Meu parceiro é impotente: o que podemos fazer?

10 Abril, 2020
A impotência se torna um círculo vicioso: quanto mais acontece, maior a probabilidade de acontecer novamente. No entanto, há soluções fáceis às quais o casal pode recorrer para resolver o problema.

Você está cheia de excitação e desejo, mas o membro do seu parceiro está alheio à intensidade do momento. Quando seu parceiro é impotente, há frustração, culpa e, a longo prazo, uma sensação de insatisfação e tristeza. No entanto, esse problema tem soluções quando enfrentado sem complexos.

A grande maioria dos homens já falhou na cama em algum momento da vida. No entanto, quando isso ocorre com frequência, geralmente trata-se de um caso de disfunção erétil.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 15% dos homens adultos relatam ter problemas de impotência. Esse número cresce para 40% após 40 anos e 70% após os 70. O mais alarmante é que os mesmos estudos consideram que esse problema está crescendo e chegará a afetar 50% dos adultos até o ano de 2025. No entanto, se o seu parceiro é impotente, saiba que há muitas maneiras de resolver o problema.

Causas da disfunção erétil

Entre 15% e 20% dos casos de disfunção erétil estão na cabeça do homem. Não há uma causa pontual, mas uma falta de autoconfiança. As principais causas psicológicas são:

  • Estresse. Problemas de trabalho, financeiros ou do relacionamento afetam a sua capacidade de conseguir uma ereção.
  • Ansiedade. Se o homem falha na ereção uma vez ou passa por alguma experiência ruim, como a ejaculação precoce, ele pode estar ansioso para não falhar novamente e essa ansiedade o impede de ter uma ereção adequada.
  • Sentimento de culpa e baixa autoestima. Semelhante à ansiedade, o homem tem medo ou culpa por não ser capaz de satisfazer a sua parceira, e a preocupação impede a sua ereção. Ele se considera incapaz de dar prazer à sua parceira.
  • Depressão. É uma causa comum da impotência. A mente falha ao desativar as preocupações e não responde à estimulação sexual. Às vezes, os tratamentos para a depressão também causam disfunção erétil.
  • Indiferença. Alguns homens se sentem indiferentes a qualquer tipo de relação sexual. Isso geralmente acontece à medida que envelhecem, mas também pode ocorrer com jovens.

Em muitos casos, há um problema físico por trás da disfunção erétil, como:

  • Problemas coronários e vasculares
  • Obesidade
  • Pressão alta
  • Tabagismo, alcoolismo ou dependência de drogas.
  • Diabetes
  • Problemas da próstata
  • Tratamentos medicinais, como hormônios, opioides, diuréticos, antidepressivos e outros.

Confira também: 6 problemas femininos que impedem relações sexuais prazerosas

O que fazer quando seu parceiro é impotente?

A impotência masculina causa preocupação
A impotência sexual pode ter várias causas diferentes, mas determinados hábitos podem ajudar a combatê-la.

A primeira coisa a fazer quando seu parceiro é impotente é reconhecer o problema. Se o seu parceiro tiver algum dos problemas físicos aqui detalhados, é melhor consultar um médico para descobrir se esta é a causa da impotência. Nesses casos, existem tratamentos com receita médica que podem ser de grande ajuda.

No entanto, quando se trata de um problema mental, a melhor maneira de ter uma ereção normal e desfrutar do sexo em sua totalidade é recuperar o controle do corpo.

“Para ter uma ereção, basta ficar excitado e relaxado”, diz Lisa Thomas, especialista em terapia sexual. Para conseguir isso, existem várias dicas e técnicas que podem ser seguidas:

Mudanças no estilo de vida

Foi demostrado que os homens que param de fumar e de beber melhoram em 25% a capacidade de obter uma ereção sólida e duradoura.

No caso de homens obesos, a capacidade erétil pode melhorar em até 50% se aplicarmos mudanças na dieta, de acordo com vários estudos. Dietas saudáveis, com um bom equilíbrio entre proteínas, carboidratos e gorduras, se mostraram eficazes.

O exercício, como uma simples caminhada diária, também é uma grande ajuda, pois não apenas ajuda a reduzir a obesidade, mas também fortalece os músculos pélvicos.

