“Namastê”: Qual é o seu significado?

· 8 de fevereiro de 2018
Ao pronunciar a palavra namastê em nossas sessões de ioga ou meditação, expomo-nos à essência divina que habita em nosso interior, e mostraremos um sinal de respeito

Se alguma vez você frequentou o fantástico mundo da meditação, é certo que esteve em contato com a palavra “Namastê”.

Este termo tão utilizado na meditação, e também em algumas disciplinas da ioga, tem um significado muito profundo e espiritual que é necessário conhecer, para que ao pronunciar esta palavra estejamos cientes do que, na verdade, estamos falando.

A origem da palavra “Namastê”Palavra “Namastê” escrita na areia

“Namastê” é um termo bastante desconhecido porque surgiu em terras muito distantes e remotas, como uma forma de saudar e, também, de despedida.

A origem desta palavra é hindu e o idioma a que corresponde é o sânscrito, uma das línguas consideradas sagradas para todos aqueles que praticam a religião hinduísta.

Esta palavra é dita acompanhada de um gesto particular conhecido como mudra. Ao pronunciar “Namastê” se juntam as palmas das mãos diante do peito.

Um sinal de absoluto respeito para com o interlocutor, ao passo em que, se saúda ou se despede.

 

Se analisarmos a palavra etimologicamente, é possível perceber que namas é um substantivo que se pode traduzir como “saudação” ou “reverência”; por outro lado, te é um pronome que significa “a você”.

A espiritualidade na meditação e na ioga

“Namastê” e meditação

A meditação ou a ioga são práticas que trazem muitos benefícios para o indivíduo que as pratica.

Nelas, faz-se uma ênfase especial em estar consciente do presente momento, em livrar-se de pensamentos, de preocupações, e de outras questões que perturbam a mente.

Desta maneira, podemos chegar a um estado de conexão com tudo, onde o ego se desfaz.

Na ioga e na meditação, “Namastê” é utilizada como uma maneira de expressar humildade, não somente perante a qualquer possível interlocutor, mas para o mundo, o universo…

Existem alguns expertos que se dedicaram ao estudo da palavra “Namastê” e que chegaram à conclusão de que “namas” (que antes vimos que significa saudação ou reverência) também pode simbolizar “nada de mim”.

Leia: 5 segredos para desenvolver um sistema imune PSICOLÓGICO forte e digno

É esse estado em que somos ninguém e ao mesmo tempo somos tudo, em que estamos conectados com o mundo, mas o ego está sereno.

A mente está em calma, estamos tranquilos, quase um estado de transe.

Nossa essência divina

Homem meditando na palavra “Namastê”

Segundo a tradição da qual surgiu o termo “Namastê”, acredita-se que resida em nós uma essência divina que, em certas ocasiões, precisamos descobrir graças a estas práticas tão saudáveis de que temos falado.

No momento em que estamos nesse estado ideal, de alerta e calma ao mesmo tempo, juntamos as mãos, inclinamo-nos para frente e pronunciamos a palavra “Namastê”.

Desta forma ficamos cientes não só da essência divina que reside dentro de nós, mas também nos demais e naquilo que nos rodeia.

Pode ser algo similar ao ato que as pessoas que são praticantes da religião católica se curvam e fazem o sinal da cruz em sinal de humildade e respeito a Deus.

Neste caso, a palavra “Namastê” pode ser dirigida para um deus, para o universo, para outra pessoa…

Além disso, não é somente um sinal de respeito por algo, mas também por nós mesmos.

Somos duas essências divinas que reconhecemos um ao outro e nos saudamos com respeito.

Agora você já poderá estar ciente do que significa dizer esta palavra, para interiorizar tudo o que ela tem para aportar e encher de bem-estar toda vez que a pronuncia em suas sessões de ioga ou meditação.

É cada vez maior a quantidade de pessoas que se beneficiam de todo o bem que lhe faz dedicar alguns minutos todos os dias a estas práticas.

Desta forma, fornecemos um pouco de calma e tranquilidade a este mundo tão barulhento e cheio de obrigações em que vivemos.

A constância, e conhecer hoje o significador esta palavra tão peculiar, permitirão a você aproveitar mais o conteúdo de todas as sessões de ioga e meditação que você realizará a partir de agora.