O que fazer se meu filho quebrar um dente?

· 24 de outubro de 2018
Você está preocupado com os dentes do seu filho? Leia o artigo e descubra como você pode ajudar se ele quebrar uma peça dental.

Se meu filho quebrar um dente, o que posso fazer como mãe? Se você tiver essa dúvida, este artigo é ideal para você. As crianças são extremamente propensas a acidentes. Tanto na escola como em casa esses eventos podem ocorrer. Os acidentes com dentes são comuns e, portanto, você deve saber como reagir diante deles.

Os dentes são uma das estruturas mais fortes do corp0. As crianças costumam alcançar, em média, a ordem de 20 peças de leite. Além disso, você deve estar atento à higiene bucal de seu filho. Dessa maneira, seus dentes sempre estarão fortes e saudáveis. Desta forma, você criará nele o hábito de escovar e, quando crescer, poderá cuidar da saúde dos seus dentes por conta própria.

O meu filho quebrou um dente… e agora?

Se estiver sangrando, a primeira coisa que você deve fazer é limpar o local para avaliar exatamente onde ocorreu a lesão. Diga ao seu filho que cuspa o sangue e que enxágue a boca só com água, e dê a ele compressas geladas para colocar na região e controlar a hemorragia. 

quebrar um dente pode gerar sangramento

Depois da hemorragia parar, você poderá examinar melhor a lesão. Note que os incisivos centrais superiores são mais propensos a sofrer acidentes, pois estão na frente da boca. Razão pela qual você deve verificar esses dentes em primeiro lugar.

1. O que fazer se meu filho quebrar um dente ao cair?

Se seu filho quebrar um dente como consequência deste tipo de acidente, é necessário examinar se o interior do dente ficou exposto, pois há agentes agressores que podem piorar o quadro e desenvolver infecções sérias. Quando isso acontece, é essencial consultar o dentista logo que possível para evitar males maiores.

2. O que fazer se meu filho quebrar um dente enquanto come?

Especialistas dizem que quando um dente quebra ao comer alguma coisa, é porque a peça já padecia alguma afecção. Alguns hábitos, como morder lápis, roer unhas, etc., tornam o esmalte do dente fraco e mais suscetível à quebra.

Garanta que seu filho não leve objetos duros à boca e leve-o a um check-up odontológico pelo menos duas vezes ao ano. O dentista deve fazer um exame físico e radiográfico para determinar se os dentes de seu filho estão saudáveis e sem fissuras.

3. O que fazer se meu filho quebrar um dente por causa do enfraquecimento do esmalte?

É possível que seu filho seja propenso a cárie desde criança. Em alguns casos, quando saem os primeiros dentes do bebê, estes podem ter algumas manchas brancas. Esta particularidade representa um alarme que indica que você deve cuidar melhor da higiene dental de seu filho. Pois isso significa que o esmalte do dente é poroso e fraco.

Escovar os dentes os fortalece

Você deve ser exigente com a limpeza diária depois de cada refeição, para que seu filho adquira o hábito de escovar seus dentes de forma rotineira e permanente. Explique que os dentes devem permanecer na boca a vida toda e que sem eles fica difícil comer.

Leia também: Tratamento para fortalecer os ossos e as articulações

Como substituir o dente quebrado?

O tratamento a ser seguido vai depender da gravidade dos danos que o acidente causou e se os dentes comprometidos são permanentes ou de leite.

Se forem de leite

Se o seu filho quebrou um dente de leite, o corpo naturalmente irá realizar a substituição pelo dente permanente quando a hora chegar. Você só precisa manter uma higiene rigorosa para evitar algum tipo de infecção ou cárie e levar o pequeno para o dentista, quem irá avaliar se precisa de uma restauração ou um tratamento de canal.

Talvez te interesse ler: Como posso eliminar a placa e melhorar a minha saúde bucal?

Se forem permanentes

Geralmente, uma criança pode quebrar os dentes permanentes como resultado de trauma. Quando isso acontecer, procure o dentista imediatamente. O procedimento que pode ser realizado é o de reimplantar o dente em seu espaço ou uma restauração definitiva. Recomendamos nesse caso que guarde a peça dental em leite ou soro fisiológico até chegar à consulta odontológica.

Se seu filho quebrar um dente leve-o para o dentista

Conclusões

Os dentes são estruturas bastante delicadas, encarregadas de mastigar alimentos, proteger as gengivas e até mesmo formar as palavras. É essencial que você ensine seu filho a importância de mantê-los limpos, pois devem durar a vida inteira.

Torne a rotina de higiene agradável. Compre a escova de dentes da cor que seu filho escolher e a pasta de dente do seu sabor predileto. Se a criança achar que é um momento divertido, ela sozinha irá adotar esse hábito. Experimente colocar a música favorita do seu filho enquanto ele escova os dentes, ele vai adorar!