O que significa a cor branca?

O branco é a cor da paz, da pureza e da inocência. Mostramos como tem sido interpretado em diferentes culturas, sua transcendência e influência sobre a psicologia.
O que significa a cor branca?
Elena Sanz

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 01 agosto, 2023

O branco é uma cor acromática que contrasta com o preto. É construído através da fotorrecepção de luz intensa constituída pela frequência visível da luz ondulatória. Objetos brancos espalham a luz que os atinge (como um efeito de reflexo), o que os faz funcionar como um painel. Hoje falamos com você sobre o significado da cor branca e mostramos algumas de suas curiosidades.

O termo branco deriva do latim vulgar blancus, que por sua vez deriva do blank germânico, e este do proto-germânico blangkaz. Nessas línguas referia-se a algo deslumbrante ou brilhante. A raiz original é encontrada no proto-indo-europeu bhel. Mostraremos tudo o que deve saber sobre esta cor.

Características da cor branca

O branco é uma cor que muitas vezes vemos na natureza. Neve, nuvens, pedras e quartzo branco são apenas alguns lugares onde podemos encontrá-lo. A cor é capaz de refratar mais de 99,9% do comprimento de onda, por isso é um tom sem matiz. Ou seja, não absorve a luz, mas sim a dispersa.

Leia também:  O que significa a cor vermelha?

O melhor exemplo disso é encontrado nas calotas polares do Ártico. Elas são capazes de refletir até 80% dos raios do sol de volta ao espaço. As nuvens o fazem em cerca de 70%. Para se ter uma ideia, o azul dos oceanos reflete em média apenas 5%. Esta propriedade é cientificamente conhecida como albedo. A seguir, outras curiosidades da cor branca:

  • As nuvens são brancas porque os cristais de água e gelo que as compõem refratam a luz.
  • O giz branco é um tipo de calcário que se originou com o depósito milenar de microrganismos conhecidos como cocolitóforos.
  • O branqueamento das roupas é conseguido porque os produtos atacam os cromóforos, uma parte da molécula que absorve a luz. A fórmula age quebrando os laços que os compõem.
  • Na natureza, muitos animais trocam a pelagem durante o inverno para se camuflar. Algumas espécies de coelhos e raposas o fazem (entre outras).
  • Em grande parte do mundo, as mulheres usam branco no casamento como sinal de pureza e inocência.
  • É uma cor principal em muitas bandeiras: Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Coréia do Sul, Japão e outros.
  • A bandeira branca é o símbolo internacional de rendição ou trégua.
  • O termo mentira branca é usado para se referir a uma mentira inocente, muitas vezes expressa por polidez.
  • Desde os tempos antigos templos e igrejas são brancos. Prédios governamentais e outros lugares associados à nação também. Esta é uma tradição que é preservada hoje.
  • Na maioria dos países, o branco é a cor da paz (geralmente é representado na forma de uma pomba branca).
  • Desde o século IV a.C., o unicórnio tem sido simbolizado da cor branco brilhante (hoje ele é o animal nacional da Escócia).
  • Por estar associada à limpeza (veremos detalhadamente a seguir), é utilizada em produtos  ou espaços relacionadas à higiene: detergentes, hospitais e outros.
  • Foi uma cor tradicionalmente associada à monarquia.

Como você pode ver, o branco é uma cor essencial na forma como os humanos se relacionam com seu ambiente. Sua relação é mais explícita quando abordamos a cor a partir dos postulados da psicologia.

Significado da cor branca na psicologia

O significado da cor branca geralmente é bom
A cor branca é muitas vezes percebida como algo positivo, independente da cultura.

Alguns especialistas descobriram que o branco facilita a recuperação e aquisição de informações. Estudos e pesquisas mostraram os efeitos positivos da luz branca nas pessoas. Melhora o humor, facilita a concentração, regula o ritmo circadiano e aumenta a capacidade visual.

O significado da cor branca pode variar de acordo com a idade e o contexto. Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Pediatric Nursing em 2013 descobriu que as crianças sentem mais medo quando as enfermeiras usam uniformes brancos. Seus níveis de tensão diminuem quando usam uniformes azuis, rosa ou laranja.

