Limpeza facial com vinagre de maçã

23 Outubro, 2020
A limpeza facial com vinagre de maçã tornou-se popular como um tratamento estético com muitos benefícios. No entanto, alguns dermatologistas aconselham que é um ingrediente que deve ser usado com cautela.

Atribuem muitas propriedades benéficas à uma limpeza facial com vinagre de maçã. Segundo a literatura popular, a sua aplicação regular auxilia no desaparecimento de manchas, rugas, acne e outros tipos de imperfeições. Na verdade, há quem diga que atua contra doenças da pele, como o eczema ou as infecções fúngicas. Esses benefícios são verdadeiros?

Embora seu uso como coadjuvante de cuidados com a pele tenha sido indicado, os efeitos do vinagre de maçã não são tão milagrosos como algumas pessoas o descrevem. Na verdade, devido à sua composição, pode ser agressivo para quem tem pele sensível.

Limpeza facial com vinagre de maçã: o que você deve saber

O vinagre de maçã é um produto obtido a partir da fermentação da cidra de maçã com levedura e bactérias benéficas. Durante esse processo, é gerado um composto ativo conhecido como ácido acético, ao qual é atribuída atividade antimicrobiana e antifúngica segundo algumas pesquisas.

Também concentra substâncias como o ácido málico que, segundo o estudo publicado na revista Molecules, pertence aos alfa-hidroxiácidos (AHAs), conhecidos por seus benefícios para a saúde da pele quando usados ​​em baixas concentrações. Então, é bom fazer uma limpeza facial com vinagre de maçã?

Por enquanto, as evidências científicas sobre os efeitos do vinagre de maçã na pele são insuficientes. Como explica o dermatologista certificado Raechele Cochran Gathers à revista Real Simple, a maioria das afirmações sobre o vinagre de maçã e a pele são meramente anedóticas.

Por isso, a sua aplicação deve ser feita com cautela, principalmente em casos de pele sensível. Even Gathers comenta que esse produto deve ser usado diluído em água, pois por si só é muito ácido e pode ser agressivo. Na verdade, mesmo diluído, não é adequado para todas as pessoas.

Enquanto alguns relatam benéficos após a sua aplicação, outros, ao contrário, comentam que causou irritações e até queimaduras. Portanto, dada a falta de evidências sobre a sua segurança e eficácia, é importante consultar um dermatologista antes de aplicá-lo.

Limpeza facial com vinagre de maçã

Muitos dos benefícios do vinagre de maçã vêm de dados anedóticos, portanto, é um produto que deve ser usado com cautela.

O que o vinagre de maçã pode fazer pela pele?

Embora por enquanto as evidências sobre o vinagre de maçã sejam bastante limitadas, acredita-se que a sua aplicação possa ajudar no combate aos sintomas de acne, caspa e outros problemas dermatológicos. É claro que não é um tratamento de primeira linha para esses problemas e precisa ser diluído em água.

Segundo Gathers, a acidez desse produto é o que lhe confere efeitos positivos contra doenças da pele, como o eczema. Nesse sentido, ele explica que a pele com eczema tem um pH cutâneo mais elevado, o que aumenta o risco de infecções. O vinagre, devido aos seus compostos ácidos, pode ajudar a restaurar o pH desses tipos de pele, embora faltem evidências.

Por outro lado, como comentamos, algumas de suas substâncias ácidas pertencem aos alfa-hidroxiácidos (AHA). De acordo com uma pesquisa publicada na Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, esses ácidos são úteis para esfoliar, iluminar e suavizar a pele.

Como fazer uma limpeza facial com vinagre de maçã de forma segura?

Para a maioria das pessoas, aplicar uma limpeza facial com vinagre de maçã diluído é inofensivo. Porém, a recomendação geral é fazer um pequeno teste em uma das áreas da pele antes de usar o produto na sua totalidade.

Caso seja observada alguma reação desfavorável, como ressecamento ou irritação, é aconselhável enxaguar com água em abundância e interromper o seu uso. Além disso, é melhor evitá-lo no caso de peles sensíveis. Para conhecer outros métodos de limpeza facial, o ideal é ir ao dermatologista.

O profissional também ficará encarregado de escolher um tratamento em caso de acne, eczema ou outras doenças de pele. Embora se diga que o vinagre diluído tem efeitos positivos contra essas condições, ele é apenas um coadjuvante e não um substituto para os tratamentos prescritos pelo médico.

Limpeza facial com vinagre de maçã

A limpeza facial com vinagre de maçã deve ser feita regularmente, com cautela. É melhor evitá-la em caso de sensibilidade.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico (10 ml)
  • 1/2 copo de água (100 ml)

Aplicação da limpeza facial com vinagre de maçã

  • Para começar, dilua o vinagre de maçã em água.
  • Em seguida, molhe um algodão no líquido e passe sobre o rosto com massagens suaves.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxágue.
  • Repita o uso 2 ou 3 vezes por semana, à noite.

Recomendações para escolher um bom vinagre de maçã

Existem várias apresentações de vinagre de maçã no mercado. Quando se trata de cuidar da pele, é aconselhável escolher variedades não refinadas, orgânicas e não pasteurizadas. Estes são os que contêm substâncias que auxiliam no cuidado facial. Você o reconhecerá porque tem uma aparência turva no fundo da garrafa.

É seguro aplicar uma limpeza com vinagre de maçã?

Por enquanto, não há uma resposta concreta para essa pergunta. O que se sabe é que o vinagre de maçã contém substâncias que, em pequenas concentrações, podem auxiliar no cuidado facial. No entanto, há relatos de pessoas que tiveram irritação e queimaduras após usar este produto. Portanto, não é recomendado em caso de sensibilidade.

Em geral, é bom consultar um dermatologista para verificar o estado da pele. No caso de doenças, como acne ou eczema, o profissional é quem avalia se o uso desse ingrediente é benéfico ou não. Além disso, indicará um tratamento adequado de acordo com o caso. Tenha isso em mente!

 

  • Vinegar, A. C. (2016). 40 Ways to Use Apple Cider Vinegar. Swanson Blog.
  • Cheng, H. (2012). Production process of apple vinegar. Faming Zhuanli Shenqing.
  • KhazalKadhim Hindi, N., & Hindi, N. K. (2013). In vitro Antibacterial Activity of Aquatic Garlic Extract , Apple Vinegar and Apple Vinegar – Garlic Extract combination. American Journal of Phytomedicine and Clinical Therapetutics.
  • Ryssel, H., Kloeters, O., Germann, G., Schäfer, T., Wiedemann, G., & Oehlbauer, M. (2009). The antimicrobial effect of acetic acid-An alternative to common local antiseptics? Burns35(5), 695–700. https://doi.org/10.1016/j.burns.2008.11.009
  • Seaver, M. ( June 24, 2019). Apple Cider Vinegar Has Many Brilliant Uses, But Is It Safe for Your Skin?. Real Simple. Available in https://www.realsimple.com/beauty-fashion/skincare/apple-cider-vinegar-for-skin