Jovem cuida da avó de 96 anos: “Não quero vê-la em um asilo”
Ser cuidador da avó virou a rotina integral de Chris Punsalan, um jovem de 29 anos. Atualmente, ele cuida da avó em tempo integral, procurando ocupar os momentos mais tranquilos com seu gosto pela música e a criação de conteúdo para as redes sociais.
Avó e neto moram nas Filipinas, e repercutiram na internet após o jovem começar a compartilhar a rotina que levava com a avó de 96 anos.
O rapaz assumiu essa responsabilidade porque todo mundo da família trabalhava. Além disso, pelo fato de a avó ter cuidado dele desde criança, ele não quis vê-la em um asilo. Assim, o neto ficou tocado com a situação e resolveu abdicar das suas coisas para se tornar o seu cuidador em tempo integral.
No Instagram e no TikTok, o jovem mostra como cuida de sua vovó e também compartilha histórias da juventude dela, com fotos deles juntos há muitos anos e outras curiosidades que os seguidores adoram saber.
Chris conta que estava consciente quando decidiu assumir a responsabilidade e os desafios de ser o principal cuidador da avó.
Ele sabia que estava na melhor posição para fazer isso. “Todo mundo estava trabalhando e eu prefiro cuidar só da vovó porque ela cuidou de mim desde que eu era menino e não quero vê-la em um asilo.”
A idosa tem muitos problemas com mobilidade, estando quase acamada, e por isso precisa da constante presença e dos cuidados do neto, além da ajuda de uma cadeira de rodas.
Por conta dos problemas de mobilidade, inclusive, raramente a mulher sai da cama, somente em situações necessárias como para ir ao banheiro, tomar banho, tomar seus remédios e fazer suas refeições.
“Eu queria que as pessoas vissem o que os cuidadores passam e também apenas compartilhar como é minha vida cuidando da minha avó”, afirmou Chris, em um vídeo do YouTube.
Ser cuidador de um parente próximo não é pouca coisa. “Os primeiros dois anos em que cuidei da vovó foram provavelmente os mais difíceis porque, primeiro, vi o peso que essa tarefa tinha sobre minha mãe. E, além disso, é muito difícil ver um membro da família com quem você cresceu – sendo forte e independente – se tornar tão dependente de outras pessoas.”
Mesmo com a idade avançada, a vovó mantém o hábito de rezar o terço diariamente. Mas qual poderia ser o verdadeiro segredo de sua longa vida e disposição positiva?
“Minha avó é provavelmente a pessoa mais grata que eu conheço. Sempre que alguém a ajuda, sempre que alguém lhe entrega algo, sempre que algo está acontecendo com ou para a vovó, você sempre pode garantir um agradecimento no final. Acho que é isso que a faz aproveitar tanto a vida: ela é grata por tudo. Ela não pode se mover e está presa à cama. Mas porque ela é extremamente grata, até mesmo pelas menores coisas da vida, isso faz com que sua vida valha mais a pena.”
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.