9 mudanças que ocorrem no seu corpo ao parar de comer carne

3 de janeiro de 2020
Parar de comer carne pode ter seu lado positivo e negativo, por isso é essencial conhecer todos os aspectos antes de decidir seguir uma dieta vegetariana ou vegana. Descubra mais a respeito neste artigo.

A carne é uma excelente fonte de proteína. Contém vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e zinco. O seu consumo é especialmente importante na etapa de crescimento e desenvolvimento. O que acontece em seu corpo ao parar de comer carne?

Eliminar completamente a ingestão diária de carne tem consequências para o seu corpo. Deve ficar claro que uma dieta sem carne não é sinônimo de saudável, pois implica em excluir uma importante fonte de proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Faz bem parar de comer carne?

Segundo uma publicação da Proceedings of Nutrition Society, a carne é um alimento que faz parte da dieta ao longo da evolução humana. Do ponto de vista nutricional, é muito importante, pois fornece uma quantidade importante de proteínas de alto valor biológico e outros nutrientes essenciais.

Então, faz bem parar de comer carne? Responder a essa pergunta pode ser complexo. Como vemos, a carne fornece nutrientes essenciais em qualquer dieta saudável. No entanto, existe alguma controvérsia sobre seu consumo, principalmente se forem carnes vermelhas ou processadas.

Uma informação publicada no International Journal for Vitamin and Nutrition Research indica que o consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas aumenta o risco de mortalidade total, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras doenças não transmissíveis.

No entanto, especialistas e nutricionistas concordam que o consumo moderado não precisa representar riscos, especialmente se forem escolhidos cortes magros. Dessa forma, parar de comer carne é uma decisão pessoal e nem sempre é sinônimo de bem-estar. Em caso de dúvidas, o melhor é falar com um profissional de nutrição.

Mudanças que ocorrem ao parar de comer carne

Um estudo publicado na Revue Scientifique et Technique destaca que o consumo moderado de carne pode ajudar a evitar a deficiência de alguns nutrientes essenciais, pois contém grandes quantidades de proteínas e doses moderadas de ferro, zinco, selênio, vitamina D e vitamina B12.

No entanto, essa mesma pesquisa conclui que parar de comer carne pode reduzir o desenvolvimento de uma ampla variedade de doenças crônicas e, por sua vez, pode ter efeitos benéficos na segurança alimentar mundial. Este último, considerando que existe uma preocupação crescente com a sustentabilidade da produção de animais de criação.

Devemos deixar de comê-la? Veremos em detalhes os prós e os contras de parar de comer carne. Se você vir motivos suficientes para limitar seu consumo, perfeito. No entanto, procure consultar o nutricionista para saber como compensar os nutrientes que deixam de ser ingeridos por não comer esse alimento.

1. Perda de peso

Mulher se pesando na balança

As pessoas que param de comer carne podem perder vários quilos de peso corporal, porque o corpo vai parar de absorver as gorduras desses alimentos. No entanto, é essencial compensar as necessidades de proteínas para não perder peso da massa muscular

2. Bactérias intestinais

A microflora intestinal das pessoas que comem carne e daquelas que são vegetarianas é muito diferente, como detalhado no Human Microbiome Journal. Parece que as pessoas que comem mais alimentos à base de vegetais têm bactérias mais benéficas.

No entanto, reconstruir e melhorar sua flora intestinal não é algo que você possa fazer em um dia, então o inchaço e os gases não desaparecerão instantaneamente. Isso ocorre porque o intestino e o pâncreas se acostumarão aos alimentos vegetais e as enzimas serão reduzidas.

3. Benefícios na pele

Mulher com a pele bonita e saudável

As pessoas que param de comer carne garantem que a pele melhora, embora não haja evidências desse fato. No entanto, ao aumentar o consumo de alimentos vegetais ao invés de carnes, obteremos uma maior quantidade de antioxidantes, que são essenciais para a saúde da pele, de acordo com estudo publicado em 2017.

4. Deixar de comer carne pode significar maior quantidade de fibras

Ao eliminar o consumo de carnes, somos forçados a aumentar o consumo de fontes de proteínas de origem vegetal. Graças a isso, obtemos uma maior contribuição de fibra na dieta, porque geralmente os alimentos vegetais contêm esse nutriente.

5. Redução do colesterol

Vegetarianos e veganos geralmente têm menos hipertensão do que os consumidores de carne. Os pesquisadores afirmam que isso é devido a um peso médio mais baixo e a um maior consumo de frutas e vegetais; então você vai perder peso, eliminar toxinas e sentir leveza em seu corpo.

