Limpar o intestino ou cuidar dele naturalmente?

Uma alimentação saudável e variada, onde abundam frutas, vegetais, fibras e água, é a forma mais eficaz de ajudar o intestino a ficar forte e limpo.
Limpar o intestino ou cuidar dele naturalmente?

Última atualização: 18 março, 2022

O intestino é o órgão encarregado de extrair os nutrientes e a água que são ingeridos dos alimentos e que posteriormente serão absorvidos pelo organismo. Ele é dividido entre o intestino delgado, que tem de cinco a sete metros de comprimento, e o intestino grosso, que tem aproximadamente um metro e meio.

A absorção dos alimentos ocorre principalmente através da parede do intestino delgado. Já o intestino grosso tem a função de reabsorver a água ingerida, compactando os restos de alimentos de que a pessoa não necessita. É assim que as fezes são formadas, e acabarão sendo expelidas pelo ânus.

Quando este processo não se desenvolve corretamente, algumas das doenças mais comuns que a pessoa pode estar sofrendo são prisão de ventre, irritação no intestino ou inflamação. Aqui falaremos desses problemas e algumas maneiras naturais de preveni-los e ajudar a combatê-los. Especificamente, vamos nos aprofundar no conceito de “hidroterapia do cólon”, uma nova técnica que afirma ser capaz de limpar o intestino com eficácia.

Em qualquer caso, será sempre aconselhável consultar qualquer doença com um profissional. Principalmente se a dor piorar ou persistir. Somente um médico poderá prescrever um tratamento adequado para o problema específico que está se desenvolvendo.

Limpar o intestino?

intestino limpo

Há rumores que afirmam que durante o processo pelo qual o alimento ingerido atravessa o intestino até o ânus, os resíduos podem se acumular no intestino grosso. Estes, se não eliminados, podem obstruir o trânsito, armazenando toxinas que irritam, inflamam e congestionam o cólon.

Nesse sentido, e para evitar que isso aconteça, a nova técnica chamada “hidroterapia do cólon” ganhou fama. Aqueles que defendem sua eficácia afirmam que pode eliminar resíduos acumulados no intestino grosso; de toxinas a bactérias e alguns parasitas, uma espécie de desintoxicação. Graças a isso, a constipação pode ser evitada e até mesmo as condições da pele podem ser melhoradas.

Porém, como explica o Dr. Rodrigo Valderrama, gastroenterologista da Clínica Alemana, em geral, fazer uma limpeza de cólon de vez em quando para ‘desintoxicar’ não é uma prática justificada, segundo critérios médicos.

Em suas palavras, “a ideia de que as fezes intoxicam é errada, existe um mito em torno desse assunto. A verdade é que a produção de fezes é um ato fisiológico normal e muito complexo. Na verdade, neste processo são absorvidas água e vitaminas muito importante para a saúde. Mecanismos neurológicos estão envolvidos no controle da evacuação e eles ainda não são compreendidos em muitos aspectos fundamentais “.

Na verdade, a limpeza do cólon é usada na preparação antes de realizar certas práticas médicas, como uma colonoscopia. Essa técnica, oferecida para outros fins, como desintoxicação, não é útil e pode, na verdade, ser prejudicial ao corpo. Isso ocorre porque o próprio sistema digestivo e os intestinos já removem resíduos e bactérias do corpo, portanto, nenhum agente externo é necessário.

O intestino pode ser ajudado a se manter limpo naturalmente?

absorção intestinal após degradação enzimática

Como vimos, o corpo é sábio e já possui mecanismos próprios de defesa e cuidado. Desta forma, o que podemos fazer é ajudar o organismo a exercer as suas funções de forma adequada, cuidando de nós mesmos e mantendo um estilo de vida saudável.

É fundamental uma alimentação variada e completa para o bom funcionamento do organismo. Cada alimento tem suas próprias qualidades e, combinando todas elas, o corpo recebe todos os nutrientes de que necessita. Em particular, merecem destaque as frutas, os vegetais e os cereais, alimentos que a pessoa deve consumir todos os dias.

Nas frutas encontraremos a maior quantidade de vitaminas para obter energia e ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, elas também têm antioxidantes.

Da mesma forma, nos vegetais podemos encontrar os minerais que mantêm o equilíbrio do corpo, também possuem uma boa quantidade de fibras. Os vegetais são ricos em potássio e ajudam a eliminar a retenção de líquidos, típica dos alimentos ricos em sódio.

Por outro lado, os cereais fornecem-nos fibras, ajudam a fortalecer o ferro no sangue e a aumentar o movimento peristáltico do intestino.

Beba sempre muita água

Este é o melhor aliado para a saúde do intestino e de todo o organismo. Com a água o corpo fica hidratado, sua temperatura é regulada e, além disso, ajuda a promover a limpeza do corpo.

Como você pode ver, a realidade do processo natural de desintoxicação do corpo não requer nenhuma técnica mágica ou a ingestão de suplementos ou alimentos estranhos. Basta ter cuidado com as rotinas e comer apenas os alimentos certos, sem exagerar nas quantidades. E, claro, beba muita água. Desta forma, você manterá seu corpo saudável e seus intestinos limpos.

Lembre-se, se você começar a sentir sintomas estranhos, ou dores fortes, será importante ir a um especialista e consultá-lo.

This might interest you...
Brownie de batata doce vegano e sem glúten
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Brownie de batata doce vegano e sem glúten

O brownie de batata doce vegano é fácil de preparar, possui excelentes características nutricionais e é delicioso. Experimente!



  • Healthline.com Small intestine [Online] Available at: www.healthline.com/human-body-maps/small-intestine
  • Palacios Gil-Antuñano N, Montalvo Zenarruzabeitia Z, Ribas Camacho AM. Alimentación, nutrición e hidratación en el deporte. Servicio de Medicina, Endocrinología y Nutrición. Centro de Medicina del Deporte. Consejo Superior de Deportes.