Logo image
Logo image

Ingredientes naturais para aliviar a vontade de vomitar

4 minutos
A infusão de hortelã, erva-doce e canela pode ser útil no alívio dos vômitos. Falaremos mais a seguir.
Ingredientes naturais para aliviar a vontade de vomitar
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez

Última atualização: 23 agosto, 2022

De repente, a vontade de vomitar parece perturbar nosso bem-estar e, às vezes, as causas podem ir além de um simples problema estomacal. Emoções fortes, maus cheiros ou imagens desagradáveis ​​podem estimular o vômito, mas em outros casos, as causas são outras.

Os problemas digestivos, enxaqueca, estresse, enjoo por movimento e  gravidez podem fazer com que você vomite e esse sintoma pode vir acompanhado por outros sintomas irritantes, como dor de estômago e sensação de falta de ar.

  • Se o vômito persistir, você deve sempre procurar um médico, pois pode ser um sinal de outra doença grave, como apendicite, contusões, meningite ou até um tumor.
  • O vômito repetido pode causar desidratação, especialmente em crianças, por isso é aconselhável procurar ajuda de especialistas.

6 ingredientes naturais que ajudam a aliviar a vontade de vomitar

A seguir, mostraremos quais são os ingredientes naturais que podem ajudá-lo a aliviar a vontade de vomitar e os desconfortos.

Gengibre

Esta raiz tem o benefício de promover o fluxo sanguíneo no estômago. Estudos da Universidade de Exeter, no Reino Unido, demonstraram a eficácia do gengibre no combate ao vômito.

A melhor maneira de prepará-lo para aproveitá-lo nesses casos é a seguinte:

  1. Corte dois pequenos pedaços de gengibre fresco, do tamanho de uma moeda.
  2. Coloque 500 ml de água em uma panela para ferver.
  3. Quando a água estiver fervendo, adicione os dois pedaços de gengibre.
  4. Reduza o calor e deixe que ocorra a infusão.
  5. Desligue o fogo e deixe o líquido descansar por alguns minutos antes de servir.

Hortelã

Some figure

A hortelã é uma erva que possui um aroma refrescante e agradável que pode ajudar a acalmar as náuseas e aliviar a vontade de vomitar. Para tirar proveito desses benefícios, você pode pegar algumas folhas, lavar bem e mastigá-las frescas ou beber a sua infusão.

Para preparar a infusão deve-se fazer o seguinte: colocar uma colher de sopa de folhas de hortelã secas em 2 xícaras de água quente e deixar descansar por 30 minutos. Coe e beba devagar, em pequenos goles.

Outra forma de aproveitar os benefícios da hortelã em caso de náusea e vômito é também embeber uma gaze esterilizada ou um pequeno pedaço de pano com um pouco de óleo essencial de hortelã e colocá-lo perto do nariz para respirar o seu aroma e acalmar o desconforto.

Em estudo intitulado: Efeito do aroma de hortelã sobre náuseas, vômitos e ansiedade em gestantes, observou-se que, de fato, o aroma de hortelã pode ser eficaz na redução de náuseas e vômitos da gravidez sem nenhum efeito secundário.

Limão

O limão é uma fruta ácida, rica em vitamina C, fibras e antioxidantes. Popularmente, se recomenda cortar meio limão e colocá-lo perto do nariz para evitar náuseas ao viajar.

Para evitar vômitos, também é recomendável beber água morna com limão, lentamente. Também pode ser água fresca.

Sementes de erva-doce

Some figure

As sementes de erva-doce ajudam a aliviar náuseas e espasmos, bem como auxiliam no processo de digestão. Além disso, elas têm propriedades antimicrobianas que ajudam a prevenir e tratar a gripe estomacal, que pode ser a causa de seu desconforto.

Para preparar o chá, você deve adicionar uma colher de sementes de erva-doce trituradas em uma xícara de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Coe e beba.

Tal como acontece com a hortelã, mastigar uma colher de chá de sementes de erva-doce também ajuda a combater o problema.

Canela

Beber uma infusão de canela também ajuda a aliviar a vontade de vomitar e proporciona alívio. Para prepará-la, basta pegar meia colher de chá de canela em pó e ferver em 1 xícara de água. Beba enquanto estiver quente. Evite adicionar açúcar.

Leia também: Como regular o açúcar no sangue com a canela do Ceilão

Cominho

Some figure

Este tempero estimula a secreção de enzimas pancreáticas, por isso é útil para combater a sensação de náusea causada por problemas digestivos.

Tem uma preparação muito simples. Basta misturar metade de uma colher de chá de sementes de cominho em água quente, aguardar que esfrie um pouco e beber.

Outra maneira de obter os benefícios do cominho é misturando uma colher de chá de sementes de cominho com uma pitada de noz-moscada em uma xícara de água fervente e deixando repousar por alguns minutos. Quando estiver morno, coe e beba o líquido.

Você também pode misturar um pouco de cominho em pó e cardamomo em pó com uma colher de chá de mel e tomar com calma.

Métodos para prevenir o mal-estar

  • Se a vontade de vomitar é mais frequente pela manhã, coma lentamente e em pequenas quantidades. Também é recomendável repousar pelo menos 10 ou 15 minutos após a refeição.
  • Coma alimentos que contenham carboidratos, como biscoitos ou pão torrado.
  • Desfrute de alimentos à temperatura ambiente. Isso porque as temperaturas extremas geralmente aumentam a vontade de vomitar.
  • Evite beber muitos líquidos durante as refeições. É preferível beber antes ou depois de comer.
  • Evite bebidas com gás, álcool ou cafeína, bem como sucos excessivamente ácidos.
  • Beba água em pequenos goles.
  • Beba água em temperatura ambiente para estabilizar o estômago.

Para qualquer desconforto, a melhor cura é a prevenção. Portanto, você deve considerar reduzir a ingestão de alguns alimentos e bebidas, no caso de perceber que eles provocam vontade de vomitar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Scorza, K., Williams, A., Phillips, J. D., & Shaw, J. (2007). Evaluation of nausea and vomiting. American Family Physician.

  • Olson, G. (2015). Nausea and Vomiting. In Protocols for High-Risk Pregnancies: An Evidence-Based Approach: Sixth Edition. https://doi.org/10.1002/9781119001256.ch36


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.