6. Parar de comer carne reduz o risco de sofrer diabetes

Benefícios de parar de comer carne.

As pessoas que seguem uma dieta vegetariana têm um risco menor de síndrome metabólica, conforme detalhado neste estudo publicado pelo Current Diabetes Reports. A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco, ligados ao diabetes tipo 2 (não dependente de insulina), derrames e doenças cardíacas.

7.Déficit de nutrientes

Ao não consumir carne, você poderá apresentar um déficit de nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo. Você poderá ter deficiência de iodo, ferro e vitaminas D e B12.

Felizmente, você pode equilibrar esta situação se consumir uma quantidade significativa de leguminosas, como feijão e lentilhas.

Para alcançar uma dieta equilibrada inclua também oleaginosas, frutas, vegetais verdes-escuros, alimentos integrais e cereais. De qualquer forma, lembre-se de consultar um nutricionista.

8. Falta de sabor

Seu paladar responde ao consumo de zinco, e ele é concentrado em ostras e carne vermelha. Portanto, ao deixar a carne de lado você terá que buscar novas fontes de alimentos para absorver este mineral. Recorra aos feijões brancos, oleaginosas, grãos integrais e lácteos.

9. Dê tempo aos seus músculos

Músculos do corpo humano

As proteínas animais e vegetais são necessárias para formar e recuperar os músculos após o exercício, motivo pelo qual é aconselhável que os atletas vegetarianos e veganos consumam proteínas líquidas logo após o exercício.

Agora você sabe o que acontecerá com o seu corpo se decidir parar de comer carne, tanto os benefícios que esta decisão pode trazer, quanto o déficit de alguns nutrientes que pode ocorrer.

  • Pascual, T. (2010). Las proteinas. Vive Sano. https://doi.org/3.866
  • Gil, A., Victoria, E. M. de, & Olza, J. (2015). Indicators for the evaluation of diet quality. Nutrición Hospitalaria. https://doi.org/10.3305/nh.2015.31.sup3.8761
  • McAfee, A. J., McSorley, E. M., Cuskelly, G. J., Moss, B. W., Wallace, J. M. W., Bonham, M. P., & Fearon, A. M. (2010, January). Red meat consumption: An overview of the risks and benefits. Meat Science. https://doi.org/10.1016/j.meatsci.2009.08.029
  • Richi, E. B., Baumer, B., Conrad, B., Darioli, R., Schmid, A., & Keller, U. (2015). Health risks associated with meat consumption: A review of epidemiological studies. International Journal for Vitamin and Nutrition Research. Verlag Hans Huber AG. https://doi.org/10.1024/0300-9831/a000224
  • Senghor, B., Sokhna, C., Ruimy, R., & Lagier, J. C. (2018, April 1). Gut microbiota diversity according to dietary habits and geographical provenance. Human Microbiome Journal. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/j.humic.2018.01.001
  • Addor FAS. Antioxidants in dermatology. An Bras Dermatol. 2017;92(3):356–362. doi:10.1590/abd1806-4841.20175697
  • Dhingra D, Michael M, Rajput H, Patil RT. Dietary fibre in foods: a review. J Food Sci Technol. 2012;49(3):255–266. doi:10.1007/s13197-011-0365-5
  • Kim, H., Caulfield, L. E., Garcia-Larsen, V., Steffen, L. M., Coresh, J., & Rebholz, C. M. (2019). Plant-Based Diets Are Associated With a Lower Risk of Incident Cardiovascular Disease, Cardiovascular Disease Mortality, and All-Cause Mortality in a General Population of Middle-Aged Adults. Journal of the American Heart Association8(16). https://doi.org/10.1161/JAHA.119.012865
  • Turner-McGrievy, G., & Harris, M. (2014). Key elements of plant-based diets associated with reduced risk of metabolic syndrome. Current Diabetes Reports. Current Medicine Group LLC 1. https://doi.org/10.1007/s11892-014-0524-y
  • Maxfield L, Crane JS. Zinc Deficiency. [Updated 2019 Sep 19]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493231/
  • Richter CK, Skulas-Ray AC, Champagne CM, Kris-Etherton PM. Plant protein and animal proteins: do they differentially affect cardiovascular disease risk?. Adv Nutr. 2015;6(6):712–728. Published 2015 Nov 13. doi:10.3945/an.115.009654