As 3 lesões que preocupam o Real Madrid

Um time de elite, como o Real Madrid, deve enfrentar muitos jogos por temporada. A demanda física pode levar a uma série de lesões.
As 3 lesões que preocupam o Real Madrid
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Escrito por Fernando Clementin

Última atualização: 04 novembro, 2022

Karim Benzema, Eder Militão e Lucas Vázquez sofreram lesões que ocorrem com frequência no futebol, mas que ainda disparam alarmes.

Durante uma temporada no futebol de alto nível, é normal que os jogadores passem alguns dias, semanas ou meses fora devido às condições físicas. Às vezes, essas lesões acontecem em pouco tempo, como está acontecendo com o Real Madrid.

A série de lesões no Real Madrid começou por Benzema

O primeiro problema da equipe merengue surgiu num jogo da UEFA Champions League contra o Celtic da Escócia. O afetado foi um dos maiores craques da equipe: Karim Benzema, um futebolista que cuida ao máximo do físico, mas que, claro, não está isento de sofrer lesões.

O francês sofreu dois problemas musculares na coxa direita. Por um lado, foi lesionado o músculo semitendíneo, que se localiza na parte interna dos isquiotibiais e participa da flexão do joelho e extensão do quadril.

Por outro lado, Benzema tem uma sobrecarga no quadríceps. Não é uma lesão incapacitante em si, mas causa desconforto e pode levar a uma condição mais grave que requer recuperação prolongada.

Benzema lesionado.
Benzema acrescenta, ao problema muscular, uma bursite no joelho para a qual estava previsto 10 dias sem jogos oficiais.

Militão, a segunda lesão da sequência

O zagueiro brasileiro também passou por problemas físicos na partida da Liga dos Campeões contra o Celtic. No caso dele, foi uma lesão no tendão.

Assim como Benzema, Militão sofria de uma sobrecarga nessa estrutura, formada por um grupo de músculos da região dos isquiotibiais. Essa região anatômica está localizada entre o glúteo e a parte anterior do joelho e é composta pelo semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral.

Uma sobrecarga muscular pode surgir ao exigir um esforço excessivo ou devido a um aquecimento prévio insuficiente. Qualquer que seja a origem, geralmente não são necessários mais de 10 dias —entre repouso e reabilitação— para uma recuperação completa.

Lucas Vázquez completou a série de lesões

O extremo espanhol do Real Madrid, Lucas Vázquez, foi o último a sofrer uma lesão muscular no plantel merengue. No caso do homem de 31 anos, foi uma dor no músculo grácil, que fica na coxa direita.

Localiza-se, na parte interna da coxa, desde o osso coxal até a tíbia.

Essa estrutura faz parte do grupo adutor. Suas principais funções estão relacionadas à flexão da perna e rotação interna e medial do joelho, além da flexão e adução do quadril.

Lucas Vázquez lesionado no Real Madrid.
As sobrecargas musculares no quadríceps são esperadas no futebol. O alto grau de exigência em campo, em ligas de alto nível, é quase inevitável.

Lesões no Real Madrid, são uma coincidência?

Analisando os três casos citados, percebe-se que são todas lesões musculares na parte inferior do corpo, mais precisamente na região das coxas. Embora seja impossível saber se todos compartilham -pelo menos parcialmente- uma origem comum, eles dão uma pista da demanda que o time do Real Madrid está tendo neste início de temporada.

Em um mês de calendário, a equipe já disputou 5 partidas na La Liga e 2 na UEFA Champions League, além de uma pré-temporada com vários amistosos nos Estados Unidos em julho e uma final da Supercopa da Europa contra o Eintracht Frankfurt. A Copa do Mundo Qatar 2022 que acontece no final do ano obriga as competições a serem comprimidas em pouco tempo.

A idade também é um fator a considerar. Apesar de Militao ser jovem (24 anos), Benzema e Vázquez já têm mais de 30. E o mesmo se aplica a outros jogadores do plantel, como Luka Modric, Toni Kross e Dani Carvajal, que terão de moderar os minutos em campo e as cobranças nos treinos para evitar lesões.

O Real Madrid se destacou no aspecto físico

Se há algo em que o Real Madrid se destacou, desde o regresso de Carlo Ancelotti como treinador, é no aspecto físico. As reviravoltas épicas na prorrogação nos últimos anos comprovam a eficácia do método de Antonio Pintus, preparador físico da equipe.

No entanto, a sequência de lesões representa uma luz de alerta que eles vão atender na caixa branca. Três lesões musculares semelhantes em um mês são evidentes e precisarão ser trabalhadas para evitar mais problemas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.