O que é a dieta Dukan?

A dieta Dukan se divide em fases durante as quais devemos restringir o consumo de alguns alimentos com a intenção de priorizar a ingestão de proteínas e favorecer a perda de peso 

Hoje em dia, finalmente entendemos a importância de manter um adequado regime alimentar. No entanto, por esta mesma razão, existem no mercado várias opções para cumprir com os objetivos nutricionais que temos.

Entre as mais conhecidas, podemos mencionar a dieta dos pontos, a dieta da Clínica Mayo e a dieta Dukan.

Como hoje o leque de opções é muito amplo, cada pessoa pode escolher a que melhor se adapte as suas necessidades e condições.

O que é a dieta Dukan?

Esta dieta oferece ao paciente a oportunidade de perder peso rapidamente se baseando em uma alimentação rica em proteínas e baixa em carboidratos.

Este regime alimentar se divide em 4 fases, as quais focam em perder peso e, depois, conservar a meta alcançada.

Quem é Pierre Dukan?

As saladas estão permitadas na dieta dukan

A mente mestre por trás desta dieta de perda de peso é o nutricionista francês Pierre Dukan. Este profissional obteve seu título médico pelo Hospital Bichat de Paris (França) em 1964.

Ficou famoso no ano 2000, quando publicou seu primeiro livro sobre perda de peso intitulado “Não consigo emagrecer”. Graças a aceitação que teve nesta primeira obra, o método de emagrecimento proposto por Dukan foi conhecido em todo o mundo.

Por sua recente popularidade, milhões de seguidores se dedicaram a aplicar ao pé da letra o proposto pelo nutricionista francês.

Obstáculos da dieta Dukan

É importante mencionar que, apesar de ser muito popular entre a população, o método não teve muito sucesso entre a comunidade médica.

Em 2011, a Associação Espanhola de Dietistas e Nutricionistas (AEDN) rejeitou contundentemente a eficácia de tal dieta, ao apelidá-la de fraudulenta e sem bases científicas.

O que significa uma dieta hiperproteica?

Alimentos permitidos na dieta dukan

Quando falamos da diet Dukan, não podemos deixar passar a grande quantidade de proteínas que são incluídas no regime alimentar, as quais são uma das suas características principais.

Como é de conhecimento público, a perda de peso em um indivíduo implica que seu organismo pode perder a massa muscular. No entanto, ao aumentar a quantidade de proteínas ingeridas, a pessoa poderá manter a quantidade de massa muscular em seu corpo ao perder peso.

Para que uma dieta seja rica em proteínas, necessita conter altas quantidades de alimentos como frango, ovos e frutas. Quando se adota um regime alimentar hiperproteico é importante destacar que devem ser realizados seis refeições por dia para cumprir com o objetivo.

Leia também: 3 receitas ricas em proteínas fáceis e originais sem frango

Fases da dieta Dukan

A dieta se divide em duas fases, as quais focam em perder peso e estabilizar depois as metas obtidas.

Fase de ataque

Mulher verificando se perdeu peso com a dieta dukan

Durante esta etapa, recomenda-se ao paciente consumir alimentos ricos em proteínas animais, sendo totalmente proibido consumir doces e carboidratos.

  • Como Dukan estabelece em seu libro “Não consigo emagrecer”, a duração desta primeira etapa dependerá da quantidade de peso que se quer perder.
  • Para conseguir o resultado desejado, é importante acompanhar a alimentação com muita água para limpar o sistema.

Fase dos crus

Durante esta etapa, o paciente continuará com sua dieta rica em proteína animal, mas começará a incluir vegetais e hortaliças. O mais recomendado nesta fase é ir introduzindo as hortaliças em dias alternados, para que os efeitos não sejam tão bruscos no organismo.

  • Os vegetais que o paciente ingerir durante esta fase devem estar crus ou cozidos com água e sal. Continuam proibidos os carboidratos e os açúcares.
  • Como a duração desta etapa vai depender do tempo que o paciente demore em alcançar o peso ideal, o autor recomenda incluir trinta minutos diários de exercício físico.

Fase de consolidação

Alimentos da dieta dukan

Quando já se tenha alcançado o peso ideal, o paciente pode incluir pouco a pouco frutas, carboidratos e até mesmo ter um dia de celebração, também conhecido como comida armadilha ou cheat meal (em inglês).

  • Nesta etapa da dieta recomenda-se incluir duas porções de frutas, pão integral, queijo e outros produtos lácteos. Lembre-se de complementar este regime alimentar com muita água e exercício.
  • A duração desta fase dependerá dos quilos perdidos pelo paciente. O mais recomendado é calcular dez dias para cada quilo perdido.

Fase de estabilização

A quarta fase da dieta Dukan é a final. Já que o paciente provavelmente alcançou seu peso ideal, é importante que pouco a pouco regresse aos seus hábitos alimentares normais.

O detalhe diferenciador nesta etapa será ter pelo menos um dia da semana de dieta proteica. Isso ajudará que o organismo relaxe sem a necessidade de retomar os hábitos nocivos do passado.

É necessário se lembrar que, nesta altura da dieta, o exercício deve ser parte crucial da rotina do indivíduo. Por esta razão, recomenda-se dedicar pelo menos uma hora diária para realizar atividade física de sua preferência.

Tente usar elevadores somente quando for necessário e não se esqueça de se hidratar muito bem.

Recomendados para você