Como manter a paixão no relacionamento?

16 de março de 2020
A monotonia, entre outros fatores, costuma afetar a convivência dos casais. Felizmente, há fórmulas para manter viva a chama do amor. Você quer saber quais são? Vamos falar sobre algumas delas a seguir.

Se analisarmos os dados sobre a quantidade de divórcios que ocorrem no mundo todo, veremos que os resultados são surpreendentes. Por isso, é válido refletir sobre como manter a paixão no relacionamento e impedir que o romance inicial chegue ao fim com um desfecho triste.

Sabemos que a vida a dois pode ter seus altos e baixos, mas a responsabilidade de manter a chama acesa é de ambos os membros do casal.

É por isso que queremos compartilhar com você uma série de recomendações para que aquela linda fase do início do namoro não tenha que terminar quando vocês começarem a morar juntos. O objetivo é que aconteça o oposto e o amor possa ser sentido no ar.

Principais motivos pelos quais a paixão acaba

Vale a pena conhecer as principais razões pelas quais a paixão do casal diminui. Algumas delas são:

  • A monotonia. A relação é previsível e não há surpresas.
  • Não fazer nada estimulante. O casal sempre faz as mesmas atividades.
  • O relacionamento começou rapidamente e o casal não teve tempo suficiente para se conhecer profundamente ou determinar se um dos dois servia apenas para preencher um vazio do outro, produto de alguma relação anterior.
  • A pessoa sente que deseja algo melhor do que o seu(sua) parceiro(a), porque sente que ele(a) não satisfaz suas expectativas ou não está disposto(a) a se envolver mais na relação.
  • Um dos dois criou laços afetivos com outra pessoa e perdeu o controle. Pode ser um colega de trabalho ou alguém próximo, e isso distancia cada dia mais a pessoa do(a) parceiro(a).
  • O sexo não é prazeroso e você só faz porque sente que deve fazer, não porque sente paixão no momento em questão. Nesse ponto da relação, os carinhos são praticamente inexistentes.
Casal brigando e fazendo acusações
Há muitos fatores que deterioram a paixão do casal. Alguns dos mais comuns incluem a monotonia, a infelicidade e a insatisfação sexual.

Como manter a paixão viva no relacionamento?

Se você analisou as causas e percebeu que alguma delas pode estar presente na sua relação, então a decisão a ser tomada dependerá disso. No entanto, se você sente que se trata apenas de tédio, monotonia e excesso de rotina, então existem certas dicas que podem ajudar a manter viva a paixão no relacionamento. Experimente algumas delas!

Comunicação

O principal é comunicar o que você se sente ao outro. Muitas vezes, as relações se desgastam porque não existe diálogo. Não toquem em temas que já são comuns – os alimentos que estão faltando em casa, os problemas no trabalho, as tarefas das crianças se vocês tiverem filhos. Conversem, por exemplo, sobre suas músicas preferidas ou sobre a história de algum filme.

Leia também: 5 erros de comunicação comuns entre casais

Tenham detalhes diários

Para manter a paixão viva, os detalhes são importantes. Não precisam ser presentes enormes, mas pequenas demonstrações de afeto que revivam o sentimento de carinho e amor que costumava existir.

Evitem as distrações

Tenham momentos sem celulares ou computadores. Simplesmente dediquem tempo a vocês mesmos e esqueçam por um segundo todas as outras obrigações ou assuntos pendentes. Tentem fazer com que as tarefas do trabalho terminem quando o dia acabar e evitem permitir que o uso das tecnologias afete vocês.

Façam elogios

Muitas pessoas, quando fazem parte de um casal, se esquecem de dedicar tempo à aparência para agradar o(a) parceiro(a) – como faziam quando eram namorados – enquanto outras não expressam nenhuma palavra lisonjeira. Tenha em mente que, com um elogio, você pode fazer aquela pessoa especial se sentir bem, pois existem elogios que são necessários entre os casais.

Como manter a paixão viva no relacionamento
Os elogios são muito importantes quando se trata de manter a paixão viva na relação, já que fazem com que a outra pessoa se sinta especial.

Curem as feridas emocionais rapidamente

Se vocês desejam manter a paixão viva, não parem de se falar nem durmam em quartos separados. Conversem e, se for necessário, digam “me desculpe”. Não permitam que a dor forme uma crosta nos seus corações. Manter uma atitude hostil é destrutivo.

Divirtam-se na cama

Vocês podem fazer danças eróticas, usar fantasias, vendar os olhos, passar chocolate no corpo do outro para lamber, entre outras alternativas. Além disso, tome a iniciativa: não espere que o outro sempre diga o que fazer. Faça um surpresa levando-o para a cama, por exemplo.

Falem das suas preferências sexuais

Mostre como você quer receber carinhos, ensine quais são os pontos que mais te fazem estremecer e diga no ouvido do outro todas as coisas que você tem em mente. Certamente, assim vocês vão conseguir acender a chama.

A penetração pode até ficar um pouco de lado. Nesse momento, o importante na cama é beijar, fazer carícias, conversar ou olhar o outro diretamente nos olhos.

Não deixe de ler: 7 erros sexuais típicos que os homens cometem

Surpreenda

Comece a seduzir seu(sua) parceiro(a) na cozinha ou interrompa o seu banho para lhe fazer companhia. Qualquer lugar fora da cama também é excitante.

Siga essas recomendações e você vai ver como conseguirá reacender a paixão no seu relacionamento, mesmo se vocês já convivem há anos.

  • Relación entre satisfacción sexual, ansiedad y prácticas sexuales. (2010). Pensamiento Psicológico7(14), 41–52. https://doi.org/10.11144/130
  • Barón, M. J. O., Zapiain, J. G., & Apodaca, P. (2002). Apego y satisfacción afectivo-sexual en la pareja. Psicothema14(2), 469–475.
  • Paredes, J. (2009). Imagen Corporal Y Satisfaccion Sexual. Ajayu7, 28–47.
  • Villanueva Orozco Gerardo Benjamín Tonatiuh, Rivera Aragón Sofía, Díaz Loving Rolando, Reyes-Lagunes Isabel. La comunicación en pareja: desarrollo y validación de escalas. Acta de investigación psicol  [revista en la Internet]. 2012  Ago [citado  2019  Oct  30] ;  2( 2 ): 728-748. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-48322012000200010&lng=es.