DE MIEL PARA EL TRATAMIENTO DE ÚLCERAS BASADO EN LITERATURA CIENTÍFICA. Hygia de enfermería: revista científica del colegio, (83), 48-55.