O que é a dieta Dukan?

A dieta Dukan se divide em fases durante as quais devemos restringir o consumo de alguns alimentos com a intenção de priorizar a ingestão de proteínas e favorecer a perda de peso .
O que é a dieta Dukan?

Última atualização: 10 Janeiro, 2021

Uma dieta equilibrada é a base de uma boa saúde. Em geral, quando decidimos seguir um novo estilo de alimentação com o objetivo de controlar o peso corporal, procuramos conselhos de diferentes fontes. Dessa forma, podemos selecionar a dieta de acordo com nossos interesses. No entanto, não consultar um especialista reconhecido pode nos levar a tomar decisões erradas. Hoje vamos falar sobre a dieta Dukan.

O que é a dieta Dukan?

Hoje em dia, existem muitas opções de alimentos que nos fazem perder peso. Um plano previamente elaborado por uma nutricionista nos dá uma sensação de segurança e facilita o processo de adaptação a uma nova forma de alimentação. Dentre as dietas mais conhecidas, podemos citar a dieta dos pontos, a dieta da Clínica Mayo e a dieta Dukan.

A dieta Dukan oferece ao paciente a oportunidade de perder peso rapidamente, baseando-se em uma alimentação rica em proteínas e baixa em carboidratos. Ela se divide em 4 fases, que focam em perder peso e, depois, conservar a meta alcançada.

Foi criada pelo nutricionista francês Pierre Dukan, que se tornou famoso no ano 2000 quando publicou seu primeiro livro sobre perda de peso, intitulado “Eu não consigo emagrecer".

Seu método de perda de peso rapidamente se tornou popular. No entanto, foi recebido com considerável ceticismo pela comunidade médica. Em 2011, a Associação Espanhola de Dietistas e Nutricionistas rejeitou contundentemente a eficácia dessa dieta, considerando-a fraudulenta e sem base científica.

No entanto, esse plano alimentar baseado na restrição de carboidratos evoluiu atualmente. Vários artigos foram publicados, como este que está presente em International Journal of Molecular Sciences, que afirmam que esse tipo de dieta é útil no manejo e na prevenção do desenvolvimento de certas doenças.

Mas… por que a dieta Dukan é considerada uma fraude?

A perda de peso em um indivíduo, de forma inadequada, pode levar à perda de massa muscular. A dieta de Duncan é um regime hiperproteico que aumenta a ingestão de proteínas acima das recomendações atuais (aproximadamente 90 g/dia). Ao mesmo tempo, reduz o consumo de outros nutrientes, como os carboidratos.

Até alguns anos atrás, afirmava-se que essa ingestão de proteínas poderia levar a problemas renais. No entanto, essa afirmação atualmente é posta em dúvida. Por outro lado, sabe-se com certeza que altas doses de proteína melhoram a manutenção da massa muscular em indivíduos adultos, como afirma um artigo publicado na revista Nutrients.

Segundo a Organização de Consumidores e Usuários (OCU), essa dieta pode levar à perda de massa muscular, gerar prisão de ventre, fadiga, cãibras e problemas no fígado e nos rins.

No entanto, a bibliografia atual considera seguras e, em muitos casos, recomendadas as dietas hiperproteicas e pobres em carboidratos.

Fases da dieta Dukan

A dieta se divide em quatro fases, as quais focam em perder peso e estabilizar depois as metas obtidas.

Fase de ataque

As proteínas são obtidas dos alimentos para que o corpo possa utilizá-las em seus processos.

Durante essa fase, recomenda-se ao paciente consumir alimentos ricos em proteínas animais, sendo totalmente proibido consumir doces,cereais, massas e carboidratos.

Para atingir o resultado desejado, é importante acompanhar a alimentação com o consumo de muita água, que atuará como elemento purificador. Dukan afirma que a duração dessa primeira fase vai depender da quantidade de peso que você deseja perder (1-7 dias).

Fase dos crus

Durante essa fase, o paciente continuará com sua dieta rica em proteína animal, mas começará a incluir vegetais e verduras crus ou cozidos em água e sal.

Devemos começar a introduzir as verduras em dias alternados, para que os efeitos não sejam tão bruscos no organismo. Recomenda-se incluir 30 minutos de exercícios físicos diários. Sua duração é de 7 dias por quilograma a perder.

Fase de consolidação

Frutas na sobremesa fornecem fibras e nutrientes essenciais para a saúde metabólica.

É hora de começar a introduzir frutas e carboidratos em sua dieta. Teremos um dia de comemoração para comer o que quisermos.

Nessa fase da dieta, recomenda-se incluir duas porções de frutas, pão integral, queijo e outros laticínios por dia. Um dia por semana é dedicado a comer apenas proteínas para evitar o efeito rebote. Dura 10 dias por quilograma perdido.

Fase de estabilização

A quarta e última fase da dieta Dukan constitui o retorno aos hábitos alimentares normais.

Três regras devem ser mantidas para sempre a fim de não recuperar o peso perdido: comer 3 colheres de sopa de farelo de aveia diariamente, caminhar 20 minutos por dia e esquecer os elevadores, e manter a quinta-feira de proteínas puras. Segundo o autor, isso vai ajudar o organismo a relaxar sem a necessidade de retomar hábitos prejudiciais do passado.

Nesse ponto, o exercício deve ser uma parte crucial da rotina do indivíduo. Cada pessoa deve passar pelo menos uma hora por dia fazendo exercícios de alto e médio impacto.

A dieta Dukan, um plano melhor do que se pensava

A dieta Dukan, embora tenha sido muito criticada na época, parece ser eficaz para perder peso e não é negativa em termos de saúde.

No entanto, as dietas hiperproteicas atuais já avançaram bastante. Temos outras opções mais flexíveis do que o Dukan, que geram melhor adesão e que trazem os benefícios para a saúde de uma redução dos carboidratos.

Pode interessar a você...
15 dicas para cumprir uma dieta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
15 dicas para cumprir uma dieta

Acontece o mesmo com muitas pessoas, no ínicio parece fácil, mas com o tempo acabam desistindo. Conheça aqui 15 dicas para cumprir uma dieta.



  • Rusek M., Pluta R., Ulamek Koziol M., Czucwar SJ., Ketogenic diet in Alzheimer’s Disease. Int J Mol Sci, 2019.
  • Carbone JW., Pasiakos SM., Dietary protein and muscle mass: translating science to application and health Benefit. Nutrients, 2019.