Infusões e conselhos para tratar a ciática

A ciática ocorre quando o nervo ciático inflama-se e causa dores nas nádegas que vão desde a parte posterior das coxas. Em muitos casos, esta dor pode se estender ao longo de toda a perna até o tornozelo.
Para tratar a ciática podem ser utilizadas algumas ervas antirreumáticas e com propriedades analgésicas, para serem tomadas na forma de infusão ou mesmo serem aplicadas na forma de compressas ou cataplasmas.
Sintomas que indicam a inflamação do nervo ciático
- Dor aguda que vem desde as nádegas até a parte posterior da perna, e muitas vezes, chega até o tornozelo.
- Dificuldade para realizar alguns simples movimentos, como, por exemplo, contornar a cama.
- Quando se tem que permanecer muito tempo de pé, a dor aumenta até ficar insuportável.
- Quando a inflamação é muito grave não se encontra alívio ou melhora em nenhuma posição.
- A pessoa que apresenta esta classe de inflamação sente-se muito incapacitada devido a dor e ao incômodo.
Infusões que ajudam a combater a ciática
Infusão de cúrcuma
Esta é uma erva muito recomendada para o tratamento da ciática, já que possui grandes propriedades anti-inflamatórias. Assim, deve ser preparada uma infusão com alguns ramos em meio litro de água e tomar de três a quatro vezes por dia.
Infusão variada
Ingredientes
- Erva-dos-carpinteiros
- Amor-perfeito
- Manjerona
- Flores de sabugueiro
- Dentes-de-leão
Modo de Preparo
Primeiramente, pegue 10 g de cada uma destas plantas secas. Em seguida, triture e misture-as muito bem. Ponha para ferver uma xícara de água e adicione uma colher destas ervas. Tampe e deixe repousar durante cinco minutos para depois beber. Por fim, tome duas xícaras por dia.
Suco de cenoura e salsa
Um suco muito efetivo para tratar este problema. Basta fazer um suco de cenouras com alguns ramos de salsa e tomar um só copo por dia. Assim, não importa a hora que escolher para bebê-lo.
Além disso, também se recomenda tomar em jejum um dente de alho com um copo de suco de abacaxi, sem adicionar adoçantes.
Suplementos para tratar a ciática
Quercetina
É um bioflavonóide que geralmente é encontrado nas frutas e vegetais. Entretanto, encontra-se em maior quantidade na cebola e na maçã. Além disso, é um rico antioxidante que tem a função de proteger as células contra a ação nociva dos radicais livres.
Bromelina
Trata-se de uma enzima que pode ser encontrada principalmente no abacaxi. Assim, tal enzima tem a capacidade de reduzir a inflamação causada pela ciática.
Alga espirulina
Este é um alimento que contém abundantes quantidades de minerais e vitaminas, com a capacidade de nutrir o sistema nervoso e limpar o organismo eliminando gorduras e toxinas.
Cataplasmas contra a ciática
- Aplicar um cataplasma de argila verde sobre a zona afetada pode ajudar a reduzir a inflamação, e logo, diminuir a dor. Deve ser aplicado fazendo uma suave massagem.
- Aplique um cataplasma da raiz de gengibre moída, adicionando uma colher de azeite de oliva. Aplique com uma massagem muito suave. Por fim, pode ser repetido várias vezes ao dia.
- Ara, A., Los grandes remedios naturales. Vol. 130. Edaf, 2003.
- Díez García, M.A., Beika Mentxaca, I., and Heerrero Erquíñigo, J.L. (2003). Lumbalgia y ciática. Farmacia Profesional 17, 66–74.
- Gutiérrez Mendoza, I., López Almejo, L., Clifton Correa, J.F., and Navarro Becerra, E. (2014). Síndrome del piramidal (piriforme). Medigraphic 10, 85–92.
- Pérez-Guisado, J. (2006). Lumbalgia y ejercicio físico. Revista In 6, 230–247.