Keanu Reeves: exercícios e dieta para interpretar John Wick após 55 anos

Com mais de 55 anos, John Wick ainda está subindo as escadas correndo e nocauteando bandidos com um soco. Leia e descubra seus segredos.
Keanu Reeves: exercícios e dieta para interpretar John Wick após 55 anos

Última atualização: 24 julho, 2023

Vimos John Wick bater repetidamente no chão com uma maça pesada, lutar e arrastar um rufião como um saco e muito mais. Sem dúvida, você tem que estar em forma para conseguir essas cenas. A seguir, vamos conhecer como é a dieta e os treinos de Keanu Reeves, que lhe permitem desempenhar um papel tão exigente para alguém com mais de 55 anos.

Ser John Wick aos 58 anos

Keanu Reeves tem se mostrado um ator versátil, participando de filmes de diversos gêneros. Em sua filmografia há para todos os gostos, desde as mais românticas como Doce Novembro, até produções que são pura adrenalina ( Velocidade Máxima ); sem esquecer as adaptações de peças clássicas (Muito Barulho por Nada).

No entanto, em cada uma dessas produções, o vimos se adaptar perfeitamente ao papel, vestindo o traje adequado. Mesmo naqueles com alto nível de exigência física, como foi o caso da tetralogia Matrix.

Para esta saga, o treinamento de Keanu Reeves foi confiado a Yuen Woo-Ping, um dos maiores especialistas da indústria cinematográfica em acrobacias de kung fu. Diz-se que tanto Morpheus (Lawrence Fishburne) quanto Neo praticavam turnos de até oito horas.

No entanto, o ator libanês ainda não viu tudo quando se trata de trabalhar duro. Em uma entrevista recente, ele confessou que a quarta de John Wick foi uma das mais difíceis para ele fazer.

O popular Neo revela que esta produção tem uma quantidade ainda maior de ação do que as anteriores. Para isso, teve que receber um treinamento especial, não só pelo que envolve a luta, mas também pelas cenas ao volante, onde faz curvas com o veículo.

É oportuno lembrar que Keanu Reeves já completou 58 anos e que 24 anos se passaram desde o primeiro capítulo de Matrix. No entanto, o seu profissionalismo e empenho, bem como a sua preparação física, fazem com que não se note qualquer diferença.

Treinamento de Keanu Reeves

O treinamento de Keanu Reeves inclui práticas de combate, ou kata, bem como uma variedade de rotinas para braços e pernas, usando pesos e faixas, conforme discutido abaixo.

Artes marciais

O ator já teve a oportunidade de aprender com grandes mestres do Brazilian Jiu-Jitsu, usufruindo assim dos diversos benefícios das artes marciais para o corpo e a mente.

Cardio

Para realizar aquelas cenas de ritmo acelerado e cheias de ação, onde você está correndo para perseguir alguém ou subindo um lance de escadas em dois saltos, os exercícios de John Wick também devem incluir treinamento aeróbico de alta intensidade.

Bandas TRX

O treinamento suspenso ou TRX (da sigla em inglês de exercícios de resistência total ) é uma modalidade em que se utiliza o peso do corpo, com o auxílio de elásticos especiais. Ajuda a desenvolver os músculos de forma integral, trabalhando o equilíbrio e a variação de força nos movimentos.

Trabalho em circuitos

Dentro do treinamento de Keanu Reves, existem circuitos em que ele faz exercícios como os seguintes:

  • estocada reversa com elevação
  • linha em faixas e passo reverso
  • press de ombro
  • degrau lateral com banda
  • agachamento overhead também com banda
  • prancha
  • bola de estabilidade

No total, contando artes marciais e outros exercícios, sua rotina leva de duas a três horas diárias para fortalecer o corpo e manter a mobilidade. Isso é o que permite que você tire aquelas cenas complicadas de queda ou deslizamento enquanto ainda filma.

Embora seja preciso esclarecer que os treinos de Keanu Reves são de segunda a sexta-feira, já que ele descansa nos finais de semana. O ator é muito claro sobre o princípio segundo o qual o descanso também é uma parte importante do treinamento.

Como é a dieta de Keanu Reeves?

À primeira vista, dá para perceber que o protagonista de John Wick é um homem bastante esguio. E a relação altura/peso confirma: ele mede 1,86 e pesa 79 quilos, o que significa um índice de massa corporal (IMC) de 22,83.

Agora, embora não siga um regime alimentar específico, em algumas entrevistas ele revelou detalhes sobre sua alimentação:

  • Come uma boa quantidade de proteína: ovos, salmão, frango ou grãos integrais (por exemplo, feijão e lentilha).
  • Nos dias que antecedem a gravação de uma sequência de ação forte, ele come carne vermelha, preferindo um bife.
  • Come arroz ou macarrão e inclui vegetais, frutas frescas e aveia no café da manhã.
  • Come sua comida em porções moderadas, evitando ficar muito cheio.
  • Ele gosta de sobremesas, vinho e bebidas açucaradas.
  • Ele está em uma dieta com baixo teor de sódio e baixo teor de gordura.
  • Evita junk food a todo custo.

Um homem tranquilo

Embora tenha encarnado papéis de sujeitos que resolvem todos os seus problemas com balas ou golpes, Keanu Reeves, na realidade, acaba por ser o contrário. Ele não é um amante do luxo, longe dos excessos e não se deixa seduzir pela fama.

Talvez o seu conhecimento das artes marciais ou a superação de circunstâncias difíceis da sua vida (como a morte da namorada), lhe tenham dado a serenidade necessária. E isso, junto com dieta e exercícios, parece ser o segredo de sua aparente juventude eterna.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cofré-Bolados, C-, Sánchez-Aguilera, P., Zafra-Santos, E., & Espinoza-Salinas, A. (2016). Entrenamiento aeróbico de alta intensidad: Historia y fisiología clínica del ejercicio. Revista de la Universidad Industrial de Santander. Salud, vol. 48(3), pp. 275-284. https://doi.org/10.18273/revsal.v48n3-2016001.
  • Herrera-Valenzuela, T., Castillo-Fuentes, B., Cuadra-Aguilar, D., Zubieta-Planella, B., Valdés-Badilla, P., & Cofre-Bolados, C. (2019). Artes marciales y deportes de combate: una alternativa para mejorar la salud. Hacia la Promoción de la Salud, vol. 24(1), pp. 11-13. https://doi.org/10.17151/hpsal.2019.24.1.2.
  • Itajahy de Moraes, A. (2014). Brazilian Jiu-Jitsu: el arte que desafía a todos. Barcelona, España: Editorial Alas.
  • Orozco G. (2014). El debate sobre la sal debe parar, comentarios sobre una intervención fallida. Acta Med. Vol. 12(4), pp. 223-224. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=54654

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.