Limpeza facial com vinagre de maçã

29 de novembro de 2019
A aplicação tópica de vinagre de maçã parece ser benéfica para limpar a pele e remover o excesso de oleosidade. No entanto, é um produto que devemos usar com precaução. Descubra como utilizá-lo a seguir.

Nos últimos anos, o uso do vinagre de maçã se popularizou como um aliado da limpeza facial. Embora até o momento não existam estudos científicos que comprovem seus benefícios para a pele, quem experimentou sugere que é ótimo para regular a produção excessiva de óleo e remover as impurezas acumuladas no rosto. Você se anima a fazer o teste?

O vinagre de maçã

Vinagre de maçã para limpeza facial

O vinagre de maçã é um produto obtido a partir da fermentação da sidra de maçã com levedura e bactérias benéficas. Este processo gera o composto ativo do vinagre, conhecido como ácido acético, famoso por seus efeitos antimicrobianos e antifúngicos.

Grande parte dos seus efeitos benéficos são atribuídos a este ácido e ao seu teor de ácido málico. Segundo um estudo publicado na revista Molecules, estes tipos de ácidos, chamados de alfa hidroxiácidos (AHA), podem ser benéficos para a saúde cutânea quando são usados em baixas concentrações.

A escolha do vinagre certo

É importante saber algo antes de realizar a limpeza facial com vinagre de maçã. Devemos usar um vinagre de maçã não refinado, cru, orgânico, não filtrado e não pasteurizado.

Você poderá encontrá-lo em lojas naturais especializadas. Além disso, você irá reconhecê-lo imediatamente porque é um vinagre muito turvo na parte debaixo da garrafa. Dado que ele pode ser agressivo em seu estado natural, o melhor é diluí-lo: uma xícara de vinagre para cada 3 xícaras de água.

Benefícios para a pele

Como mencionamos anteriormente, o vinagre de sidra de maçã é rico em um tipo de composto chamado alfa hidroxiácido. Eles permitem eliminar as células mortas da pele. Além disso, conforme detalha uma pesquisa publicada na Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, ajudam a melhorar as rugas e a textura da pele.

Por outro lado, un estudo publicado na Scientific Reports destaca que o vinagre de maçã tem propriedades antimicrobianas que podem ser aproveitadas com várias finalidades terapêuticas. Por isso, há quem sugira que ele contribui para prevenir a acne e algumas infecções cutâneas.

No entanto, não há evidências que respaldem esta afirmação. Por isso, ele deve ser usado com precaução, principalmente em peles delicadas. Ele é seguro na maioria dos casos, pois é usado em baixas concentrações por ser diluído em água.

Portanto, você pode dar uma oportunidade a esta limpeza facial com vinagre de maçã para que possa determinar por si mesma se ela é benéfica para o seu caso. Quem já experimentou sugere que ela:

  • Ajuda a remover células mortas.
  • Diminui a presença de cravos.
  • Regula a produção de óleo.
  • Suaviza a pele e a tonifica.

Limpeza facial com vinagre de maçã

Antes de experimentar a limpeza facial com vinagre de maçã, é importante fazer alguns esclarecimentos; em primeiro lugar, dada a falta de evidências sobre a sua segurança e eficácia, você deve usá-lo com precaução, evitando usar o produto sem diluir. O ideal é fazer um pequeno teste sobre a pele antes de aplicar o produto em sua totalidade.

Por outro lado, caso você tenha algum problema dermatológico, incluindo a acne, é fundamental consultar um dermatologista. Embora a cultura popular tenha atribuído propriedades medicinais a este produto, ele não deve substituir os tratamentos receitados pelo profissional.

Do que preciso?

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico (10 ml)
  • 1/2 copo de água (100 ml)
  • 1 disco de algodão

Como fazer a limpeza facial com vinagre de maçã

  • Para começar, dilua o vinagre de maçã na água.
  • Em seguida, mergulhe o disco de algodão no líquido e aplique-o sobre o rosto.
  • Faça massagens suaves durante 2 ou 3 minutos.
  • Deixe agir durante toda a noite e enxágue na manhã seguinte.
Limpeza facial

Conclusão

Parece que a aplicação de vinagre de maçã diluído em água é uma boa alternativa para limpar a pele e remover as impurezas. No entanto, não há evidências que respaldem estes benefícios. Portanto, você pode experimentar, mas não como substituto dos tratamentos ou produtos receitados por um dermatologista.

  • Vinegar, A. C. (2016). 40 Ways to Use Apple Cider Vinegar. Swanson Blog.
  • Cheng, H. (2012). Production process of apple vinegar. Faming Zhuanli Shenqing.
  • KhazalKadhim Hindi, N., & Hindi, N. K. (2013). In vitro Antibacterial Activity of Aquatic Garlic Extract , Apple Vinegar and Apple Vinegar – Garlic Extract combination. American Journal of Phytomedicine and Clinical Therapetutics.
  • Ryssel, H., Kloeters, O., Germann, G., Schäfer, T., Wiedemann, G., & Oehlbauer, M. (2009). The antimicrobial effect of acetic acid-An alternative to common local antiseptics? Burns35(5), 695–700. https://doi.org/10.1016/j.burns.2008.11.009
  • Yagnik D, Serafin V, J Shah A. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. Sci Rep. 2018;8(1):1732. Published 2018 Jan 29. doi:10.1038/s41598-017-18618-x