O que é o molusco contagioso?

02 Junho, 2020
Molusco contagioso é uma infecção cutânea causada pelo poxvirus, um parente da varíola. É uma doença de fácil contágio que pode ser contraída por crianças e adultos.

O molusco contagioso (molluscum contagiosum) é uma infecção viral, e portanto contagiosa, causada pelo poxvirus, conhecido como vírus da varíola. Esta infecção tem aumentado em pessoas com vidas sexuais ativas e em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

A infecção por esse vírus produz pequenos nódulos na pele que se manifestam como pápulas. O contágio é muito fácil, já que ele pode ser contraído simplesmente pelo contato com a pele infectada ou durante a relação sexual. No entanto, não é uma infecção perigosa e pode desaparecer espontaneamente.

Esta doença pode ser tratada, como veremos mais adiante. O molusco contagioso tem maior incidência em crianças, adultos sexualmente ativos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como pacientes com o vírus da imunodeficiência humana.

Infecção da pele por molusco contagioso

Como comentamos, o molluscum contagiosum é uma infecção da pele causada pelo poxvirus presente na epiderme. É uma doença facilmente contagiosa que pode ser contraída tanto por crianças quanto por adultos.

O contágio pode ocorrer através de contato sexual, mas também é facilmente disseminado ao compartilhar roupas e toalhas de banho. Todas as idades estão expostas ao contágio, sem registrar diferenças entre homens e mulheres.

As lesões geralmente aparecem no rosto, pescoço, axilas e dorso das mãos. No entanto, também podem aparecer nos órgãos genitais, na parte inferior do abdômen ou na parte superior interna da coxa, se a infecção foi transmitida sexualmente.

Os caroços ou nódulos que se formam na pele são pequenos e firmes. Geralmente não são dolorosos, embora possam causar irritação. Podemos citar outras características desses nódulos:

  • São em relevo, redondos e cor da pele.
  • Podem ficar avermelhados e inflamados e causar coceira.
  • Podem ser arrancados facilmente se arranhados ou esfregados, facilitando assim a propagação do vírus para outras áreas da pele.
O molusco contagioso é causado por um vírus
O molusco contagioso é causado por um vírus.

Prevenção do molusco contagioso

Como a maioria das infecções virais, o molusco contagioso pode ser evitado através de uma série de medidas, incluindo as seguintes:

  • Evite o contato com as áreas afetadas. Mesmo que seja a sua própria pele, as lesões podem ser transmitidas para outras áreas do corpo.
  • Lave as mãos com frequência: este é um dos melhores métodos para prevenir esta infecção e todas as outras.
  • Cuidado nas relações sexuais: como mencionamos, esta é uma das vias de transmissão desse vírus. Portanto, se sabemos que estamos infectados ou que a pessoa com quem vamos ter relações também está, devemos evitar o contato sexual até que os nódulos desapareçam completamente ou tomar as precauções necessárias para reduzir o contato direto.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como roupas, toalhas, escovas de cabelo e outros elementos.

Por último, é importante mencionar que uma boa prevenção é cobrir as lesões causadas pelo poxvirus com uma gaze. Dessa forma, muitos contágios podem ser evitados, porque evitamos o contato direto com as protuberâncias.

Lesões da pele causadas por vírus
As lesões dérmicas causadas por molusco contagioso são muito fáceis de transmitir.

Leia também: Diferenças entre vírus e bactérias

Qual é o melhor tratamento para o molusco contagioso?

Como já mencionamos, esta infecção pode desaparecer espontaneamente. No entanto, também pode ser tratada para acelerar a sua cura. O tratamento depende das características do paciente, bem como da forma como a doença se apresenta. Em relação às características do paciente, nos referimos principalmente ao estado do sistema imunológico.

Portanto, quando a doença não desaparece por si só, podemos escolher entre estas opções de tratamento:

Não deixe de ler: Como prevenir e tratar verrugas através da dieta

Conclusão

O molusco contagioso é uma infecção viral que se espalha muito facilmente. Portanto, é essencial seguirmos boas pautas de prevenção.

No entanto, não é uma infecção muito grave e geralmente se resolve sem tratamento, de forma espontânea. Ainda assim, se você tiver alguma dúvida sobre o tema, consulte o seu médico, pois há recursos terapêuticos para acelerar o processo de cura.

  • Uzuncakmak, T. K., & Karadag, A. S. (2018). Molluscum contagiosum. In Diagnostics to Pathogenomics of Sexually Transmitted Infections. https://doi.org/10.1002/9781119380924
  • Chen, X., Anstey, A. V., & Bugert, J. J. (2013). Molluscum contagiosum virus infection. The Lancet Infectious Diseases. https://doi.org/10.1016/S1473-3099(13)70109-9
  • Olsen, J. R., Gallacher, J., Piguet, V., & Francis, N. A. (2014). Epidemiology of molluscum contagiosum in children: A systematic review. Family Practice. https://doi.org/10.1093/fampra/cmt075