Remédios caseiros para mãos ásperas e secas

15 de abril de 2016
Tanto o aloe vera como a rosa mosqueta são conhecidos por suas propriedades hidratantes e por favorecer a regeneração celular. Ao utilizá-los ao mesmo tempo potencializamos seus efeitos para evitar o ressecamento extremo das mãos.

Atualmente, existem vários produtos desenvolvidos para melhorar as mãos ásperas e secas e todas as alterações que podem sofrer.

As mãos são, sem dúvida, uma das partes do corpo que mais realiza tarefas por dia. Como consequência, ficam em contato com diferentes superfícies, produtos e ambientes que podem danificá-las.

Como qualquer outra parte da pele, as mãos precisam de cuidados especiais todos os dias, já que tendem a perder hidratação e são afetadas por vários fatores ambientais.

No entanto, também há alternativas naturais mais saudáveis para o seu cuidado e que, com uma aplicação constante, podem melhorar as mãos ásperas e secas em pouco tempo. Portanto, neste artigo apresentamos alguns remédios naturais para cuidar do estado de nossas mãos.

As mãos precisam de cuidados especiais todos os dias, já que tendem a perder hidratação e são afetadas por vários fatores ambientais

Remédios caseiros para mãos ásperas e secas

1. Azeite de oliva

Seu alto teor de antioxidantes e ácidos graxos essenciais o tornam um ingrediente perfeito para o cuidado das mãos ásperas.

O azeite de oliva nutre, hidrata e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. As mãos costumam envelhecer bem rápido quando não são bem cuidadas.

Como utilizar?

  • Aqueça um pouco de azeite de oliva e massageie ambas as mãos com ele durante 5 a 10 minutos. Repita o processo duas vezes por dia.
  • Você também pode preparar um esfoliante natural misturando azeite de oliva e açúcar com o objetivo de remover as células mortas.

Pode te interessar: 10 remédios caseiros com azeite de oliva

2. Aveia

Este ingrediente atua como um limpador e um esfoliante que reduz as impurezas acumuladas nas mãos e evita o ressecamento da pele.

Além disso, contém proteínas que previnem a perda de umidade e mantêm a pele hidratada, melhorando o aspecto das mãos ásperas.

Como utilizar?

  • Prepare uma pasta espessa utilizando uma colher de sopa de aveia moída e uma colher de sopa de mel.
  • Esfregue a mistura nas mãos e deixe agir por 10 minutos. Depois, enxágue com água morna.

3. Óleo de coco

Os ácidos graxos do óleo de coco e seu alto teor de antioxidantes contribuem para hidratar as mãos ásperas.

Os ácidos graxos do óleo de coco e seu alto teor de antioxidantes contribuem para hidratar as mãos ásperas e atenuar os danos causados pelos raios ultravioleta.

Como utilizar?

  • Aplique um pouco de óleo de coco extra virgem nas mãos e massageie-as durante 5 minutos antes de ir dormir.
  • Se possível, coloque luvas após a aplicação para obter melhores resultados.

4. Aloe vera e óleo de rosa mosqueta

O aloe vera é uma planta valorizada na medicina por seu alto poder hidratante e antioxidante que contribui para a regeneração celular e a redução dos danos causados pelos radicais livres.

Neste tratamento potencializamos seus efeitos com o óleo de rosa mosqueta. É útil para tratar as mãos que apresentam ressecamento extremo ou rachaduras.

Como utilizar?

  • Extraia o gel do aloe vera e, em um recipiente, misture-o com algumas gotas de óleo de rosa mosqueta.
  • Aplique o creme resultante com massagens suaves e deixe agir por alguns minutos para que seus nutrientes penetrem na pele.

5. Laranja e mel

Este remédio combina os antioxidantes da laranja com as propriedades hidratantes do mel para tratar as mãos ásperas e devolver-lhes sua suavidade.

Como utilizar?

  • Esprema o suco da laranja e misture-o com uma colher de sopa de mel até criar uma loção.
  • Aplique a mistura com massagens suaves e deixe agir por 15 minutos.

6. Iogurte natural

Este ingrediente natural é um dos melhores que podemos escolher quando o assunto é o cuidado da pele, já que, além de hidratar, ele contém um ativo chamado ácido lático que atua como um limpador natural e agente esfoliante para eliminar as células mortas.

Como utilizar?

  • Aplique a quantidade de uma colher de sopa de iogurte natural nas mãos massageando suavemente de forma circular por 5 minutos.
  • Você também pode misturar duas colheres de sopa de iogurte natural e um pouco de farinha de grão de bico. Com a pasta resultante você pode esfoliar as mãos ásperas para renovar a pele. Aplique-a com massagens suaves e repita o tratamento duas vezes por semana.

Não deixe de ler: Como preparar iogurte caseiro e quais são seus benefícios

7. Banana madura

Uma banana madura tem um alto poder hidratante e antimicrobiano

Uma banana madura tem um alto poder hidratante e antimicrobiano que contribui para melhorar a saúde das mãos ásperas.

Como utilizá-la?

  • Amasse uma banana bem madura até formar uma pasta. Depois, aplique-a por toda a mão e deixe agir por 30 minutos.
  • Outra opção consiste em misturar a pasta de banana com um pouco de mel e azeite de oliva e, depois, aplicar massageando suavemente durante 10 ou 20 minutos.
  • Em ambos os casos, enxágue com água morna. Para terminar, aplique um bom creme hidratante.
  • Navarrete Franco, G. (2003). Histología de la piel. Rev Fac Med UNAM. https://doi.org/10.1177/0267659111426920
  • Kumar, V., Abbas, A. K., & Aster, J. C. (2013). Piel. In Robbins Patología Humana. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
  • Quirúrgica, M. (2012). Dermatología. Dermatologia Cosmetica, Medica y Quirurgica. https://doi.org/10.1016/j.ijfoodmicro.2015.01.016