O que são bagas de goji e que benefícios oferecem?

15 de dezembro de 2017
Entre seus muitos benefícios há estudos que respaldam as propriedades das bagas de goji para combater o câncer. Além disso, ajudam a melhorar a memória e retardar o envelhecimento precoce

Pode que você tenha ouvido muito pouco sobre as bagas de goji (Lycium barbarum), tendo em conta a força da medicina ocidental, que é baseada em medicamentos industrializados produzidos em fábricas.

No entanto, graças aos processos de globalização as lacunas culturais em todo o mundo foram se estreitando gradualmente; por esta razão, os conhecimentos do Extremo Oriente têm sido lentamente influentes.

O que são as bagas de goji?Palavra escrita com bagas de goji

Estas são um dos alimentos mais benéficos para combater o envelhecimento da pele; provenientes da China, as bagas de goji do Himalaia têm sido usadas desde os tempos imemoriais.

Há muitos nomes com os quais se conhece esse alimento: cereja de goji, goji berry, baga de goji tibetana ou cereja do Tibet.

Componentes mais importantes

Sua importância reside na sua composição nutricional, que é a seguinte:

  • Vitaminas (B1, B2, B6, C e E)
  • Betacaroteno
  • Licopeno
  • Minerais (cálcio, potássio, selénio, ferro, zinco, germânio)
  • Luteína
  • Aminoácidos essenciais

Propriedades das bagas de gojiBagas de Goji na tijela

O reconhecimento que adquiriu e continua a ganhar esse alimento ao redor do mundo, em grande parte se deve às suas propriedades.

Embora todos possam lucrar muito, os principais beneficiários são as mulheres. Nesse sentido, é necessário conhecer as principais propriedades destas bagas, com base em seus componentes.

Melhora das condições do organismo

  • A maioria de seus componentes a torna um dos antioxidantes naturais mais conhecidos no mundo.
  • O betacaroteno, mais abundante nas bagas de goji que em cenouras, ajuda a combater os efeitos dos radicais livres que são responsáveis ​​por danificar as células.
  • Sua ingestão retarda os efeitos do envelhecimento prematuro.
  • Além disso, estimula o hormônio do crescimento, que é responsável pela redução da gordura corporal.
  • Também melhora os processos do sono, memória e reparação de tecidos afetados.

Diminui a chance de sofrer de câncer

De acordo com um estudo realizado em 2009, graças às suas propriedades antioxidantes e germânicas, o consumo de goji detém as mutações celulares responsáveis em causar câncer.

No entanto, suas defesas se aglomeram especificamente no fígado, protegendo-o e prevenindo cirrose.

Regula o colesterol

Como sabemos, o colesterol é normalmente dividido em HDL (colesterol bom) e LDL (mau colesterol). Assim, recomenda-se manter uma dieta saudável responsável pela manutenção de níveis equilibrados.

Os alimentos ingeridos devem estar aliados a outras coisas, como exercício e alternativas naturais, a fim de regular a digestão.

No caso do colesterol, pode ser regulado por meio das bagas de goji; graças ao betasitosterol, um composto químico muito eficaz no tratamento de descontrole do colesterol.

Além disso, este alimento também contém flavonoides, os quais são responsáveis pela manutenção das vias arteriais em pleno funcionamento e evitam a aglomeração de colesterol.

Perda de peso

Ao reduzir o colesterol, a gordura armazenada no corpo é transformada em energia, que é sintetizada no dia.

O objetivo é combinar o consumo da cereja de goji com exercício físico regular; assim, a perda de peso será beneficiada.

Contribui para o coraçãoO consumo de bajas de Goji contribui para protejer o coração

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Nesse sentido, recomenda-se mantê-lo sob as condições mais ideais possíveis.

Consumir regularmente bagas de goji pode ser útil. E, graças à sua contribuição de antocianinas, fortalece as artérias coronárias.

Por outro lado, estas bagas também contém Cyperone, um fitoquímico que ajuda a regular a pressão do sangue no interior do coração.

Quer saber mais? Leia:  Infusão de gengibre e aloe vera: uma bebida natural muito poderosa

Melhora a saúde dos olhos

Se pararmos para pensar, percebemos que o órgão da visão é um dos mais utilizados.

Está exposto a vários fatores e, portanto, sujeito a um considerável desgaste. Geralmente, culminam na adaptação de óculos ou, pior, cirurgia laser.

A partir deste desgaste aparecem várias doenças, mas, felizmente, existem alternativas eficientes para melhorar sua saúde.

Aderir ao consumo de bagas de goji resulta positivamente na visão. Seus componentes previnem a degeneração macular e catarata.

Recomendados para você