Exercícios de Kegel

Homem impotente
Exercitar os músculos do assoalho pélvico permite ter um maior controle sobre as ereções.

Estes são exercícios projetados para fortalecer os músculos pélvicos. Embora inicialmente tenham como objetivo ajudar as mulheres a controlar a incontinência urinária após o parto e a relaxar a vagina para obter um maior prazer sexual, também podem ser realizados pelos homens para superar a impotência.

Os músculos a serem trabalhados nos exercícios de Kegel são os mesmos usados ​​para interromper a micção, e os que são utilizados para impedir que os gases escapem.

Assim que forem identificados, devem ser trabalhados contraindo-os e relaxando-os, sem usar como apoio outros músculos como os abdominais, as coxas ou o glúteo. É aconselhável praticar estes exercícios em séries de 10 repetições, 3 vezes ao dia.

Além de ajudar a melhorar a ereção, esses exercícios também são muito eficazes para o controle da ejaculação precoce.

Leia também: Melhore sua vida sexual e evite a incontinência urinária com exercícios Kegel

Converse com o seu parceiro

Sem dúvida alguma, a comunicação é essencial em todos os relacionamentos. Portanto, se o seu parceiro for impotente, você deve ter uma conversa franca e aberta sobre a relação sexual, mas sem a pressão de ir para a cama imediatamente.

A Dra. Thomas recomenda falar sobre quais expectativas cada um tem, o que os satisfaz e o que os incomoda. Os dois podem tentar se tocar e acariciar um ao outro sem forçar o momento, ou se masturbar mutuamente até que o homem se sinta mais confiante e menos ansioso. “O foco deve estar na relação, não no pênis”, conclui Thomas.

Experimente tratamentos naturais

Alguns tratamentos naturais provaram ser eficazes no tratamento da impotência. Além disso, seus benefícios para o corpo podem ajudar os homens a se sentirem mais confiantes, sabendo que estão fortalecendo sua capacidade erétil com estes elementos.

  • Gengibre vermelho: melhora a circulação sanguínea, o que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o pênis. Vários estudos evidenciam sua influência em uma boa ereção.
  • Rhodiola Rosea. Um estudo realizado com 35 homens que sofrem de impotência mostrou que, após 3 meses, houve uma melhora da capacidade sexual.
  • Acupuntura. Alguns estudos sugerem que a acupuntura também pode ser benéfica no combate à impotência.

Converse com um terapeuta

Paciente consultando um urologista
A ajuda profissional pode ser uma ótima alternativa para superar problemas nas relações sexuais.

Sem dúvida alguma, os terapeutas sexuais e de casal são um grande apoio para ajudar os parceiros sexuais a superar problemas nas relações íntimas.

A participação de uma terceira pessoa, treinada profissionalmente, com quem possam conversar sobre suas intimidades sem medo de ser julgados, ajuda a liberar as tensões e a dar-lhes novas ideias para superar os problemas.

  • The likely worldwide increase in erectile dysfunction between 1995 and 2025 and some possible policy consequences.The likely worldwide increase in erectile dysfunction between 1995 and 2025 and some possible policy consequences. New England Research Institutes Inc., Watertown, MA and *Department of Urology, Boston University School of Medicine, Boston, USA. (1999). 84, 50–56
  • Erectile Dysfunction. Milton Lakin, MD Hadley Wood, MD. Cleveland Clinic. (2018). http://www.clevelandclinicmeded.com/medicalpubs/diseasemanagement/endocrinology/erectile-dysfunction/
  • Do cigarette smokers with erectile dysfunction benefit from stopping?: A prospective study. BJU Int. Pourmand G, Alidaee MR, Rasuli S, Maleki A, Mehrsai A. (2004). 94:1310–1313).
  • Abdominal obesity and physical inactivity are associated with erectile dysfunction independent of body mass index. Janiszewski PM, Janssen I, Ross R. . J Sex Med 2009; 6:1990–1998.
  • Red ginseng for treating erectile dysfunction: a systematic review. Dai-Ja Jang, Myeong Soo Lee, Byung-Cheul Shin, Young-Cheoul Lee, and Edzard Ernst. Korea Food Research Institute, Sungnam, South Korea. (2008). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2561113/