Logo image
Logo image

Irrigação por capilaridade: o que é e quais as vantagens

5 minutos
Quais são as vantagens que a irrigação por capilaridade apresenta em comparação com outros métodos? A eficácia deste sistema se reflete em menos tempo, baixo investimento e excelentes resultados.
Irrigação por capilaridade: o que é e quais as vantagens
Última atualização: 06 fevereiro, 2023

Se você gosta de jardinagem ou horticultura, vai querer conhecer os benefícios da irrigação por capilaridade. É uma técnica de rega benéfica para as plantas e para quem cuida delas.

Nas estações secas, a irrigação por capilaridade é um recurso eficaz. Não requer um grande investimento, nem requer supervisão constante durante a irrigação. Pelo contrário, seu fundamento é a adequação do sistema para que ele dê conta da tarefa sem auxílio.

Além disso, desde que a instalação seja adequada, reduz significativamente o risco de danos ao solo e à cultura.

O que é irrigação por capilaridade?

A capilaridade é usada para oferecer às plantas a água que elas precisam em um determinado momento. Ela o faz através das raízes, que atuam como vasos condutores e absorventes, explica um artigo da Water Foundation (FA) .

Ela se materializa quando as substâncias contidas no solo chegam às folhas. Para isso, é pertinente montar um dispositivo que dispense o auxílio de energia auxiliar, garanta o abastecimento exato e elimine as probabilidades de escoamento e estagnação.

O processo consiste na circulação da água graças a um pequeno canal no solo, bem como na sua ascensão pelas raízes, para que as plantas cresçam sem defeitos. Com este método, o líquido também cobre qualquer ar deixado na terra.

Veja: Vários cultivos fáceis para iniciar uma horta em casa

Vantagens da irrigação por capilaridade

A montagem leve e descomplicada é um benefício da irrigação por capilaridade. A simplicidade deste mecanismo não condiciona a hidratação oportuna da planta. Quando você sair de férias, não será necessário deixar alguém responsável por essa atividade. A seguir, apresentamos outras vantagens.

Economiza água

Some figure
A irrigação por capilaridade economiza água em comparação com a irrigação tradicional.

Aplicando o princípio da capilaridade, você gasta menos litros de água, em comparação com a irrigação tradicional. As plantas sempre terão o líquido certo e não haverá desperdício. Tudo isso se reflete na aparência dos exemplares, na conta de água e na contribuição para a preservação dos recursos naturais.

Evaporação mínima

Como a água não é armazenada na superfície, quase não há evaporação. Como aponta uma publicação da Universidade de Murcia, em climas secos a água sobe para as plantas por capilaridade e evapora na superfície, mas a porcentagem é baixa.

Controle de umidade

As plantas sugam a quantidade de água que precisam para manter sua saúde. A Universidade de Cotopaxi menciona em uma pesquisa que a água absorvida pelas raízes repõe a perdida pela transpiração, enquanto a umidade do solo diminui, contribuindo para sua regulação.

Menor investimento

Não só dinheiro, o tempo investido no projeto e montagem do sistema também é menor. Tubos de PVC para esse fim não são caros e a mão de obra também não é difícil. No entanto, se for um terreno muito grande e para fins particulares, você pode precisar de ajuda.

Tempo de rega reduzido

Com outros métodos, você dedica um tempo diário para regar as plantas; irrigação por capilaridade transforma essa realidade, podendo aproveitar esse período para outras tarefas. O processo funciona sozinho desde que o tanque tenha o fluido necessário.

Em pomares ou jardins muito grandes, este sistema é de grande ajuda para regar o jardim sem estar nele. E com algumas variações, o sistema é adaptável a vasos.

Instalação de um sistema de irrigação por capilaridade

Some figure
A irrigação por capilaridade pode ser uma boa opção para grandes superfícies.

Não é necessário dominar vastos conhecimentos para instalar um sistema de irrigação por capilaridade. No entanto, estar bem informado faz com que se evitem falhas na estrutura e seu posterior desempenho. Preste atenção aos seguintes passos.

  1. Localize a área: a área que você escolher para montar o canal de irrigação requer a abertura de um buraco com profundidade mínima de 50 centímetros e largura de acordo com o espaço que você pretende semear.
  2. Nivelar o terreno: certifique-se de nivelar o terreno, pois senão impediria a propagação uniforme da água. Remova do perímetro subterrâneo todos os elementos que interferem na circulação do líquido. Da mesma forma, regue a base o suficiente para uma melhor compactação.
  3. Coloque os tecidos impermeáveis: esse tipo de tecido é ideal para evitar a absorção de água no solo abaixo e nas laterais; certifique-se de que o tecido cobra as paredes.
  4. Incorpore um tubo: um tubo de PVC é o elemento perfeito para abastecer abastecer desde o exterior. Use um em forma de “L” e fure a base; os mini furos são canalizados para o fundo, pois procuramos que a água desça da superfície e continue o seu percurso até às raízes.
  5. Proteja de ervas daninhas: nesta última etapa, você condiciona o sistema com uma malha antiervas, projetada para permeabilidade, impedindo a passagem de luz e, principalmente, contendo a proliferação de ervas daninhas e micro-organismos.

Resta despejar a água para que a capilaridade faça o seu trabalho.

A rega por capilaridade funciona para todas as culturas?

A Water Foundation comenta que a ação capilar é evidente em muitas plantas, inclusive árvores de grande porte, às quais a água chega através das raízes e evapora nas folhas.

Embora a tática admita praticamente qualquer exemplar, é importante considerar as exigências individuais, pois a água dentro do tanque pode ultrapassar o tempo adequado e isso prejudicaria sua qualidade.

Os jardins residenciais e os hortas se beneficiam desta irrigação, especialmente aquelas onde o plantio requer umidade persistente. Abacates, tomates, espinafres e pimentão são algumas plantações que exigem água.

Veja: Espinheiro-marítimo: uma planta com benefícios para a pele e a saúde

Este método de irrigação tem algum ponto fraco?

A falha humana durante a instalação do sistema de capilaridade afetaria o desenvolvimento da cultura. Se o mecanismo de irrigação não fosse estabelecido da maneira correta, a água não circularia e a consequência seria o murchamento das plantas.

Conhecendo os requisitos de hidratação de cada vegetal, será mais fácil controlar a permanência de água no depósito e cumprir a respetiva reposição.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Alcaraz Ariza F. Salinidad y Vegetación. Geobotánica Tema 18. Universidad de Murcia. España; 2012. https://www.um.es/docencia/geobotanica/ficheros/tema18.pdf
  • Cunuhay López G, Villagómez León J. Implementación de un prototipo de cosecha de agua para la producción sostenible en un ecosistema árido en la parroquia Cangahua, Cantón Cayambe, Provincia de Pichincha. Universidad Técnica de Cotopaxi. Facultad de Ciencias Agropecuarias y de Recursos Naturales. Ecuador; 2017. http://repositorio.utc.edu.ec/bitstream/27000/5547/6/PC-000258.pdf
  • Experimento de las plantas que cambian de color. Fundación del Agua. España. https://www.fundacionaquae.org/experimento-cientifico-la-capilaridad-de-las-plantas/#:~:text=Las%20plantas%20absorben%20agua%20y,finos%20hasta%20una%20cierta%20altura.
  • La capilaridad del agua y cómo funciona. Fundación del Agua. España. https://www.fundacionaquae.org/aquae-tv-la-capilaridad-del-agua/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.