Pesquisadores apontaram que as pessoas tendem a estabelecer uma relação direta entre moralidade com a cor branca e imoralidade com a cor preta. Isso tem múltiplas implicações na vida real (um político, uma empresa, um produto ou uma causa é valorizado por causa da cor principal que usam). Vejamos outros exemplos do significado da cor branca:

  • Quando o branco é usado em excesso, transmite uma sensação de solidão ou frieza (pense em um quarto pintado inteiramente de branco).
  • As pessoas valorizam os lugares brancos como mais seguros, formais e limpos.
  • Algumas pessoas podem ficar obcecadas com o branco. Por exemplo, aqueles que sofrem de brancorexia.
  • Como o branco pode acalmar o estado de espirito, é frequentemente usado na resolução de conflitos.

O fato de ser uma cor acromática não implica que sua influência seja menor nas pessoas. Tenha em mente que nem todos respondem com as mesmas reações, de modo que o acima exposto varia de acordo com as circunstâncias.

Significado da cor branca em diferentes culturas

O significado da cor branca é diferente para cada cultura
Devido à abundância da cor branca na natureza, sua importância sempre foi enorme em diversas culturas.

Para que hoje você se torne um especialista no significado da cor branca, deixamos algumas curiosidades do ponto de vista cultural. Estes complementam o que já foi exposto em torno da cor:

  • Junto com o vermelho e o preto, foi uma das cores mais utilizadas nas representações pictóricas dos primeiros homens.
  • Nos tempos antigos, era costume sacrificar animais brancos (como cordeiros) para expiar os pecados.
  • Os egípcios associavam a cor à deusa Ísis (seus sacerdotes usavam apenas branco).
  • Os gregos a associavam à cor do leite materno. Existem dezenas de mitos gregos em que o leite é uma substância essencial. O nome da nossa galáxia, Via Láctea, foi criado a partir de um deles.
  • Historicamente, pessoas com albinismo (doença na qual não há produção de melanina) foram rejeitadas pela maioria das sociedades. Esse comportamento também é comum em animais.
  • Até o século XVI, as viúvas dos reis da França usavam branco como sinal de luto.
  • Os peregrinos que viajam para Meca geralmente o fazem de branco (a Grande Mesquita de Meca é predominantemente branca).
  • Os papas da Igreja Católica usam branco desde 1556.
  • Acredita-se que a prática de enterrar os mortos envoltos em uma pano branco tenha motivado a associação da cor com fantasmas.
  • Na China, Coréia e outros países asiáticos, um tom específico de branco é usado como símbolo de luto.
  • Os membros da Ku Klux Klan geralmente usam mantos e capuzes brancos.

Com esta última apreciação encerramos nossos múltiplos significados da cor branca. Certamente agora você tem uma ideia diferente em relação a essa cor. Use-o levando em consideração tudo o que você aprendeu nas linhas anteriores.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Albert, N. M., Burke, J., Bena, J. F., Morrison, S. M., Forney, J., & Krajewski, S. Nurses’ uniform color and feelings/emotions in school-aged children receiving health care. Journal of pediatric nursing. 2013; 28(2): 141-149.
  • GHEORGHIȚĂ, C. C., GRIGOROVSCHI, M., & CIOLACU-MIRON, D. E. Light and emotion: achieving emotions in landscape architecture by using light. Bulletin UASVM Horticulture. 2014; 71, 1.
  • Lamberski, R. J., & Dwyer, F. M. The instructional effect of coding (color and black and white) on information acquisition and retrieval. ECTJ. 1983; 31(1): 9-21.
  • Oh, J. H., Yang, S. J., & Do, Y. R. Healthy, natural, efficient and tunable lighting: four-package white LEDs for optimizing the circadian effect, color quality and vision performance. Light: Science & Applications. 2014; 3(2): e141-e141.
  • Sherman, G. D., & Clore, G. L. The color of sin: White and black are perceptual symbols of moral purity and pollution. Psychological science. 2009; 20(8): 1019-1025.
  • Stephens, G. L., O’Brien, D., Webster, P. J., Pilewski, P., Kato, S., & Li, J. L. The albedo of Earth. Reviews of geophysics. 2015; 53(1): 141-163.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.