Infusão de casca de salgueiro para aliviar a dor ciática

A casca do salgueiro é a fonte dos ingredientes ativos da aspirina. Assim, suas propriedades anti-inflamatórias podem ser muito úteis para aliviar problemas ciáticos. Aprenda a prepará-la como uma infusão para obter seus benefícios.
Infusão de casca de salgueiro para aliviar a dor ciática

Última atualização: 15 Maio, 2021

A dor ciática é a aquela que ocorre ao longo do trajeto do nervo ciático e ocorre quando uma hérnia de disco ou medula espinhal pressiona o nervo. Essa condição pode se manifestar como dor, fraqueza, dormência ou formigamento na perna.

Seu surgimento ocorre devido a várias situações, como excesso de atividade física, ausência de alongamento na região, idade, falta de nutrientes específicos, etc. Portanto, assim que essas dores começarem a surgir, é melhor tratá-las a tempo. Para isso, você pode recorrer a um remédio natural de casca de salgueiro. Descubra como fazer.

O que é a a dor ciática?

Muitas pessoas costumam confundir ciática com dor lombar, uma vez que ambas afetam a região lombar. No entanto, de acordo com um artigo na revista Professional Pharmacy, a dor lombar refere-se a dores geralmente acompanhadas de tensão muscular nas últimas 5 vértebras lombares e no sacro. Quando se espalha ao longo da área do nervo ciático, é chamada de ciática.

Entre os sintomas mais comuns desta última estão a incapacidade de se mover, formigamento constante e fraqueza nos joelhos. No entanto, é um problema de saúde cujas sensações não são as mesmas em todas as pessoas. Por isso é importante se certificar de que você realmente está lidando com a ciática antes de recorrer a qualquer remédio, seja em casa ou na farmácia.

O que é a a dor ciática?

O que é o salgueiro?

Agora que você sabe mais sobre a ciática e tem certeza de que a sofre, vamos falar sobre um dos remédios naturais mais populares para o tratamento da dor: o salgueiro. Esta é uma árvore da família Salicaceae com uma aparência marcante e acinzentada. Sua casca e tronco são relativamente grossos, embora seus ramos sejam finos e flexíveis.

Por sua vez, como indica um estudo publicado na Free Radical Biology and Medicine, a salicina, principal componente do extrato de casca de salgueiro, tem efeitos anti-inflamatórios e analgésicospois pode ser uma boa opção no tratamento da ciática.

Por outro lado, uma revisão publicada no Cochrane Database of Systematic Reviews indica que seu consumo pode ser mais eficaz do que o placebo no alívio da dor em pessoas com problemas lombares. Embora mais estudos sejam necessários sobre a semelhança das suas propriedades com as da aspirina tradicional, a casca de salgueiro seria uma boa alternativa a essa droga.

Infusão de casca de salgueiro para aliviar a dor ciática

Existem vários tratamentos para prevenir ou curar o desconforto do nervo ciático. No entanto, você também pode recorrer a  uma quantidade considerável de remédios naturais que podem ajudá-lo a se sentir melhor. Um deles é uma bebida de casca de salgueiro para aliviar a dor ciática. 

Se você estiver seguindo um procedimento indicado pelo seu médico, é melhor consultá-lo sobre o uso desta alternativa, para que ele possa descartar interações ou efeitos colaterais. Quanto à sua aplicação, a maneira mais fácil de aproveitar seus benefícios é por meio de uma infusão.

Infusão de casca de salgueiro

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de casca de salgueiro ralada (30 g)
  • ½ copo de água (100 ml)

Processar

  • Para preparar uma xícara de infusão, o nível de dor deve ser levado em consideração. 2 a 3 colheres de sopa de casca ralada são suficientes para aliviar uma dor leve.
  • Primeiro, ferva  a água em uma panela junto com as colheres de sopa de salgueiro e espere esfriar.
  • Uma vez assentada, a infusão está pronta para ser bebida.

E quanto aos efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais que o consumo de salgueiro pode ter podem ser basicamente algum desconforto gastrointestinal. Nesse sentido, o problema pode aumentar e se tornar grave se o seu consumo for excedido. 

E quanto aos efeitos colaterais?

Como mencionamos anteriormente, um dos componentes do salgueiro é a salicina. Nesse sentido, conforme mencionado em revisão da Phytotherapy Research, as pessoas alérgicas à aspirina não deveriam recorrer a esse remédio. Além disso, não deve ser utilizado por pessoas com problemas renais ou hemorrágicos.

Além disso, como pode retardar a coagulação, não deve ser administrado antes ou depois de uma cirurgia. Por outro lado, você deve saber que seu uso e sua segurança em mulheres grávidas e crianças não foram exaustivamente estudados. Por esse motivo, não deve ser administrado a esses dois grupos de pessoas.

Por fim, vale ressaltar que é importante levar em consideração as propriedades do salgueiro. Poucos são os medicamentos naturais que contêm substâncias analgésicas universais por excelência. Além disso, responder a uma inflamação que afeta uma parte tão essencial do corpo é um aspecto relevante para atacar o problema assim que ele aparece. 

Pode interessar a você...
8 formas naturais de se desfazer da dor ciática
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 formas naturais de se desfazer da dor ciática

As pessoas que sofrem da dor ciática sentem especialmente uma intensa dor que pode inclusive impedir a realização de suas atividades cotidianas.



  • Shara M, Stohs SJ, “Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts”, Phytother Res. 2015 Aug;29(8):1112-6.
  • Desborough MJR, Keeling DM, “The aspirin story – from willow to wonder drug”, Br J Haematol. 2017 Jun;177(5):674-683.
  • Fitzgerald, Robert H; Kaufer, Herbert; Malkani, Arthur L (2004). «Lumbalgia y ciática». Ortopedia. Ed. Médica Panamericana. pp. 1308-1322.
  • PIERA FERNÁNDEZ, M. (2001). Lumbalgia y ciática. Revisión. Farmacia Profesional. https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-lumbalgia-ciatica-13053074
  • Ishikado, A., Sono, Y., Matsumoto, M., Robida-Stubbs, S., Okuno, A., Goto, M., King, G. L., Keith Blackwell, T., & Makino, T. (2013). Willow bark extract increases antioxidant enzymes and reduces oxidative stress through activation of Nrf2 in vascular endothelial cells and Caenorhabditis elegans. Free radical biology & medicine65, 1506–1515. https://doi.org/10.1016/j.freeradbiomed.2012.12.006
  • Oltean  H, Robbins  C, van Tulder  MW, Berman  BM, Bombardier  C, Gagnier  JJ. Herbal medicine for low‐back pain. Cochrane Database of Systematic Reviews 2014, Issue 12. Art. No.: CD004504. DOI: 10.1002/14651858.CD004504.pub4.
  • Shara, M., & Stohs, S. J. (2015). Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts. In Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.5377