Menina de 5 anos dá aula de consentimento para crianças: “Só você manda no seu corpo”

Os especialistas reforçam que, quanto mais cedo melhor, para explicar aos pequenos o que é consentimento e a importância de dizer 'não'!
Menina de 5 anos dá aula de consentimento para crianças: “Só você manda no seu corpo”

Última atualização: 04 julho, 2022

Um vídeo publicado pelo comediante Raúl Massana chamou a atenção dos internautas e já acumula mais de 2 milhões de visualizações. Nele, sua filha María de apenas 5 anos, dá aula de consentimento para crianças e reproduz o conhecimento adquirido no livro Seu corpo é seu, que lhe foi ensinado na escola.

Só você manda no seu corpo” e “O ‘não’ é uma palavra muito importante”, são duas ideias que a garotinha tem muito claras e que expressa perfeitamente.

“Se você disser ‘não’ e quem está te incomodando não te ouvir, você conta para um adulto”.

O livro sobre o qual María fala no vídeo é Seu corpo é seu, idealizado pela escritora e ilustradora Lucía Serrano. A obra tem o objetivo de aproximar a sexualidade dos pequenos para que assim seja possível evitar abusos e contatos indesejados.

Quando seu pai lhe pergunta sobre o que é o livro recomendado na escola, María explica com muito entusiasmo os limites e termos que toda criança deve conhecer: “Alguém sabe o que são as partes íntimas? […]Elas são chamadas de partes íntimas porque estão cobertas de roupas”, diz ela em alto e bom som no vídeo.

“Não é uma palavra muito importante. Significa que eu não quero, ponto final”, explicou María

“Acho muito importante que meninos e meninas saibam sobre sexualidade porque é algo com o qual convivem e para o qual precisam ter ferramentas. Em casa, ficamos muito surpresos com a facilidade e a calma com que ela falou sobre as partes íntimas e a importância da palavra ‘não’,” disse Raúl Massana ao EL PAÍS.

A literatura é um caminho importante para ajudar as crianças a assimilarem assuntos mais complexos. “Os livros ajudam a colocar palavras em tudo o que é difícil explicar para as crianças. No caso desse livro, ele explica que uma criança mais velha ou um adulto nunca deve tocar uma menina ou um menino.”, explicou Lucía Serrano ao EL PAÍS.

É fundamental começar essa discussão ainda na infância para que as crianças cresçam com a consciência de que seus corpos não são públicos e nenhum toque deve acontecer sem o seu consentimento. 

Pode interessar a você...
Avós maternas têm papel fundamental na vida das crianças
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Avós maternas têm papel fundamental na vida das crianças

Sabemos que as avós maternas têm papel fundamental na vida dos netos. Mas talvez essa influência seja ainda mais profunda. Clique e confira!