Molho chimichurri: um molho saudável
O molho chimichurri é um clássico argentino que deu a volta ao mundo. É conhecido principalmente como o molho que acompanha a todos os churrascos familiares na Argentina e Uruguai, ou os populares chouriços.
Seja qual for a versão, é um molho aromático e saudável, muito simples e rápido de preparar. É um excelente acompanhamento para refeições requintadas e variadas.
Este tipo de molho leva ingredientes que são comuns e estão normalmente presentes em todos os lares. Uma das vantagens é que, sendo feito com vinagre e azeite, pode durar muito tempo na geladeira, se conservando sem problemas. O molho chimichurri é um molho picante e especialmente muito saboroso.
Pratos que combinam com o molho chimichurri
O molho chimichurri é ideal para acompanhar as carnes assadas, para churrasco, grelhados, etc. Também serve para acompanhar verduras, sejam assadas ou cozidas ao vapor. Além disso, o chimichurri é um excelente elemento para marinar peixes e temperar saladas.
Na cozinha diária, o chimichurri é um molho requintado e uma excelente opção para as refeições. Adapta-se a diferentes pratos, proporcionando um toque picante e um sabor incomparável. Existem muitas formas e variações da receita original do mundo.
Dependendo do país e cada região irá adicionar um ou outro ingrediente, tais como louro ou manjericão, dentre outros. A clássica receita de molho chimichurri, no entanto, é a que mostraremos a seguir.
Ver: Quer conservar melhor os alimentos? Aprenda como aumentar sua vida útil
Receita de molho chimichurri
Ingredientes para o molho
- Entre 2 e 4 alhos amassados, triturados (a gosto)
- ¼ xícara de salsinha picada (50 g)
- 2 colheres de sopa de orégano (30 g)
- Um pimentão, também picadinho
- ½ xícara de cebolinha verde, picada (75 g)
- 1 colher de chá de tomilho (5 g)
- 1 colher de chá de cominho (5 g)
- ½ xícara de óleo (100 ml)
- ¼ de copo de vinagre (50ml)
- 1 colher de sopa de páprica doce (15 g)
- Sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de suco de limão fresco (15 ml)
Confira: Quando a comida nos faz ter mau odor
Preparo
- Em primeiro lugar, coloque uma frigideira para esquentar com um pouco de óleo.
- Além disso, adicione à frigideira o pimentão picadinho, as duas colheres de orégano, a colher de chá de tomilho e a de cominho.
- Esquente os ingredientes na frigideira. Não os frite.
- Enquanto os temperos estiverem cozinhando no óleo, lave a salsinha e deixe as folhas sozinhas.
- Tire a casca do alho e da cebola e corte-os juntamente com a salsa. Pique-os finamente.
- Uma vez que todos os condimentos adquiram calor e soltem aromas, adicione à panela o alho, a cebola e a salsa picada.
- Em seguida, adicione o pimentão e meia xícara de vinagre.
- Misture bem o preparo e então transfira para uma tigela.
- Adicione meia xícara de óleo e a colher de sopa do suco de limão.
- Misture os ingredientes na tigela e tempere com o sal e a pimenta a gosto.
- Uma vez que tenha terminado, armazene o molho em um recipiente de vidro.
- Mantenha a o molho chimichuri refrigerado. É recomendável consumi-lo entre 24 e 48 horas depois de feito. Desta forma, adquirirá o sabor e as propriedades de todos os seus ingredientes.
Leia também: Molho de queijo com especiarias caseiro e delicioso!
Conselhos para preparar o molho chimichurri
Embora não seja uma receita difícil de fazer, há alguns conselhos básicos para obter um resultado melhor:
- Durante a época apropriada, é recomendado usar os ingredientes do chimichurri frescos. Isto lhes dá um sabor ainda mais especial. Também é conveniente adicionar os temperos secos, especialmente quando não é temporada de cada um dos produtos.
- Também, a quantidade de vinagre que é adicionada pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa. O mesmo acontece com o sal e a pimenta, que são ao gosto de cada um.
- Embora ele possa ser comido no dia que for feito, recomenda-se que a receita repouse por algumas horas. Desta forma, o molho vai ganhar mais sabor e consistência.
- Finalmente, o molho chimichurri pode ser armazenado com segurança na geladeira. Inclusive quanto mais dias passarem desde seu preparo, mais sabor vai adquirir; em qualquer caso, não é recomendável conservá-lo por mais de três meses, já que o alho pode estragar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Tsai, C. W., Chen, H. W., Sheen, L. Y., & Lii, C. K. (2012). Garlic: Health benefits and actions. BioMedicine (Netherlands). https://doi.org/10.1016/j.biomed.2011.12.002
- Kulisic, T., Radonic, A., Katalinic, V., & Milos, M. (2004). Use of different methods for testing antioxidative activity of oregano essential oil. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2003.07.024
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.