5 dicas para lavar um edredom

O edredom é um companheiro inseparável em cada etapa do sono, mas sua higiene muitas vezes é esquecida, o que pode prejudicar a saúde. A seguir, mostramos as melhores dicas para lavá-lo.
5 dicas para lavar um edredom

Última atualização: 03 Julho, 2021

Muitas vezes lavamos e trocamos os lençóis mas nos esquecemos de lavar o edredom. No entanto, isso pode ser prejudicial, pois permitirá que os ácaros e as alergias nos acompanhem durante o sono.

Por ser uma situação considerada de menor relevância, o acúmulo de sujeira pode atingir níveis preocupantes que dificultam o sono, resultando em uma reação em cadeia. Portanto, para acabar com os inconvenientes, é hora de dar a esse tipo de roupa de cama a importância que ela merece.

A seguir, daremos algumas dicas excelentes para lavar o seu edredom.

Tipos de edredom

Antes de dar as dicas de como lavar o edredom, devemos conhecer quais são os tipos que existem para que sua higienização seja bem-sucedida. Assim, é hora de determinar as variáveis ​​que essa peça de roupa de cama favorita tem.

Edredom ajustável

Este tipo de edredom tem a particularidade de se adaptar perfeitamente aos colchões pelo fato de possuir elásticos nos cantos, o que permite uma adaptação perfeita e realça a estética do quarto.

Por outro lado, oferece segurança suficiente para se manter ajustado durante todo o período de descanso, apesar dos movimentos bruscos de quem está na cama.

Edredom comforter

A peça completa é fabricada com material composto de 50% poliéster e 50% algodão. Desta forma, o cuidado deve ser maior na etapa de limpeza. Também tem uma vantagem em termos da elegância que exibe.

Edredons lavados
Existem diferentes tipos de edredons, e alguns deles requerem cuidados especiais na limpeza.

Edredom nórdico

O edredom nórdico possui duas variedades:

  • Enchimento natural – com penas ou plumas naturais que isolam o frio e aquecem quando as temperaturas forem muito baixas.
  • Enchimento sintético – imita a pluma natural e pode ser de fibras convencionais, de poliéster ou de microfibra. Os edredons de poliéster possuem um alto poder isolante. Além disso, sua limpeza é mais fácil do que a dos edredons de enchimento natural e eles são antialérgicos.

O peso dos 2 tipos varia, sendo que o de material sintético é mais leve que o natural.

Colcha

A colcha tem uma função mais estética, já que é feita com material mais fino. É ideal para decorar o quarto e para agasalhar em noites frescas de primavera ou verão.

Duvet

É um tipo de capa para o edredom. A vantagem é que mantém sempre renovada a decoração do quarto. Isso porque a capa reveste o edredom já antigo e o transforma em uma peça renovada. E o melhor é a facilidade de manutenção, já que a capa é mais fácil de lavar e de secar porque não possui recheio.

Com que frequência devemos lavar o edredom?

Um dos fatores que levam à má limpeza do edredom é o desconhecimento do tempo de lavagem recomendado. O adequado, em primeiro lugar, é analisar tanto o uso que ele recebe quanto o material que o compõe.

Os edredons que usamos com frequência deveriam ser lavados a cada 2 meses. Aqueles que são usados somente para enfeitar a cama e que possuem uma camada externa mais fina podem ficar até 3 meses sem lavar. Claro, esse período vai variar se ocorrer um acidente imprevisto.

Dicas para lavar o edredom

Lavar o edredom pode parecer uma tarefa simples, mas quando tivermos que fazer a limpeza, podem surgir várias dúvidas. Podemos cometer erros e acabar deteriorando o produto desnecessariamente. Para evitar isso, observe as 5 dicas para lavar um edredom a seguir.

1. Leia a etiqueta

Leia as informações de lavagem e preservação indicadas nas etiquetas dos edredons. Isso pode ser um bom começo para saber como tratá-los. Portanto, preste atenção e siga as instruções que o fabricante indicou para aumentar o tempo de vida útil.

Preste atenção à temperatura da água indicada nas etiquetas, pois alguns tecidos não suportam temperaturas muito altas.

2. Lavar o edredom nórdico exige um cuidado especial

Nem todos os edredons podem ser lavados seguindo apenas as instruções da etiqueta, já que no caso dos nórdicos, por exemplo, os cuidados devem ser mais específicos. Portanto, para sua correta manutenção, siga as seguintes indicações:

  • Coloque o edredom na máquina de lavar.
  • Coloque 3 bolas de tênis cobertas por meias no tambor da máquina de lavar. Esta técnica permitirá que as colisões das bolas com o acolchoado façam com que o recheio, seja natural ou sintético, mantenha-se ordenado.
  • Adicione água fria (exceto se houver outra indicação do fabricante) e sabão para roupas delicadas.
  • Ligue a máquina de lavar no modo de roupas delicadas.
  • Depois de lavado e centrifugado, retire o edredom da máquina.
  • Coloque para secar e varie as posições regularmente para a remoção completa da umidade. Você também pode aplicar spray antiácaros.

3. Evite máquinas de lavar pequenas

O tambor da máquina de lavar para limpar os edredons deve ter, no mínimo, 8 litros de capacidade. Caso contrário, a limpeza será deficiente devido à baixa mobilidade alcançada. Eles também podem rasgar por ficarem sem espaço.

4. Não use amaciante de roupas quando lavar o edredom

O amaciante não age nas manchas, mas dá uma sensação de maciez e deixa as roupas com um cheiro agradável. Por outro lado, acaba não tendo efeito para os produtos de fibra sintética. Na verdade, ele os contamina desnecessariamente com produtos químicos e é um catalisador de deterioração.

Amaciante de roupa
Não use amaciante de roupas para lavar os edredons, pois você pode danificá-los.

5. Adicione o sabão na quantidade certa

A última das dicas para lavar um edredom é usar a quantidade exata de sabão, pois isso é fundamental para evitar experiências ruins. Assim, use um terço da medida recomendada, garantindo uma limpeza profunda sem excessos prejudiciais.

As dicas para lavar o edredom prolongarão a sua vida útil

Vale lembrar que o processo de limpeza do edredom não termina com o ciclo de lavagem, pois a atenção também deve ser especial ao secar e guardar a peça. Nesse sentido, durante as estações mais quentes em que ela não é utilizada, devemos guardá-lo em sacos plásticos sem vestígios de umidade.

Para concluir, lavar regularmente os edredons inativa os ácaros e as bactérias. Ao mesmo tempo, prolongaremos a sua vida útil por muito mais tempo.

Pode interessar a você...
Aprenda a desinfetar seu colchão e seus travesseiros facilmente
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Aprenda a desinfetar seu colchão e seus travesseiros facilmente

Ter uma casa limpa e livre de ácaros é uma prioridade para todos. Aprenda neste artigo a desinfetar seu colchão e seus travesseiros para dormir mel...